QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

Ao me sentar para escrever este artigo, volvo meus olhos espirituais a Deus, pedindo que envie seu Espírito Santo, para que fale tão somente o que o Pai deseja ou permite que eu fale, inspirando-me com a iluminação e a clarividência do Espírito Santo de Deus, na execução desta mensagem.

A propósito, aprendemos desde o início dos ensinamentos bíblicos que existe apenas um Deus, que se compõe em três pessoas que o formam, ou seja, o Pai, Deus; o Filho, Jesus e o Espírito Santo, que também é uma pessoa espiritual. Muitos de nós têm dificuldades em entender como seja essa composição que forma a divindade trina e as funções (operações) de cada um desses seres celestiais, no aspecto espiritual, na vida da pessoa humana. Ele também é Deus e se equivale em poder e glória a Deus-Pai e Deus-Filho.

O Espírito Santo é um ser, um indivíduo com personalidade, o terceiro membro da divindade, é mais que um poder, ou uma força, uma magia, mas uma Pessoa viva e celestial. É um ser concreto.

A trindade é eterna, veja que, desde Gênesis, cap. 1-2, lê-se no Velho Testamento que “ A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas'.

Vê-se que era Ele ativo desde sempre, antes mesmo da fundação da terra, pois Deus é eterno. Várias são as passagens no antigo livro, onde o Espírito de Deus desce sobre os homens, apossa e se apodera dos mesmos, levando-os a praticar atos sobremaneira impressionantes e improváveis à condição humana. Exércitos inteiros eram vencidos por um pequeno grupo de protegidos de Deus; cordas colossais que se transformavam em fios de linho, queimados pelo fogo, liberando braços, destruindo grilhões, gigantes mortos por um quase menino, leões se despedaçavam como se cabritos fossem.

Note-se também pelas Escrituras, que, pessoas conduzidas por esse mesmo Espírito, guiadas pelo amor divino, foram levadas a falar com uma propriedade impressionante, quando tomadas por Seu poder e Sabedoria: Mar que se abria a um toque, pedra que deixava verter água diante do comando de uma palavra ou ao toque do cajado. Bênçãos derramadas com excelência sobre a posteridade dos eleitos de Deus, isso sem registrar as incontáveis vezes em que o Espírito Santo falou e ainda fala, age no homem, usando pessoas para transmitir a mensagem de Deus Pai, bem como profetizar, pois Deus não muda, também não muda o seu modo de atuar na vida humana.

No Novo Testamento, o Espírito Santo de Deus age no momento da concepção de Maria , passando pelos dons distribuídos por Deus aos que creem, através do mesmo Espírito, que são selados para a salvação eterna, a redenção. É Ele o mesmo que move homens e mulheres a fazer a boa e justa vontade do Pai. Acrescente-se que as profecias nunca são frutos da vontade humana, mas um desejo dEle para a humanidade. Ele guia os homens à Verdade. "Porque todos quantos são guiados pelo Espírito Santo, estes são filhos de Deus." Romanos 8:14

Antes de Jesus subir aos céus, testificou do Espírito Santo, quando prometeu o Consolador que estaria com todos até a consumação dos séculos. Jesus explica bem claramente: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (João 14:18). Jesus disse que Ele voltaria para seus discípulos como um outro Consolador. Esta é a forma mais apropriada pela qual a Bíblia claramente nos conta sobre outro Consolador. A palavra Grega parakletoV (parakletos), traduzida “Consolador” é usada 5 vezes na Bíblia. Quatro vezes a palavra é traduzida por “Consolador” e a outra vez, por “Advogado”. QUEM é o Consolador? “Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos um advogado (parakletos = Consolador) junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I João 2:1). Deus tem claramente revelado que Jesus Cristo é nosso Consolador. Jesus Cristo é o Advogado constituído por Deus e diante de Deus para interceder por nós, pelos nossos pecados.

Retomando o início desse artigo, torna-se muito evidente a separação entre as três pessoas eternas, quando, no livro de Mateus, Cristo disse que, se alguém ofender a Deus ou a Jesus pode ser perdoado, mas o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão, nem neste mundo, nem no mundo vindouro. Trata-se de uma blasfêmia, quando pecado verbal, refere-se ao dizer algo grave contra o Espírito Santo de Deus. "Todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada." Mateus 12:31. E no verso 32, Ele acrescentou :". . . se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isto perdoado, nem neste mundo, nem no porvir." Também se refere na Bíblia, como pecado contra essa divindade, o fato de uma pessoa saber que algo é pecado e insistir nesse erro, A Bíblia declara que o pecado contra o Espírito Santo não é um tipo de erro, mas a "recusa persistente em abandonar o pecado conhecido, e obedecer a Deus."

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” I Coríntios 2:14. É como dizer que a sabedoria do homem é loucura para Deus.

Devemos pedir a presença do Espírito Santo de Deus em nossa vida, a nos guiar em todos os momentos. Ele não invade nosso coração e nossa mente se não o pedirmos. Ele é meigo e sincero e não violenta a vontade humana.

É muito melhor sabermos disciplinar nossa vontade pecaminosa e seguirmos a orientação de Deus para termos a salvação, do que seguirmos nosso próprio caminho rumo à morte: o Espírito Santo nos conduz ao entendimento e ao discernimento necessário que leva ao bem viver.

Os fariseus, que conheciam tão bem as Escrituras e os Profetas, não reconheceram o Cristo e, mais do que isso, questionaram-no, repudiaram-no e o mataram. Cristo falava por parábolas para que eles não entendessem a mensagem de Deus e se convertessem. O arrependimento deles não satisfazia mais a vontade de Deus, pois haviam blasfemado contra o santo Espírito de Deus.

Então, como saber que ainda não cometemos este pecado? Se ainda ouvimos a Voz de Deus nos orientando e nos chamando de volta ao caminho do Senhor; e se sentimos tristeza pelos pecados cometidos, isto é prova de que Deus está falando ao nosso coração e tentando salvar-nos. Isso só é possível por obra e graça do Espírito Santo de Deus. Se ocorre assim na nossa vida, se sentimos arrependimento por termos falhado junto a Deus e/ou ao próximo, é certo que não cometemos o pecado imperdoável, contra o Espírito Santo. O próprio fato de preocuparmos se blasfemamos ou não contra o santo Espírito é sinal de que esse pecado não foi cometido, porque quem pratica tal ato já está totalmente afastado de Deus.

É bom ressaltar que remorso é diferente de arrependimento: Remorso é a certeza de ter errado sem o desejo de mudança. Arrependimento leva à transformação e abondono do ato praticado. Judas Iscariotes sentiu remorso quando tomou conhecimento de que ajudara a matar o Filho de Deus, mas não se arrependeu, por isso se precipitou no abismo. Tinha o livre arbítrio para se arrepender e pedir perdão, mas não o fez, conforme previram as escrituras. O Profeta Zacarias previu até o valor que o traidor receberia para fazê-lo, trinta moedas de prata.

O conselho divino é: "Hoje, se ouvirdes a Sua Voz, não endureçais o vosso coração." Hebreus 3:15. Se agora você está sentindo necessidade de Deus, abra seu coração e Deus o perdoará, com toda a certeza, pois, se há reconhecimento do erro, vontade de não mais o praticar, é porque o Espírito santo ainda está atuando em sua vida, indicando o caminho e convidando à salvação.