OS SONHOS DE DEUS

15 Tu 139.viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo,

________________________________________

139.16 Tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.

O salmista relata que mesmo antes de nascermos nossa vida já estava planejada pelo Criador. Antes de conhecê-lo e de aprendermos a amá-lo, Ele nos conhecia e nos amava, preparou nossos dias aqui na terra, deu-nos pais, sonhou com um futuro perfeito do tamanho da nossa felicidade para desfrutarmos de uma vida satisfatória e prazerosa, deu-nos habilidades, competências e talentos suficientes para usarmos conforme formos amadurecendo.

Relata o Gênesis, a partir do capítulo 37, a história de José e seus irmãos, filhos de Jacó. O texto mostra claramente o que acontece quando nos desviamos dos sonhos de Deus e passamos a viver nossos próprios sonhos, fugindo do propósito para o qual o Pai nos criou. Podemos adiar os sonhos de Deus, ficar distantes Dele e nos afastamos de quem mais nos ama..

José era um filho obediente e muito amado por seu pai Jacó. Não soube, entretanto, ter um bom relacionamento com os irmãos. Entregava-os constantemente ao pai, quando faziam coisas erradas. Além disso, a maneira como José gostava de contar seus sonhos o fazia parecer presunçoso e petulante diante dos irmãos, permitindo-se ser odiado e invejado.

Deus havia sonhado fazer de José governador do Egito. E ninguém pode frustrar os planos de Deus. Os sonhos de Deus podem ser adiados, porém nunca cancelados.

Os irmãos de José não tiveram essa visão e adiaram por muito tempo os projetos de Deus na vida de Jose, causando dor e sofrimento à família.

Quando não entendemos que temos um Pai Celestial que nos ama incondicionalmente e que tem projetos incomparáveis para cada um de nós, pode nascer no nosso coração sentimentos contrários aos sonhos de Deus e passamos a desejar a vida do nosso irmão, do vizinho, do amigo, de um parente, de um colega de trabalho e desviamos do verdadeiro propósito, porque tudo na vida do outro parece ser melhor do que na nossa.

Pensamos que o cônjuge do outro é melhor que o nosso, o trabalho do outro é mais prazeroso, o salário do outro é mais vantajoso, os pais do outro são mais compreensíveis e amorosos e nos tornamos pessoas insatisfeitas e frustradas.

Aconteceu assim com os irmãos de José: eles se anularam e passaram a viver a vida de José, não conquistando o pai, não desenvolvendo suas qualidades, dons e talentos, não sendo obedientes, íntegros, humildes e amorosos como José. Com essas atitudes ficaram revoltados, enciumados, frustrados e deixaram o ódio tomar o lugar do amor.

Da mesma forma que os irmãos de José, muitas vezes não conhecemos os pensamentos de Deus a nosso respeito e ignoramos os dons e qualidades específicas que ganhamos.

Somos únicos em meio à humanidade e os sonhos do Pai são os melhores para cada um, em particular. Tudo aquilo que nós desejamos Ele tem para nos entregar. Basta apenas que confiamos e Lhe entreguemos nossa vida.

José nunca se considerou vítima. Ele não se queixou, não se amargurou, não desistiu nem colocou culpa em ninguém.

Deus esteve com José até mesmo quando este esteve preso. E José prosperou em tudo que fazia. Nunca se perdeu de Deus, porque não deixou de confiar Nele. Esperou com paciência no Senhor e viveu os sonhos de Deus. Reencontrou toda sua família, perdoou seus irmãos e cuidou do pai Jacó até a morte.

Os irmãos queriam fazer o mal a José, mas Deus usou as ações deles para o bem. Eles entenderam o valor da lealdade e cuidaram honestamente do pai.

Antes da morte, Jacó abençoou seus doze filhos, cada um com uma bênção especial.

Da mesma forma, nosso Pai tem uma bênção especial para cada um de seus filhos..

Deus é fiel e justo para perdoar nossos pecados e conceder todos os desejos do nosso coração.

É maravilhoso que Deus pode vetar nossos planos tolos, transformando nossos erros e faltas em meios para seus graciosos propósitos.

Os sonhos de Deus não morrem jamais.

Deboraperes
Enviado por Deboraperes em 12/01/2010
Reeditado em 19/01/2015
Código do texto: T2024966
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.