Perguntas e respostas sobre eremitismo, eremitas e vida eremítica

O que é um monge eremita na Igreja?

É um homem ou mulher, cristãos, que deseja um distanciamento do mundo tal qual como vivem as outras pessoas para que ele possa entrar através da oração em uma maior intimidade com Deus.

O que é um eremita numa diocese?

É um homem ou mulher que mediante os votos evangélicos, confirmados pelo bispo escolhe esse modo de vida e fica ligado ao bispo, à diocese e à igreja universal.

No momento, não há outros eremitas nesta diocese em que vivemos. Uma pessoa que tenha esse interesse pode buscar ajuda em nosso mosteiro.

Como se preparar para esta vida?

Há um processo e complicado, mas não impossível primeiro por uma experimentação informal por tempo oportuno e depois apresentando ao Bispo seu desejo de consagrar-se na Igreja. É importante fazer contato com outro eremita da Diocese que o acompanhará nos primeiros passos. O eremita, então deve começar a discernir se ele é chamado para este modo de vida, e em caso afirmativo, se ele vai viver como um eremita privado ou procurará status canônico como um todo.

Ao longo de alguns anos, é recomendável que ele escreva uma regra de vida. Esta regra de vida é algo que deve ser trabalhado pela experiência vivida e especificar exatamente como os votos de pobreza, castidade, obediência e uma vida de solidão e penitência devem ser observadas pelo eremita individual.

Pode usar por base uma Regra existente, mas ela apenas vai inspirar a vida do eremita. Com o tempo ele deve escrever a sua própria regra.

Embora possam haver regras parecidas, cada eremita deve de modo individual escrever a sua e sobretudo vivê-la. A melhor regra é, antes viver e depois colocar no papel. Sem teorias ou sonhos, mas com apoio da realidade.

Há questões práticas, tais como seguro de saúde, o apoio financeiro do eremita (a diocese não é obrigada a fornecer apoio financeiro) e assim é importante que cada eremita se sustente, com aposentadoria ou outra renda fixa mensal.

Depois de viver a sua regra de vida, com os ajustes que vêm da experiência vivida, o eremita pode pensar em pedir ajuda e apoio canônico a seu bispo.

O bispo pode decidir autorizar o eremita a fazer profissão temporária (pelo menos 3 anos), e podem, eventualmente, admiti-lo à profissão perpétua, caso se verificar que o candidato tenha uma vocação genuína para a vida eremítica.

P. Qual é o processo para se tornar um eremita diocesano?

Geralmente é necessário que ele ou ela tenha vivido por algum tempo (anos) essa vida para então pedir a oficialização por parte da Igreja.

Um eremita canonicamente válido pede ao bispo depois desses anos vividos que o apóie, mas o bispo não se sente obrigado a apoiar necessariamente. Cada diocese e cada bispo tem a liberdade de desejar um eremita em sua igreja particular.

P. Existe algum livro eu posso ler sobre essa vocação?

Recomendamos livro Irmã Marlene Weisenbeck, “A vocação à vida eremítica.” Ou outro melhor indicado, como por exemplo, um livro chamado Poustinia.

P. Pode um padre/pastor diocesano se tornar um eremita?

Sim, mas ele deve discernir com seu bispo em que condições reais ele vai executar isso. Não se poderia em tese, ser capelão, pároco e eremita ao mesmo tempo, salvo acordo melhor com o bispo. A clausura não é exatamente exigida, mas uma separação do mundo, um estado mais discreto para tal.

Q. O eremita diocesano é um leigo?

Depende de cada caso. Há presbíteros e presbíteras (na Anglicana) que podem unir o estado clerical ao estado eremítico outros são apenas leigos (pessoas comuns).

Q. Se eu me tornar um eremita, tenho que ir ao culto/missa/eucaristia todos os dias?

Alguns eremitas pelas circunstâncias reais da sua vida estão longe das igrejas e capelas, ou não tem um acesso ao pão consagrado (hóstia). Neste caso não precisam por preceito dominical ir à igreja. Há casos em que eles podem receber o pão consagrado de um clérigo que o ajude nisso. Mas, se ele for presbítero(a) não é mais um problema.

Eremitas usam um hábito?

Depende do acordo com o bispo e com a vida que o eremita quer ter. Pode usar o tempo todo, pode usar trajes civis quando sai à rua, afim de não chamar atenção para si mesmo.

Eu preciso ser um eremita oficial para viver a vida de eremita?

Uma pessoa leiga (não clériga) pode viver a vida de eremita em sua casa, sem a licença da Igreja ou do bispo. Essa pessoa tem o direito de levar essa vida sob inspiração do Espírito Santo. Isso é admirável quando feito de maneira saudável, equilibrada e, de preferência sob a orientação de um pastor/padre prudente. Nesse caso, o eremita não é reconhecido na lei da Igreja (Cânones) como sendo um diocesano / eremita canônico, e não deveria apresentar-se como um eremita “oficial” de uma Igreja, mas viver como leigo, como pessoa comum.

Informações: priorado@uol.com.br

Padre Efrém Alexandre
Enviado por Padre Efrém Alexandre em 07/04/2010
Código do texto: T2183627
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.