CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto
VIGIA E ORAI, POIS NÃO SABEIS A HORA



Este texto não é meu, mas julgo de grande interesse a sua divulgação.
Liturgia de hoje, 28.11.2009, sábado.


Evangelho: Lucas (Lc 21, 34-36)

Para que o grande dia não vos apanhe de improviso, vigiai!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34"Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do homem". Palavra da Salvação!


Contexto: A subida para Jerusalém. Leituras paralelas: 1Ts 5,3; Ecl 9,12; Is 24,17-18.
O evangelho de hoje é sempre válido para o sábado da 34ª Semana, ultimo do
Tempo Comum. Amanhã começa o novo ano litúrgico: Ano “C” (São Lucas)


Comentando o Evangelho


O grande perigo das pessoas em relação à escatologia é a dissipação do coração. Os atrativos e prazeres da vida, o acúmulo exagerado de bens materiais, a liberação dos instintos egoístas são todos elementos que corrompem o coração humano, impedindo-o de se preparar para o encontro com o Senhor.

Jesus recomenda vigilância e oração como as formas melhores de nos colocarmos em clima de espera. Vigiar é ser capaz de detectar tudo quanto possa desviar nossa atenção do fim almejado, acabando por nos afastar dos caminhos de Deus. São muitas as formas com que o mau espírito procura atuar, para alcançar o seu fim. Quem cochila, acaba caindo na armadilha para pegar os incautos. Só os vigilantes conseguem safar-se das investidas do maligno.

A oração, por sua vez, coloca-nos em contínua ligação com Deus, de quem recebemos luz e força para permanecer em pé, vigilante à espera do Senhor. Ela predispõe-nos para escutar os apelos divinos e deixar-nos guiar por eles.

Sensibiliza-nos para realizar o projeto de Deus. Mantém-nos sempre atentos à prática do bem, como faz o Pai em benefício da humanidade.

Portanto, perseverar na espera requer uma atitude de atenção à história e de comunhão profunda com Deus. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano B, ©Paulinas, 1996]
===================================================================
(*)autor é Escritor, cantor e compositor em SP.sp. Acesse: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(sp.sp. 28.11.2009, sábado, às 13,16 hrs.)
===================================================================


ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 28/11/2009
Reeditado em 01/12/2009
Código do texto: T1949092
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 67 anos
1979 textos (671154 leituras)
83 áudios (34984 audições)
1 e-livros (129 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/08/14 10:22)