Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Espírito Santo

          Citado várias vezes na Bíblia Sagrada, Ele é o nosso: Consolador, Bendito, Professor, Companheiro, Amigo intimo, Auxiliador, promessa enviada por Deus a todos que aceitam o Senhor Jesus Cristo como salvador, uma Pessoa presente e real, que sempre está nos ensinando e nos alertando a vontade de Deus. E só através do Espírito Santo nós temos a condição de compreender  e entender a Palavra de Deus, e de discernimos  o bem e o mal em nossas vidas.
          Vejamos o que a Bíblia Sagrada nos fala sobre o Espírito Santo no Evangelho segundo João no cap. 14 vers.26 “Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo o que tenho dito”.  Foi o Senhor Jesus Cristo que disse estas palavras, e sabemos que o Senhor Jesus é verdadeiro Ele nunca mente, na sua boca só se encontrou o sim e o não, meditemos um pouco neste versículo da Palavra de Deus. Jesus disse: “Mas o consolador, O Espírito Santo” a primeira qualidade que o Senhor nos revela da Pessoa do Espírito Santo é de consolador, na caminhada de nossas vidas, quando estamos na presença de Deus há dificuldades, tribulações, provações, decepções, lutas com pessoas que estão ao nosso lado e com inimigos invisíveis da nossa alma e muita das vezes nós ficamos desanimamos e pensamos em desistir, e começamos  a recuar na obra de Deus, as dúvidas começam a surgir e muita das vezes ficamos estagnados, parados na presença do Senhor. E é aí que entra o poder do Espírito Santo, sabe aquela voz que fica falando no seu coração: ‘’Não para. Continua. Vá em frente, eu estou contigo. Não desanima, prossiga, levanta. Você tem muito valor para Deus, não fique assim, anima-te, tenha ânimo. Eu estou contigo’’. Você já escutou esta voz dentro de você, dentro do teu coração? Esta voz é a voz do Espírito Santo de Deus.
          Este é o poder do Espírito Santo, consolar os servos do Senhor Jesus Cristo e sempre trabalhar em prol daqueles que estão desanimados, abatidos, tristes. Sem o consolador, O Espírito Santo, dificilmente alguém conseguirá terminar a trajetória da sua vida na presença de Deus.
          O Espírito Santo é enviado por Deus Pai em nome de Jesus Cristo, seu Filho, e se alguém não acredita na trindade é só meditar no começo deste versículo, Deus Jeová (O Pai), Jesus Cristo (O Filho), e o Espírito Santo (Um Ser distinto).
          O Espírito Santo é enviado também para ensinar todas as coisas referentes ao reino de Deus, o que devemos fazer e o que não devemos, aqui nesta vida. E nos faz lembrar sempre das palavras que o senhor Jesus Cristo falou quando estava aqui entre nós.  Ele é o nosso professor real na pessoa do Senhor Jesus Cristo, tudo o que você quiser saber, referente ao reino de Deus revelado na Bíblia Sagrada quem te dá à compreensão é o Espírito Santo de Deus. Basta você acreditar nele e lhe pedir. Ele te dará.
          Quando agente erra com Deus cometendo algum tipo de pecado, é Ele, o Espírito Santo de Deus que fica nos alertando e nos mostrando o nosso erro, Ele é que nos convence do pecado, Ele fica falando no nosso coração’’ você não podia ter feito isto, você não devia falar assim, ou praticar aquilo’’ e quando entristecemos alguém, é Ele que fica falando dentro de nós ’’você podia pedir perdão para ela você agiu errado ‘’a todo o instante está nos aperfeiçoando conforme a vontade revelada de Deus na Bíblia Sagrada.
          Quando lemos a Bíblia Sagrada, somente conseguimos compreender as passagens e os versículos citados nas Santas Escrituras, quando o Espírito Santo está presente.
          O Espírito Santo hoje em nossos dias é o contato direto entre nós e Deus Jeová no Céu. A Bíblia nos diz na carta do Apóstolo Paulo aos Romanos no cap. 8 no vers.26 “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossas fraquezas, porque não sabemos como orar, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. Apesar de o Espírito Santo estar aqui na terra enviado por Deus, Ele também tem o acesso no céu e Ele nos ajuda em nossas fraquezas, porque não sabemos como orar, todos nos temos fraquezas, e quando estamos diante de Deus através da oração muitas das vezes não sabemos o que falar, e pedimos coisa que não deveríamos pedir.  Buscamos coisas para as nossas vidas que aos nossos olhos parecem ser boas, mas não são, mas neste momento o Espírito de Deus está intercedendo por nós, como um Filtro: tudo o que falamos na oração, o Espírito Santo está escutando e Ele sabe o que é bom e o que não é Bom. O que é verdadeiro que vem do nosso coração e o que é falso, que falamos da boca para fora e aquilo que é bom ele está intercedendo por nós, Ele toma a frente da oração e leva as petições até Deus Jeová em nome de Jesus Cristo.
