ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO LIII

NOVO TESTAMENTO


PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES

Nos capítulos 01 e 02 Paulo lembra aos fiéis com que desinteresse ele pregou o evangelho. No capítulo 03 ele destaca a alegria em seu coração ao ver o crescimento espiritual dos cristãos tessalonicenses. Nos capítulos 04 e 05 Paulo faz uma exortação para que sejam firmes na fé em Cristo. 
 
CAPÍTULO 04
“4 que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente, 5 sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus; (...) 10 E é o que estais praticando para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Mas ainda vos rogamos, irmãos, que vos aperfeiçoeis mais e mais. 11 Procurai viver com serenidade (...) 13 Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais, como os outros homens que não têm esperança. 14 Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram. 15 Eis o que vos declaramos, conforme a palavra do Senhor: por ocasião da vinda do Senhor, nós que ficamos ainda vivos não precederemos os mortos. 16 Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. 17 Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”
 
CAPÍTULO 05
 “1 A respeito da época e do momento, não há necessidade, irmãos, de que vos escrevamos. 2 Pois vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. 3 Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão. 4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. 5 Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. 6 Não durmamos, pois, como os demais. Mas vigiemos e sejamos sóbrios.(...) Tomemos por couraça a fé e a caridade, e por capacete a esperança da salvação. (...)16 Vivei sempre contentes. 17 Orai sem cessar. 18 Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19 Não extingais o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai tudo: abraçai o que é bom.”

Nesse Módulo estudamos a Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses – também uma carta breve, composta de cinco capítulos. No Módulo LIV conheceremos a nona carta de autoria de Paulo – ainda endereçada à igreja dos tessalonicenses – Segunda Carta aos Tessalonicenses.
 

Boa leitura
 
Quinta-feira, 16 de julho de 2009. Hoje a Igreja celebra Nossa Senhora do Carmo.