A Verdadeira Sabedoria

A Paz do Senhor Jesus. Nesta mensagem quero escrever falar sobre sermos sábios diante de Deus.

Em I Coríntios, capítulo 3, a partir do versículo 18 até o versículo 20 lemos:

Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.

Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.

E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.

O texto bíblico diz que o conceito de sabedoria deste mundo é diferente do conceito de sabedoria de Deus.

Qual a diferença entre eles? Quando o texto fala sobre a sabedoria do mundo, refere-se como as pessoas se comportam para obterem vantagens de forma ilícita. Por exemplo: Imagine você andando pela rua, e uma outra pessoa caminhando uns 10 metros a sua frente. De repente, cai uma nota de R$ 100,00 do bolso dela, mas ela não percebe. O Que você faria? Quem é sábio neste mundo, pega o dinheiro e guarda para si, porém quem é sábio diante de Deus devolve a nota perdida. Em uma palavra podemos dizer que a sabedoria deste mundo é: Desonestidade.

O conceito de sabedoria que Deus tem está escrito em Mateus 7:12:

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

Esse versículo mostra que devemos tratar os outros como queremos ser tratados. Não é à toa que a bíblia diz em Mateus 22:39 que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos.

Em Daniel capítulo 3, lemos a história de 3 homens que foram sábios diante de Deus, eles se chamavam Sadraque, Mesaque e Abednego.

Esses homens judeus, moravam na Babilônia e tratavam dos negócios

dessa província.

Certa vez, o rei do império babilônico, construiu uma enorme estátua e convidou várias pessoas que possuíam cargos administrativos naquele império, entre elas estavam Sadraque, Mesaque e Abednego. O rei ordenou que todos os convidados adorassem aquela imagem, quem se recusasse seria lançado num forno de fogo ardente, os três não adoraram a estátua e disseram ao rei:

Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.

E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

Então, eles foram lançados no forno de fogo ardente, porém nada aconteceu, as chamas não os queimavam, e no forno havia uma quarta pessoa semelhante a um anjo. O rei vendo aquele milagre, chamou os três para fora e os inocentou e glorificou o Deus deles.

Este relato ensina como é bom sermos sábios diante de Deus, pois aqueles homens poderiam ter adorado a estátua, mas eles preferiram obedecer a Deus a se curavar a um deus feito pelos homens.

Você que leu esta mensagem, entregue sua vida para Jesus Cristo, e comece a ser sábio diante de Deus.

Danilo Gonçalves
Enviado por Danilo Gonçalves em 05/07/2010
Código do texto: T2359310