AJUDA DIVINA

"PORQUE, ESTA MESMA NOITE, UM ANJO DE DEUS, DE QUEM EU SOU E A QUEM SIRVO, ESTEVE COMIGO"(Atos, 27:23)

-------------------------------------------------------------------

Segundo tudo indica, DEUS nos outorga o equipamento de que necessitamos ordinariamente para continuar a viver, para procurar cumprir nossos propósitos e para aprender as lições de que necessitamos para que se desenvolva a nossa alma.

Todas essas coisas contribuem para que nos tornemos cada vez mais semelhantes a CRISTO, em sua natureza moral e metafísica, contanto que elas sejam apropriadamente utilizadas, sendo esse o alvo da existência humana.

"PORQUANTO AOS QUE DE ANTEMÃO CONHECEU, TAMBÉM OS PREDESTINOU PARA SEREM CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO, A FIM DE QUE ELE SEJA PRIMOGÊNITO ENTRE MUITOS IRMÃOS". (Rm. 8:29).

Entretanto, ocasionalmente, precisamos avançar por algum trecho muito íngreme do caminho, quando a nossa carga passa a pesar em demasia, em que os problemas a serem enfrentados se tornam insolúveis, quando somos forçados além de nossas forças e possibilidades. É justamente em ocasiões dessas que nosso DEUS nos proporciona a sua ajuda divina, o seu socorro especial, através de circunstâncias fora de nosso controle, que podem agir em nosso favor. Então, embora tudo possa parecer acidental, na realidade foi uma intervenção direta do Senhor em nosso socorro. Ou ainda, por outro lado, essa ajuda divina pode assumir a forma de alguma manifestação espiritual, conforme foi o caso em foco, que envolveu o apóstolo Paulo.

E temos uma visão, uma iluminação espiritual, uma profecia, um sonho, um milagre providencial, ou qualquer outra intervenção de natureza extraordinária, miraculosa. Todos esses casos de intervenção divina podem servir de lições objetivas, para nós, não tendo por finalidade tão somente prestar-nos ajuda.

Podem ensinar-nos a reconhecer que existe um mundo de poderes espirituais, de seres espirituais, mais elevados do que o nosso mundo material. Desse modo nossas mentes se desprendem de seu ambiente materialista, e nossos espíritos são levados a anelar pelo nosso lar celeste, que não se parece em coisa alguma com este mundo de pecado e de miséria.

Na passagem de Atos, 23:11, percebemos que o apóstolo Paulo recebeu uma visão da parte do próprio Senhor JESUS, ao mesmo tempo em que lhe foi garantida sua chegada na cidade de Roma. Por diversas vezes, a partir daí, durante a tempestade (Atos, 27: 18), Paulo deve ter meditado sobre essa visão, daí recebendo consolo e encorajamento. Foi nessa ocasião que lhe apareceu o anjo do Senhor. (Atos, 27: 23), o que provavelmente se trata de uma referência a CRISTO ou a algum outro mensageiro angelical, enviado ao apóstolo naquele momento de crise, para que ele não sucumbisse ante o desânimo e o desespero.

É motivo de encorajamento sabermos que o Senhor nos ajuda e consola, no decorrer do serviço que lhe prestamos. E o episódio à nossa frente lembra-nos que os anjos têm um serviço a prestar em favor dos que são herdeiros da salvação.

"NÃO SÃO TODOS ELES ESPÍRITOS MINISTRADORES, ENVIADOS PARA SERVIÇO A FAVOR DOS QUE HÃO DE HERDAR A SALVAÇÃO?"(Heb. 1:14).

Se nessas palavras de Paulo, está em foco um ser angelical, então o apóstolo quis dizer que era a DEUS que ele adorava e servia, porquanto um mero anjo jamais seria adorado e servido por um homem crente, e, sobretudo, pelo apóstolo Paulo. A propósito, na própria expressão do mencionado apóstolo, ou seja:

"...DE QUEM EU SOU E A QUEM SIRVO...", observamos à total e completa consagração, tanto no que diz respeito ao homem interior, que adora, como no que tange ao homem exterior, que serve, e isso de alguma maneira prática e patente. Essa era a maneira de Paulo dizer que vivia em uma vida de duas dimensões, estado em comunicação com dimensões diante das quais a sua própria dimensão terrena era sempre secundária, porquanto era guiado por uma sabedoria muito maior do que a sua. Ele vivia sob a mão de DEUS, e a luz que provinha de DEUS é quem lhe conferia direção.

"SEGUINDO ELE ESTRADA FORA, AO APROXIMAR-SE DE DAMASCO, SUBITAMENTE UMA LUZ DO CÉU BRILHOU AO SEU REDOR, E, CAINDO POR TERRA, OUVIU UMA VOZ QUE LHE DIZIA: SAULO, SAULO, POR QUE ME PERSEGUES? ELE PERGUNTOU: QUEM ÉS TU, SENHOR? E A RESPOSTA FOI: EU SOU JESUS, A QUEM TU PERSEGUES."(Atos, 9: 3-5).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro N.T.Interpretado

Wilson de Oliveira Carvalho

NADA ASSENTA MELHOR AO CORPO QUE O CRESCIMENTO DO ESPÍRITO.

(Provérbio Chinês)

Wil
Enviado por Wil em 26/05/2010
Código do texto: T2280545