Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VIA SACRA (MÓDULO I)

Via Sacra ou Via Crucis ( do latim Via Crucis significa “caminho da cruz) é o trajeto de Jesus carregando a cruz desde o Pretório até o Calvário.

Na Quaresma os fiéis meditam sobre a Via Sacra que é composta de 14 Estações para alguns e 15 Estações para outros. Cada Estação representa um momento de Jesus nessa lenta, agonizante, dolorosa caminhada até o Calvário levando a cruz, seu instrumento de tortura,  aos ombros. 

Eis as Estações:

1ª ESTAÇÃO
- Jesus é condenado à morte
Jesus foi preso durante a noite, quinta-feira santa, sem qualquer mandado de prisão. Foi interrogado madrugada afora. Foi torturado, humilhado. Seu julgamento foi realizado ao arrepio da Lei e de modo sumário (na sexta-feira santa, de manhã, já havia recebido a pena de morte), sem direito a defesa. O crime: blasfêmia. As testemunhas, todas falsas, forjadas porque antes de ele ser preso já estava condenado pelos anciãos e doutores da lei.

2ª ESTAÇÃO
- Jesus toma a cruz aos ombros
A condenação de morte na cruz era destinada aos crimes mais horrendos, hediondos. Qual o crime que Jesus cometeu? Amou-nos até o fim. Por amar demais, os homens o crucificam.

3ª ESTAÇÃO
Jesus cai pela primeira vez
E quando Jesus cai pela primeira vez, debaixo de açoites, o ombro rasgado pela pesada cruz, nós também somos responsáveis pela sua dor. Sim, foi por causa de nossos pecados que ele padeceu.

4ª ESTAÇÃO
- Jesus encontra-se com Sua Mãe
Que mãe é capaz de suportar tamanha dor de ver seu filho injustamente condenado e supliciado publicamente? Maria das Dores é um nome apropriado para Maria. Maria de tanta dor e coragem.

5ª ESTAÇÃO
- Cirineu ajuda a carregar a cruz
Será que nós ajudaríamos Jesus a carregar a sua cruz? Ou ficaríamos na plateia assistindo a essa dolorosa cena? Temos ajudado aos que sofrem?

No Módulo II meditaremos da 6ª a 10 Estação.
Iara Mesquita
Enviado por Iara Mesquita em 31/03/2010
Código do texto: T2170381

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar a autoria de Iara Maria de Oliveira Mesquita e o site www.iaramesquita.recantodasletras.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Iara Mesquita
Fortaleza - Ceará - Brasil
298 textos (45119 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/14 02:44)
Iara Mesquita



Rádio Poética