ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO LVII
NOVO TESTAMENTO

CARTA DE SÃO PAULO AOS HEBREUS

Essa carta parece endereçada aos judeus convertidos que ainda se sentiam inseguros no tocante ao cristianismo. Por essa razão, essa correspondência expõe desde Moisés que o Evangelho é a realização de tudo o que foi predito pelos profetas. O remetente, com esteio na própria Lei de Moisés, invoca a superioridade de Jesus em relação a Aarão, Melquisedeque e mesmo ao próprio Moisés. 

CAPÍTULO 03 -
SE OUVIRDES A SUA VOZ, NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES
 “15 Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como aconteceu no tempo da Revolta. 16 E quais foram os que se revoltaram contra o Senhor depois de terem ouvido a sua voz? Não foram todos os que saíram do Egito, conduzidos por Moisés?”

CAPÍTULO 04 -
A PALAVRA DE DEUS É VIVA E EFICAZ
“12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. 13 Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” 

CAPÍTULO 06 -
CONSEQUÊNCIAS DO ABANDONO DA FÉ
“4Porque  aqueles que foram uma vez iluminados saborearam o dom celestial, participando dos dons do Espírito Santo, 5 experimentaram a doçura das palavras de Deus e as maravilhas do mundo vindouro, e, apesar disso, caíram na apostasia, 6 é impossível que se renovem outra vez para a penitência, visto que, da sua parte, crucificaram de novo o Filho de Deus e publicamente o escarneceram.”

CAPÍTULO 08 -
IMPRIMIREI MINHAS LEIS NO SEU ESPÍRITO
“10 Mas esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel depois daqueles dias: imprimirei as minhas leis no seu espírito e as gravarei no seu coração. Eu serei seu Deus, e eles serão meu povo. (...) 12 Eu lhes perdoarei as suas iniqüidades, e já não me lembrarei dos seus pecados (Jer 31,31-34)” 

CAPÍTULO 09 -
CRISTO VIRÁ UMA SEGUNDA VEZ
“27 Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo, 28 assim Cristo se ofereceu uma só vez para tomar sobre si os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não porém em razão do pecado, mas para trazer a salvação àqueles que o esperam.”

CAPÍTULO 11 -
EXEMPLOS DE TRANSFORMAÇÃO PELA FÉ
“1 A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. 2 Foi ela que fez a glória dos nossos antepassados. 3 Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível. 4Pela fé, Abraão ofereceu a Deus um sacrifício bem superior ao de Caim (...) 5 Pela fé Henoc foi arrebatado, sem ter conhecido a morte. (...) 7 Pela fé na palavra de Deus, Noé foi avisado a respeito dos acontecimentos imprevisíveis; cheio de santo temor, construiu a arca para salvar a sua família. (...) 8 Foi pela fé que Abraão obedeceu ao apelo divino, partiu para uma terra que devia receber em herença. (...)11 Foi pela fé que a própria Sara cobrou vigor de conceber, apesar de sua idade avançada, porque acreditou na fidelidade daquele que lhe havia prometido.12 Assim, de um só homem quase morto nasceu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como os grãos de areia da praia do mar. (...) 17 Foi pela sua fé que Abraão, submetido à prova, ofereceu Isaac, seu único filho, 18 depois de ter recebido a promessa e ouvido as palavras: Uma posteridade com o teu nome te será dada em Isaac (Gên 21,12). Estava ciente de que Deus é poderoso até para ressuscitar alguém dentre os mortos. (...) 24 Foi pela fé que Moisés, uma vez crescido, renunciou a ser tido como filho da filha do faraó, 25 preferindo participar da sorte infeliz do povo de Deus, a fruir os prazeres culpáveis e passageiros. 26 Com os olhos fixos na recompensa, considerava os ultrajes por amor de Cristo como um bem mais precioso que todos os tesouros dos egípcios. (...) 30 Foi pela fé que desabaram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias. 31 Foi pela fé que Raab, a meretriz, não pereceu com aqueles que resistiram, por ter dado asilo aos espias.”      
 
COMENTÁRIO
Nesse capítulo 11 o apóstolo não só demonstra conhecer com profundidade todo o Antigo Testamento como, com grande maestria, explana acerca dos variados exemplos de fé que provocaram transformações abissais na vida das pessoas. São esses exemplos que nos dão força para, em momentos de dúvida, nos lembrarmos de que o Deus de Jacó é o mesmo hoje, pronto para operar milagres em nossa vida. 
 
No Módulo LVIII ainda prosseguiremos o estudo acerca da Carta aos Hebreus. 
                                   
Boa leitura
 
Segunda-feira, 20 de julho de 2009.