Mensageiro Diferente

Nesta Mensagem veremos que Deus Jeová nunca falha, e que sempre está trabalhando em prol daqueles que estão envolvidos na sua obra, muita das vezes não entendemos de imediato o seu trabalhar em nossas vidas, e questionamos o porque disto, o porque daquilo e até mesmo pela falta de vigilância começamos a murmurar,quando não conseguimos realizar os nossos planos os nossos objetivos começamos até a nós perguntar: Será que Deus está mesmo comigo ? Será que Deus não está me vendo, não está ouvindo a minha oração? E eu te digo: “Deus está”, ainda que você não teve a compreensão o entendimento, saiba Deus sempre está trabalhando para o nosso beneficio. E as suas ferramentas os seus recursos são ilimitados .

O texto que servirá de base para esta mensagem se encontra na Bíblia Sagrada no Antigo testamento no livro de Números no cap. 22 no vers. 27-31 que está escrito: “Quando a Jumenta viu o Anjo do Senhor, se deitou debaixo de Balaão, e a ira de Balaão se inflamou e ele bateu na jumenta com a vara. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: Que ti fiz, para que me batesse três vezes? E Balaão disse a jumenta: Porque zombaste de mim, se eu tivesse uma espada em minha mão agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão não sou eu tua jumenta que cavalgaste toda a sua vida até hoje? Era o meu costume fazer assim contigo? E ele disse: Não. Então o Senhor abriu os olhos de Balaão, e ele viu o Anjo do Senhor parado no caminho, com a sua espada desembainhada em sua mão, e ele se inclinou , e se prostrou com o rosto em terra”.

Esta historia que a Santas Escrituras nos conta a aconteceu com homem chamado Balaão, Balaão era um sacerdote-adivinho conhecido entre as nações daquele tempo, segundo a Biblia de Estudo Pentecostal, está escrito que balaão pode ter sido anteriormente um verdadeiro seguidor de Deus Jeová, e que depois se afastou(desviou) da fé. e agora nesta passagem desviado da presença do Senhor, e cheio de conhecimento do ocultismo e feitiçaria acreditava balaque que ele podia amaldiçoar o povo de Deus.

Naquela época quando alguém queria uma resposta de Deus esta pessoa ia até o profeta e o profeta o respondia segundo apalavra de Deus, e o profeta era o contato entre elas e Deus. E este acontecimento foi tão impactante naqueles dias e eu creio que também seria nos nossos, que Moisés relata este ocorrido no seu quarto livro. E para entendermos todo ocorrido deste fato, com as minhas palavras quero voltar no começo deste cap. 22 do livro de Números.

A Bíblia nos fala que havia um rei chamado Balaque. Balaque era rei dos moabitas este povo era inimigo do povo de Israel, quando este rei Balaque viu que o povo de Israel estava acampado perto dos limites de seu reino temeu muito, porque viu que o povo era numeroso mais fortes do que ele e que eram um povo que vencia os seu inimigos, e por isso o rei Balaque temeu muito o povo de Israel, o povo de Deus Jeová. Então o rei Balaque mandou os seus servos chamarem Balaão por que acreditava que se ele amaldiçoasse o povo de Israel ele conseguiria os expulsar de suas terras, o sacerdote- adivinho Balaão movido pela cobiça do pagamento oferecido pelo rei, se levantou e foi ter com o rei, mas Deus como sabe de todas as coisas (onisciente) veio a Balaão e lhe disse: “ Não vá , você não pode amaldiçoar este povo, este povo é bendito” mas Balaão não deu ouvido a voz do Senhor, e se levantou e foi, movido pela cobiça do dinheiro. E na sua caminhada até chegar ao rei, por três vezes o Anjo do Senhor se pós na sua frente para o matar, por duas vezes a jumenta conseguiu se desviar do Anjo, mas na terceira vez passando por um lugar estreito não conseguiu e a sua única atitude foi se deitar perante o anjo debaixo de Balaão. E até neste momento o profeta estava desapercebido com a presença do Anjo e não sabia que o Anjo do Senhor estava em seu caminho como adversário.

E trazendo este acontecimento hoje para a nossa vida, eu te pergunto: Quantos na casa do Senhor que estão como Balaão,desviados da presença do Senhor, homens que servião a deus Jeová de coração fazendo a sua obra, mas na ganância pessoal,sairam da sua presença e preferiram seguir Balaque (o mundo) e se desviaram da palavra do Senhor, e hoje mesmo estão como Balaão, estão em perigo a Bíblia nos fala que quando Balaão escolheu servir o mundo (Balaque) a ira de Deus se inflamou contra ele, e o Anjo do Senhor se colocou por adversário no caminho. Balaão antes intimo de Deus, servo do Senhor guardado debaixo das suas mãos, agora correndo perigo de vida. Totalmente cego espiritualmente.

