ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XXXIV

NOVO TESTAMENTO 

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS (continuação)

CAPÍTULO 10 MARTA E MARIA
Estando Jesus em Betânia foi visitar Marta e Maria, sua irmã. Maria, consciente de que estava diante da Fonte de Água Viva, sentou-se aos seus pés para beber dessa água e nunca mais ter sede. Ficou Maria embevecida ouvindo o Mestre, colhendo as pérolas em cada palavra sua. Marta estava tão envolta em vã preocupação com os afazeres domésticos que não compreendeu a importância daquele momento, não reconheceu que a sua casa abrigava a maior autoridade do universo: o Rei dos reis, o Senhor dos senhores: Jesus, ele mesmo o Amor personificado. Jesus se volta para essa moça detentora de miopia espiritual e lhe aconselha: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada.”

MEDITAÇÃO

Fazei aflorar em nós, Senhor, a percepção de Maria que escolheu a melhor parte. Libertai-nos das vãs preocupações. Ah! Se aprendêssemos com o Mestre a volver o nosso olhar para os lírios do campo. Ah! Se aprendêssemos a apreciar as coisas simples da vida: o pôr do sol, a lua cheia, uma flor que desabrocha, o canto de um pássaro.    

CAPÍTULO 15

PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO
 Jesus conta que um homem tinha dois filhos. Um dia o mais novo pediu ao pai que lhe desse a sua herança e saiu pelo mundo em busca de aventura. O pai, muito triste, deixou-o partir. E depois disso o homem que era alegre, saudável, ficou agitado, com o olhar perdido. Seu menino estava no mundo e isso o atormentava dia e noite. A angústia tomava conta desse velho pai. Seu tesouro estava perdido. O filho mais velho impacientava-se com a tristeza do pai. Achava que ele deveria esquecer esse filho ingrato. Todos os dias o pai lançava olhares atentos para a estrada na esperança de ver seu filho. Um dia, esse filho que perdeu na farra tudo o que tinha, resolve voltar para casa. Pensava que o pai iria castigá-lo, fazer sermão. Contudo, mal ele apontou na estrada, o pai correu-lhe ao encontro e quase o sufocando de beijos e abraços não o deixava falar. O pai mandou fazer uma grande festa para comemorar a volta do filho perdido. Seu irmão mais velho, enciumado, não entendeu a atitude do Pai. Este, porém, falou-lhe: "Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu; convinha, porém, fazermos festa, pois que este teu irmão estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi achado".

MEDITAÇÃO

Essa é uma das mais belas histórias de amor. O pai é Deus. O filho pródigo somos nós que sempre nos desviamos do verdadeiro Caminho! Quantas vezes nos afastamos de Deus, dissipando todas as dádivas! Quantas vezes Deus festejou o nosso retorno. Perdoai-nos, Senhor, por todas as vezes que nos afastamos dos santos propósitos. O belo hino TUDO É DO PAI, cantado pelo Padre Marcelo Rossi, conta exatamente a história do Filho Pródigo. Ah! Como eu amo essa canção, amigos.    

CAPÍTULO 17

O LEPROSO AGRADECIDO
Estava Jesus a caminho de Jerusalém quando ao passar pelos confins da Galiléia e Samaria vieram-lhe ao encontro dez leprosos que a uma certa  distância gritavam: Mestre, tem compaixão de nós. Jesus recomendou que fossem se apresentar ao sacerdote. Ocorre que no meio do caminho ficaram curados. Um deles, ao constatar o milagre voltou imediatamente e, sem acanhamento algum glorificava a Deus em alta voz para que todos pudessem ouvir. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. Era esse homem um samaritano. Ao vê-lo Jesus indagou: “não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus? E acrescentou: ‘Levanta-te e vai, a tua fé te salvou.”

COMENTÁRIO

Jesus nos ensina a importância da gratidão, do reconhecimento pelas graças alcançadas.  
 
No Módulo XXXV ainda estaremos com Lucas.
 
Boa leitura.
Iara Mesquita
Sábado, 27 de junho de 2009.