          Então nós vemos que o Espírito Santo de Deus não é somente uma força de Deus ou um poder de Deus, como muitos falam por aí. Ele tem sentimentos como nós vimos neste versículo de João cap. 8 vers.26.  Ele tem reações próprias, Ele intercede por nós com Gemidos inexprimíveis, há quem compare o Espírito Santo de Deus com a energia elétrica da tomada, como se não tivesse vida própria sentimentos ou reações próprias. O que está escrito na primeira carta do Apostolo Paulo aos Tessalonicenses no cap. 5 vers. 19 “Não extingais o Espírito” e na carta do apostolo Paulo aos Efésios cap. 4 vers. 30 “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus no qual foste selado para o dia da redenção”. O Espírito Santo se entristece todas as vezes que praticamos aquilo que está contra a palavra de Deus, toda vez que cometemos pecado, seja ele qual for, por palavras, atitudes erradas, e até mesmo por pensamentos, saiba de uma coisa, não tem como alguém mentir para o Espírito Santo nem por pensamento.  A Bíblia chega a nos dizer que o Espírito Santo sonda todos os corações  até mesmo as profundezas de Deus Jeová. Tudo está revelado exposto ao Espírito Santo.
          Quando nos arrependemos de nossos pecados e deixamos de praticar o erro, o Espírito Santo de Deus se alegra e ele testifica a sua alegria dentro de Nós.
          Na carta do apostolo Paulo aos Romanos no cap.8 vers.1. Está escrito: “Portanto agora já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Quando a pessoa aceita o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador e entrega a sua vida para Ele e é batizada, em nome do Pai em nome do Filho e do Espírito Santo, o próprio Espírito Santo entra nesta pessoa e passa a morar dentro dela, ela passa a ser morada de Deus, templo do Espírito Santo, e agora tem que vigiar e se esforçar para não perder o seu novo Amigo, que a cada dia proporciona: Justiça ( salvação através de Jesus), Paz ( perdão dos pecados),  Alegria ( a certeza da vida eterna ). E para manter uma comunhão com o Espírito Santo e sempre ter Ele dentro de nós, precisamos sempre, estar consagrando as nossas vidas para Deus Jeová, meditando sempre na Bíblia Sagrada, vigiando e orando sem cessar desviando de toda aparência do mau.
          E Eu te pergunto é fácil? Claro que não é fácil, mas não é impossível.  A verdade é que só consegue aqueles que amam a Deus sobre todas as coisas e estão dispostos a agradar a Deus, e não a si mesmos, os verdadeiros adoradores. O senhor Jesus disse ‘’O que nasce da carne é carne e o que nasce do Espírito é Espírito’’. Entendeu?
          Deus Jeová através da sua palavra, limpa a casa (cada um de nós).  O senhor Jesus Cristo nos disse: “Vós já estais limpos pela palavra que eu vos tenho falado” está escrito no evangelho segundo João cap.15 vers.3.
          Depois de nós estarmos limpos pela palavra de Deus, cabe a nós manter a casa limpa, perseverando até o fim na santificação do nosso espírito, alma e corpo. 1 tessalonicenses cap.5 vers. 23.
         E é o Espírito Santo de Deus que vai edificar a casa, na carta do apóstolo Paulo aos Coríntios no cap. 12 no vers.8-10, está escrito: “Pois para um, pelo Espírito, é dada a Palavra da sabedoria para outro, a palavra do conhecimento, a outro pelo mesmo Espírito a fé, a outro pelo mesmo Espírito os dons de curar, a outro, operação de milagres, a outro, profecia, a outro o discernimento de espíritos, a outro, variedade de línguas e a outro a interpretação de línguas”. Os dons espirituais são dados por Deus através do Espírito Santo de Deus. Não pode ser comprado e nem emprestado, e só é usado para a edificação da igreja do Senhor. Você tem algum dom do Espírito Santo? Não? Peça a Deus. Busque os seus dons, eu tenho certeza que ele te dará segundo a sua vontade para aproveito de todos. E você que tem, lembre se: sempre os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Uma vez dado depois é cobrado.
          O Senhor Jesus Cristo disse: Se me amais, guardareis os meus mandamentos e pedirei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja com você para sempre. E promessa do Senhor nunca falha, Ele vela sobre a sua palavra para cumpri-la. Aceite hoje o Senhor Jesus Cristo e guarde os seus mandamentos e receba a promessa em sua vida: O Espírito Santo de Deus, conhecido também como o Espírito Santo da Verdade. Amém.
     
                 Que Deus Jeová te Abençoe em nome do Senhor Jesus Cristo, Amém
           
                         
          Romanos cap. 8 vers. 28 “Sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.  Passe esta mensagem para frente e seja um instrumento de evangelização na obra de Deus.
                                                                                                                         Graças a Deus.

Márcio Tortoriello
Enviado por Márcio Tortoriello em 01/05/2010
Reeditado em 01/05/2010
Código do texto: T2230661
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Márcio Tortoriello
Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
35 textos (63800 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/10/14 03:37)
Márcio Tortoriello



Rádio Poética