E hoje em nossos dias não é diferente, quantos estão voltando atrás, e estão morrendo espiritualmente, estão perdendo a salvação que há em Cristo Jesus, estão trocando o eterno pelo passageiro, e a quem diga: “uma vez salvo, salvo para sempre.” Mas o Senhor Jesus nos ensina no evangelho segundo Mateus no cap. 24 no vers.13 “ Aquele porém que perseverar até o fim será Salvo” este versículo o Senhor está falando em perseverança, isto significa que temos que insistir prosseguir no dia a dia até o fim de nossas vidas aqui nesta terra na presença do Senhor. E que a nossa caminhada na presença ao Senhor não seria fácil, porque vai haver dificuldades, eu não sei como estava a vida financeira de Balaão naquela época que estava seguindo o Senhor, eu acredito que o pão de cada dia o senhor o dava.

E quantos preferem trocar o alimento seguro debaixo da mão de Deus, para as riquezas que estão neste mundo. Quando eu falo de Pão e estou falando nos dois sentidos ( Pão Alimento ) e ( Pão a palavra de Deus) A Bíblia nos fala que muitos nesta busca se transpassam a si mesmo com muitas dores. Eu não conheço uma única passagem no novo testamento onde o Senhor Jesus Cristo está prometendo riquezas para alguém, pelo contrário, eu conheço várias passagens que Ele está nos mandando nos desprendermos delas.

O Senhor Jesus Cristo nos fala no evangelho segundo Lucas no cap.12 vers.15“Cuidai-vos e guardai-vos de todo o tipo de ganância, porque a vida de um homem não consiste nos bens que ele possui.”

Quando a jumenta parou na frente do Anjo e se deitou debaixo de seu dono, Balaão começou pela terceira vez a bater nela, estava com tanta raiva que até desejou a sua morte. Sem saber que estava recebendo um grande livramento. Mas Balaão na sua cabeça pensava que tinha que chegar até Balaque para se dar bem, mas a jumenta na sua visão sabia que o melhor para ele era não ir. Quantas vezes o Senhor tem falado com a gente através de pessoas que estão ao nosso lado, pessoas que estão próximas de nós. E eu quero te dizer uma coisa: Deus fala com o homem através da sua Palavra: a Bíblia Sagrada, e usa também pessoas que estão perto de nós e não pense que Deus quando quer falar com alguém, Ele vai só usar pessoas que estão ligadas a Ele, pessoas da igreja irmãos, os ministros ou os pastores, Deus fala com o homem do jeito que ele quer e com quem ele quer e usa quem quiser, e se naquele momento não estiver uma pessoa perto de você, Ele usa ainda hoje um animal para lhe transmitir o seu recado para conceder os livramentos, bênçãos, exortações, entendimentos da palavra do Senhor. Agora você pode até estar pensando que eu fiquei doido. Hem? Eu te mostro que não fiquei e que estas palavras são verdadeiras, sabemos que o homem nasce para o trabalho está escrito no livro de Jó cap.5 vers.7 o primeiro homem criado por Deus “Adão”. Adão trabalhava no Jardim do Edém. E lá no jardim não precisava pagar a água, luz, condomínio, IPTU, o alimento, tudo era de graça. O homem desde a criação já trabalhava. Agora e hoje o homem que não gosta de trabalhar, o preguiçoso, você sabe o que Deus Jeová manda ele fazer? Ele manda o preguiçoso ir ter com a Formiga, está escrito no livro de Provérbios cap.6 vers.6-8. As atitudes de uma formiga falam por si mesma que são criaturas trabalhadeiras embora tão pequenas e frágeis. E eu te pergunto de novo: um animal transmite ou não transmite um recado de Deus? E se ele quiser, ele coloca um animal falando também, para Deus Jeová tudo é possível basta ele querer.

Quantas vezes a sua mãe disse um não para você? E você movido pela sua vontade própria questionou o não, ou até mesmo começou a bater na sua mãe com a língua e muitos com a mão mesmo. Uma Vez quando eu tinha uns quatorze anos, eu me lembro que discuti com a minha mãe, e na desobediência eu saí com uns colegas para brincar na rua. E eu me lembro que um deles deu a idéia de nós pularmos um muro que dava para um Hospital psiquiátrico, movidos ali pelo grupo pulamos o muro e ficamos perto do pátio, onde os internos ficavam, quando os internos nos viram, vieram para cima de nós, e começamos a correr, e foi um corre corre e na hora do aperto querido, é perna para quem tem, e até hoje eu não sei onde foi que eu cortei o pé, um corte tão fundo que quase perdi os movimentos dos dedos e até hoje eu tenho uma sensibilidade muito grande no pé. E aí eu te pergunto: e se eu tivesse dado ouvido a voz da minha mãe, isso teria acontecido? E claro que não, e Deus não fala na sua palavra que os filhos tem que ser obedientes aos seus pais no Senhor.

