ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XXXIII
NOVO TESTAMENTO - EVANGELHO SEGUNDO LUCAS

CAPÍTULO 07

O SERVO DO CENTURIÃO
Jesus estava em Cafarnaum e lá havia um centurião que tinha um servo a quem muito estimava e que estava à morte. “3 Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, rogando-lhe que o viesse curar. 4 Aproximando-se eles de Jesus, rogavam-lhe encarecidamente: Ele bem merece que lhe faças este favor, 5 pois é amigo da nossa nação e foi ele mesmo quem nos edificou uma sinagoga. 6 Jesus então foi com eles. E já não estava longe da casa, quando o centurião lhe mandou dizer por amigos seus: Senhor, não te incomodes tanto assim, porque não sou digno de que entres em minha casa; 7 por isso nem me achei digno de chegar-me a ti, mas dize somente uma palavra e o meu servo será curado. 8 Pois também eu, simples subalterno, tenho soldados às minhas ordens; e digo a um: Vai ali! E ele vai; e a outro: Vem cá! E ele vem; e ao meu servo: Faze isto! E ele o faz. 9 Ouvindo estas palavras, Jesus ficou admirado. E, voltando-se para o povo que o ia seguindo, disse: Em verdade vos digo: nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé. 10 Voltando para a casa do centurião os que haviam sido enviados, encontraram o servo curado.”
 
MEDITAÇÃO
Que homem de fé, esse centurião. Ele que não conhecia Jesus acreditou que o Messias era poderoso o suficiente para curar o seu servo sem sequer tocá-lo, sem ao menos vê-lo. E Jesus ficou admirado. Nem mesmo em Israel, onde a religiosidade é tão aflorada, há notícia de tamanha fé. Jesus fez um grande elogio ao centurião. Ah! Senhor, que a exemplo do centurião tenhamos uma fé inabalável. É dessa citação do centurião que provém a oração da Santa Missa: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma palavra e serei salvo”. 
 
A PECADORA PERDOADA
Já relatamos essa passagem no capítulo 26 de Mateus. Aqui, Lucas conta a história com riqueza de detalhes. É em Lucas que fica claro tratar-se de uma mulher repudiada “uma pecadora”. Essa mulher, que não ousou ficar de frente para o Mestre, chorava e suas lágrimas molhavam os pés do mestre que ela os enxugava com os seus cabelos e os ungia com o perfume. Simão, vendo a cena, ficou a pensar se Jesus era um profeta já que certamente não sabia quem era aquela impura. Jesus, que tudo sabia, contou para Simão a história de um credor que tinha dois devedores. Um deles tinha uma grande dívida. O outro, uma dívida menor. O credor perdoou aos dois devedores. Ao final perguntou: Qual deles amará mais o credor? E Simão respondeu: Aquele a quem ele mais perdoou. E Jesus comparou o comportamento de Simão ao recebê-lo com as atitudes daquela mulher que naquele momento se expôs e ofertou a Ele tudo o que tinha. "Por isso te digo: seus numerosos pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor. Mas ao que pouco se perdoa, pouco ama".

CAPÍTULO 10

O BOM SAMARITANO
Jesus conta a história de um homem que caiu nas mãos dos salteadores e ficou muito ferido na estrada. Por ali passou um sacerdote que viu o ferido e seguiu sem socorrê-lo. Igualmente um levita viu-o e prosseguiu. Mas um samaritano ao ver o ferido, moveu-se de compaixão. "Atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: trata dele e, quanto gastares a mais, na volta te pagarei".
 
COMENTÁRIO
Essa linda história mostra quem realmente cuida do próximo. Novamente Jesus nos ensina que de nada vale o exterior. Importa o coração. É bom que observemos que os samaritanos não eram bem vistos e que os sacerdotes gozavam de grande prestígio! Jesus resgata os samaritanos e força o povo a refletir sobre a verdadeira espiritualidade. Ele, Jesus, foi quem mais lutou contra o preconceito. Aprendamos também nós mais essa rica lição.
 
No Módulo XXXIV ainda estaremos imersos em Lucas.
 
Boa leitura

Sexta-feira, 26 de junho de 2009.