ANJOS GUARDIÃES

Todo se humano possui ligado a si um Espírito mais adiantado do que ele com a finalidade de protegê-lo,conforme a resposta que Allan Kardec recebe à sua pergunta 489 em "O Livro dos Espíritos".

Cabe-lhe,pela intuição ou inspiração,no estado de vigília ou través de orientações diretas por acasião dos desprendimentos proporcionados durante o sono físico,guiar o seu tutelado na senda do bem,auxiliá-lo com conselhos,consolá-lo nas suas aflições,levantar-lhe o ânimo nas provas da vida (491).

O amparo desse Espírito amigo tem início no momento da concepção ou até mesmo antes,colaborando com a cidade espiritual à qual é ligado na elaboração da sua programação reencarnatória,e perdura por toda a existência material. Muitas vezes prosseguindo após o retorno do encarnado ao mais além,e até mesmo em ulteriores reencarnações(492).

O anjo guardião não se lImita a auxiliar o seu protegido.Assim,numa família de cinco pessoas,por exemplo,os cinco respectivos guardiães unem-se para amparar a família toda,podendo auxiliar ainda outras pessoas também. Em situações complexas contam com o apoio de reforço de Espíritos ou de equipes pertencentes à cidade espiritual. Dai a importância da realização do "Evangelho no Lar", pois representa um ponto de apoio ao trabalho realizado por esses nossos irmãos,significando um verdadeiro acender de luz espiritual no lar. Em fases de conturbação maior,onde as provas se agigantam,é recomendável que a luz do Evangelho no Lar seja acendida mais de uma vez na semana,com a finalidade de preservar o equilibrio vibratório do lar e o emocional dos seus componentes.

No caso do guardião precisar ausentar-se para cumprir uma missão outro Espírito o substitui (494).

Pode,também,afastar-se quando vê que seus conselhos são inúteis e que mais forte é no seu protegido a decisão de submeter-se à influência de Espíritos inferiores (495). Mas não o abandona completamente e sempre se faz ouvir no processo mente-a-mente,ainda que à distância. Volta desde que o tutelado o chama,exercitando a humildade e a fé.

Tendo a humanidade presentemente cerca de seis bilhóes de habitantes,igual é o numero de guardiões trabalhando pelo seu progresso. Outro tanto,ou mais,de Espíritos elevados,pertencentes às inúmeras colônias espirituais que circundam nosso planeta,nas esferas espirituais,trabalham também,com jesus,pelo bem da humanidade. Por isso o otimismo realista do espírita consciente que,não obstante,jamais deixa de fazer a sua parte nesse contexto,compreendendo ser-lhe uma oportunidade ímpar de colaborar com o Cristo para a evolução do orbe,da sua gente e das suas instituições.

Se uma pessoa possui a proteção do seu guardião e uma família a do conjunto deles,as instituições voltadas ao bem têm o apoio de equipes de Espiritos benfeitores. A casa espírita não foge à regra e o que mantém a sua ligação com a cidade espiritual que a protege é o seu campo vibratório de alta frequência,onde predominam os bons sentimentos nas atitudes de seus membros.Todo cuidado é pouco,no cenário do mundo atual,para não se perder o padrão da sintonia elevada,pois isso acontecendo os resultados podem ser lastimáveis,representando oportunidades perdidas.

Deus,além de não nos impor tarefas superiores às nossas forças,coloca ao nosso lado esse guardião amigo para nos auxiliar. Saibamos fazer bom uso disso,pois reencarnamos para progredir individualmente e auxiliar no progresso do próximo,individual ou coletivamente falando.

São Luis e Santo Agostinho,em conjunto,assinam,a "doutrina dos anjos guardiões" contida no item 495 ,cuja leitura na integra recomendamos a todos os leitores por representar um acréscimo de elementos à fé raciocinada,tão necessária para sairmos vencedores das provas e das tarefas aceitas um dia na espiritualidade,antes de retornar ao mundo material.

(Revista Internacional de Espiritismo)

JOÃO PANTANEIRO
Enviado por JOÃO PANTANEIRO em 18/11/2009
Código do texto: T1931038
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.