Deus Jeová deu poder para aquela jumenta falar, e Balaão teve a sua visão clareada e ai pode ver que havia de fato um Anjo do Senhor na sua frente com uma espada na sua mão, e ele entendeu que se a sua jumenta tivesse prosseguido o seu caminho ele teria perdido a própria vida. Entenda uma coisa, nem tudo o que da errado nas nossas vidas significa derrota, a Bíblia nos fala no livro de Provérbios cap. 14 vers.12 “Há um caminho que para o homem parece direito, mas o fim dele conduz á morte”. Antes de nós murmuramos reclamarmos de algo que não deu certo em nossas vidas, nos temos e que agradecer a Deus, ainda que no momento pareça que estamos perdendo. Uma perda aqui significa um ganho melhor na frente. E Deus Jeová Sabe como conceder os livramentos para os seus filhos.

Quem sabe a sua vida parou, os planos que você tem para a sua vida secular ou para a sua vida ministerial, se encontra parado e você já orou, já buscou de Deus a resposta, a direção e ainda você continua prostrado. Não consegue mais avançar, e você é uma pessoa de Deus, esta na presença de Deus, obedecendo a sua palavra praticando a sua vontade ao contrário de Balaão, chegou a hora de você mudar as suas atitudes, exemplo: se na sua vida secular você trabalha de vendedor, um exemplo: se você vende roupa e não está conseguindo o sustento da sua casa com a venda da roupa vai vender um outro artigo e se como vendedor não está bom, busque outras profissões naquilo que você sabe, ou tem o interesse de aprender. Entendeu?

Não fique só numa coisa, e na obra do senhor é a mesma coisa, procure fazer aquilo que dá para você fazer e fazer bem feito, a Bíblia nós diz no livro de Eclesiastes no cap. 9 vers.10 “Tudo o que vier na tua mão para fazer, faça-o conforme as suas forças.” Não importa qual é o trabalho que você faz , limpar a igreja ou cuidar das crianças ou visitar os enfermos ou os presos, não importa para Deus tem o mesmo valor , todo o trabalho efetuado na obra do Senhor tem o mesmo valor, o que vai fazer a diferença é se o que você está fazendo é de coração e se você está dando o seu melhor.

Agora se você está na mesma posição em que estava Balaão, na desobediência a palavra de Deus,e desviado da sua presença, hoje é a sua grande oportunidade de se consertar com o Senhor, e voltar para dentro da sua vontade, vontade esta revelada na Bíblia Sagrada, Balaão através da misericórdia do Senhor teve os seus olhos abertos, ele já estava cego espiritualmente por causa da cobiça, mas Deus lhe deu uma oportunidade de livramento, lhe abrindo os olhos, nesta oportunidade Balaão se inclinou , e se prostrou com o rosto em terra, reconhecendo o seu erro.

E Deus Jeová em nome de Jesus, está te dando agora está oportunidade, volte para os caminhos do Senhor, Ele te Ama, Ele te chama.

E a você que ainda não aceitou o Senhor Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador, hoje é o dia que ele preparou para você ter um encontro com ele, aceite-o agora mesmo onde você estiver, leia a Palavra de Deus e procure uma Igreja evangélica perto da sua casa e olhe firmemente para Jesus o autor e aperfeiçoador da nossa fé.

Balaão após se consertar temporariamente com Deus pode prosseguir o seu caminho, não mais para amaldiçoar, mas sim para abençoar. Creia nisto, Deus quer te usar como um canal de bênçãos, não só para você mesmo, mas também para aqueles que estão próximos de você.

O rei Balaque, mesmo depois que Balaão se consertou com o Senhor continuou insistindo, no seu plano de amaldiçoar o povo de Deus através de Balaão.

Quando estamos na presença do senhor, o inimigo de nossas almas também insiste no seu plano de nos afastar daquilo que Deus tem preparado para nós. E foi por isso que o Senhor Jesus Cristo nos disse: “Aquele que persevera até o fim, será salvo.”

Deus Jeová te abençoe em nome do Senhor Jesus Cristo, Amém.

Romanos cap. 8 vers. 28: “Sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito.”

Graças a Deus Jeová, em nome do Senhor Jesus Cristo.