APARÊNCIA PESSOAL DE JESUS.!!!!

O povo Judeu é muito rústico,devido ao clima quente e seco em que vivem. Vivem o extremo climático; durante o dia suportam 40 graus de calor, a noite a temperatura cai abaixo de zero.

Na imagem do polêmico santo sudário, estudiosos nos asseguram que os traços do rosto de Cristo  não negam a aparência rústica doseu povo; como hoje temos os assiaticos, com traços inconfundíveis. Os povos daquela época não costumavam misturar-se a outros e mantinham suas etinias com traços e semelhanças.   Traços fortes, pele marcada, de um povo que vivia em uma região com clima de deserto. A imagem caricaturizada no Santo Sudário dá-nos uma noção da aparência real de Cristo, que para os padrões de beleza da região, nada condiz com o Cristo de traços finos, pele delicada, olhos azuis que hoje conhecemos em cartazes, fotos, imagens. Jesus não era nenhum "gatinho" ocidental.
 
Heródoto historiador grego(480 anos a.c) disse: "Os Egípcios, depois dos Líbios são os mais bonitos e saudáveis dos mortais”; as mulheres orientais sim, têm padrão de beleza, embora não tenha o hábito de sua exposição.
 
Entretanto os pintores antigos e os renascentistas levaram para suas telas suas fantasias quanto a aparência de um CRISTO totalmente descaracterizado da aparência do Seu povo. Todos acostumamos com a aparência de um Cristo loiro,olhos azuis, ereto, de beleza divina, massa corporea atlética, pois afinal Ele ERA, É e SEMPRE será um REI e ninguém imagina um Rei ou uma Rainha de aparência murcha, debilitada, feia, certamente alguém de porte soberana, magestosa, forte.

Talvez influenciados pela divina comédia de Dante Alighieri CÉU, INFERNO, PARAÍSO, as imagens que retratam esses lugares são imaginarias na forma da representatividade que esses lugares nos inspiram. O belo é belissmo e feio é por vezes horrivel, embora nem sempre haja uma relatividade, mas essa é a pratica comum entre os pintores e escritores sacros e foi com estepensamento do belo, belissimo, pela sua fundamental importancia para a humanidade, que eles  pintaram, Jesus, no anseio de que ele fosse mais belo que o Rei Salomão, o homem mais rico e belo que a biblia já descreveu. Mas Jesus estava longe de ser comparado a Salomão, embora não pensasse assim os pintores, que buscaram nos dar de herança, uma imagem de um Jesus, também perfeito em sua aparencia física, magestoso como Sua pessoa Divina e Santa, desligando-o da aparência comum do povo a quem Ele pertencia.

O profeta Isaias no capitulo 53 do seu livro nos mostra a visão espiritual de JESUS “as coisas de DEUS se discerne espiritualmente” (ver 1Co 2. 1a 16.) e Dt 29.29), mas o homem implantou em toda humanidade a aparência carnal, de um espírito perfeito. –“as coisas reveladas são para nós as não reveladas para DEUS” o que leva-me entender que a aparência de Cristo, em sua forma espiritual, tem a nossa semelhança por assim ter descrito no livro de Gênesis, que nos fez a sua imagem e semelhança; embora nossa imagem seja uma só imagem, ela tem em sí varias aparencias, como branco, negro, mestiço, mulatos.
 
No manual bíblico de Harlley, (pg. 469) “- Houve alguma coisa nos modos de JESUS que produziu um efeito instantâneo em Natanael Jo 1.49. No NT não se colhe nenhuma idéia da aparência pessoal de JESUS. A mais antiga discrição lendária data do século IV. É uma carta apócrifa atribuída a Públio Lêntulo,amigo de Pilatos,escrita ao senado romano. Não é autêntica, mas assim descreve Sua aparência:

- “ Atualmente apareceu um homem, revestido de grandes poderes. Seu nome é JESUS Seus discípulos chama-no de FILHO DE DEUS. É de estatura nobre e bem proporcionada, seu rosto cheio de bondade, todavia, firme, e de modo que os que o vêem, ama-no, e temem no Seus cabelos tem a cor do vinho, estirados e sem lustro, mas a partir do nível dos ouvidos são anelados e brilhosos. Sua testa, lisa e macia, suas faces não têm falha, realçadas por um rubor moderado; seu semblante é franco e bondoso. O nariz e a boca não têm defeito algum sua barba é cheia da mesma cor dos cabelos seus olhos azuis e brilhantes em extremo. Reprovando ou censurando, é formidável; exortando ou ensinando, é gentil e de linguagem afável.

 
Entretanto não conheço nennuma descrição de aparência de Cristo sorrindo; será que ninguém deve tê-lo visto sorrir? Mas há narrativas biblicas que diz que Cristo chorou, como no histante em que teve a notícia da morte de Seu amigo Lázaro, mas não é detalhado em descrição minuciosa tal momento, como descrito no manual acima citado.

Certamente sob o prisma desta descrição, pintaram o Jesus que hoje todos conhecemos, belo, formoso, perfeito em aparência, porém por qual razão não se vê um retrato de Jesus sorrindo? Bela, maravilhosa,  Sua aparência sempre nos transmite tristeza e santidade triste.  Existem alguns auto-retratos de Jesus que buscam mostrar Sua real aparência ligado ao povo judeu. Não é a aparência dEle que vem ao caso, para aqueles que o buscam e que nEle crêm, mas sim os Seus ensinamentos, a esperança de vida eterna; Sua poder de curar dores e males, Sua poder de perdoar e de abençoar com toda sorte de bênçãos, espirituais e material, a todo aquele com O invocar com fé.

Qual é a aparência do Cristo que mora dentro de você? Aquele engessado de aparência morta pregado numa cruz! Aquele bonito, perfeito pintado em telas a óleo... Sempre que falamos em Cristo, nos vêm essas aparências irreais de um homem pregado na cruz ou um rosto perfeito, olhos perfeitos. Queiramos ou não, essas aparências de um Cristo virtual  estão guardadas dentro de nós e sempre afloram quando nos referimos a Ele. Este é o risco que corremos quando damos lugar a imagem das imagens, sacras e santas, mas estáticas, frias, sem vida e  nos esquecendo não importa a aparência do homem santo, mas do que o santo homem representa por todos os séculos, para a humanidade que pode se resmir no que Ele mesmo nos disse: - Eu SOU o caminho, a verdade e a vida e que ninguém chegará ao Pai, se não for por Ele.

Felizes aqueles que não viram e creram, como nós, que há mais de 2010 anos temos buscando esse caminho, essa verdade e temos crido, sem ter visto e temos sentido, passar por nossas vidas, como um dia passou, como homem comum, entre aqueles que o assistiram no cumprimento de Sua missão de salvar a humanidade.

Não ti apegues pois na aparência dos auto-retratos, das imagens esculpidas em gesso, broze, madeira, mas na aparência que vive em sua´lma do Jesus que salva, liberta, abençoa.

"Confie nEle e Ele tudo fará"  que Deus o abençoe em nome de Jesus.


----------------------
Colaboração Irmão Cleuber Landim
Flamarion Costa
Enviado por Flamarion Costa em 13/05/2010
Reeditado em 25/03/2013
Código do texto: T2254256
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.