CONSIDERAÇÕES FINAIS ACERCA DO ESTUDO BÍBLICO

Amigos, c
onforme prometido, graças a Deus consegui cumprir a tarefa. Foram sessenta e três dias de Estudo Bíblico diário em que percorremos de Gênesis a Apocalipse.
 
Não foi fácil. Confesso que houve momentos de desânimo. Contudo, o Senhor me susteve. Muitas foram as noites em que varava a madrugada. Embora ninguém me cobrasse, eu me sentia na obrigação de não falhar, de caminhar sempre, de não deixar que o cansaço vencesse essa caminhada santa.
 
Muitos foram os cuidados com a elaboração dos textos. Todas as noites, quando me sentava diante do computador para redigir os Módulos, tendo como companheira a Bíblia e, certamente meu Deus, sentia-me uma garimpeira que busca nas águas a sua jóia mais preciosa. Outras vezes, quando ao ler a Palavra de Deus encontrava uma citação que mais me tocava, sentia a alegria do pescador que após longa noite no mar enfim arrasta a rede para o barco com a melhor pescaria.
 
Certo dia um leitor do Estudo Bíblico perguntou-me se eu havia estudado teologia e admirou-se ao saber que eu simplesmente me deixo guiar pelo Espírito. Minha formação é no campo das leis humanas: Direito. Entretanto, vale lembrar que os fundamentos do Direito estão nas Sagradas Escrituras.
 
Não tive ajuda alguma de livros -afora a Bíblia - ou estudos bíblicos para me orientar e facilitar o trabalho. Guiei-me, sim, por um Estudo Bíblico que elaborei quando estava no DERT (meu departamento de trabalho). Ocorre que meu perfeccionismo não me permitiu simplesmente copiá-lo. Como um vaso nas mãos do oleiro eu o desmanchei como se fora um barro, e o remodelei inteiro.
 
Sinto-me uma agraciada por já ter lido a Bíblia inteira. Por ser familiarizada com  esse Livro de Ouro eu tenho destacadas todas as passagens que mais me encantam. Entretanto, sempre relia os textos, os capítulos, os versículos e então buscava novos textos, descobria mensagens que me tocavam mais e mais. E assim, no silêncio da noite, eu ia tecendo com devoção os Módulos Bíblicos.     
 
Minha família merece destaque porque foi um tempo em que precisei da compreensão de cada um para que eu pudesse ficar absorta nessa nobre missão. Falei de momentos de desânimo. Porém, tive multiplicados por mil os momentos de paixão por um Deus Maravilhoso e Conselheiro. Ele é o Príncipe da Paz, o Bom Pastor, o Alfa e o Ômega. Faço minhas as palavras do profeta Jeremias: “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir.” Sim, foi um tempo de sedução em que eu não conseguia dormir enquanto não tivesse concluído um módulo. Ah! Como eu me sentia feliz cada vez que acertava o tom do texto com a Palavra de Deus.
 
Quero destacar também a força que me deram todos os que me enviaram relatos de crescimento espiritual. Não, o trabalho não foi em vão. Ouço com alegria relatos de alguns que agora descobriram o gosto pela Palavra do Senhor. Muitos dos leitores que não tinham o hábito da leitura da Bíblia agora provaram e viram como o Senhor é suave, como as suas palavras são doces, como todo ele é encantamento.
 
É possível que alguns de vocês, meus queridos, não tenham recebido algum módulo. Eu soube que alguns amigos tiveram dificuldade para abrir os textos enviados por meio de arquivo anexado. Para esses queridos e para os que foram se inserindo na corrente de oração posteriormente, peço que listem os módulos que desejam e terei prazer em atendê-los.
 
Eu já sinto saudade desse nosso encontro diário. Todos estamos de parabéns. Fiquem com o Meu Deus e Nosso Deus. Até um próximo projeto.
 
Iara Mesquita
 
Domingo, Dia do Senhor, 26 de julho de 2009.

Texto escrito em 26 de julho de 2009 e enviado, por -email, aos colegas de trabalho e amigos da minha lista pessoal, que recebiam os Módulos Bíblicos diariamente.