COMPARTILHAR DA IMAGEM DE CRISTO

"MAS NÃO FOI ASSIM QUE APRENDESTE A CRISTO" (Efésios: 4:20)

-----------------------------------------------------------------

A conversão significa total modificação na natureza e na expressão da alma. O arrependimento indica a mudança de direção da alma: a regeneração fala sobre a feitura de um novo homem; a santificação quer dizer vitória sobre o pecado e o crescimento gradual na própria retidão divina.

"NAS AGORA, SEM LEI, SE MANIFESTOU A JUSTIÇA DE DEUS TESTEMUNHADA PELA LEI E PELOS PROFETAS".(Rm. 3:21).

Ora, tudo isso está envolvido no conhecimento de DEUS, quando somos ensinados em sua doutrina e a acolhemos na alma. É que a mensagem de CRISTO exige a mudança de caráter, não havendo real salvação enquanto isso não correr.

A crença fácil que se tornou praga em algumas igrejas evangélicas, tem obscurecido a necessidade absoluta da santidade, pois a salvação consiste da participação na própria santidade de DEUS, conforme ele é vida em CRISTO, o que, por sua vez, provoca a transformação da alma crente segundo a essência da natureza metafísica de CRISTO.

CRISTO, o que por sua vez, provoca a transformação da alma crente segundo a essência da natureza metafísica de CRISTO.

CRISTO, título majestático do Senhor JESUS, cujo intuito é fazer-nos lembrar de seu poder e autoridade, nos céus e na terra. E é mister que seja também o Senhor de toda a vida, de todos os seres vivos Nenhum indivíduo tem a JESUS como seu Salvador se também não o tiver aceitado como seu Senhor.

É para fatos assim que o apóstolo Paulo agora chama a atenção de seus leitores.

Aprender a CRISTO equivale a viver na comunhão com CRISTO, a ter renascido para um novo mundo, a ter-se despido das vestes antigas e ter-se vestido das novas, a ter passado por uma literal revolução no estado humano.

Não basta a familiaridade com os evangelhos, como se fossem estes memórias biográficas, não basta à imitação de CRISTO, limitada à reduplicação ética de sua estatura humana transcendental, pois nada disso pode servir de substituto para aquilo que o N.T. realmente apresenta como a nova vida em CRISTO, conforme ela é exposta no evangelho.

Conhecer a CRISTO e aprender a CRISTO são realidades místicas, mediante as quais o ESPÍRITO SANTO transforma a natureza humana em natureza divina, o que é finito no que é infinito (Gal.5: 22-23), mediante os vários aspectos do fruto do Espírito, que o Senhor JESUS possui supremamente e os quais são infundidos nos remidos mediante o poder místico, através do contacto real com DEUS pela agência do ESPIRITO SANTO;

CRISTO JESUS, pois, é o retrato moral supremo daquilo que DEUS requer. Os homens precisam compartilhar de sua imagem. Disso é que consiste o aprender a CRISTO. Aprender a CRISTO é apropriar-se de tudo quando JESUS é, para que assim se torne o ser do cristão. Trata-se de um aprendizado experimental, que transcende ao que é meramente intelectual. Nesse processo, os homens não aprendem meramente de CRISTO, mas aprendem a CRISTO. Apropriam-se assim do que ele é. Por outro lado, a expressão aprender a CRISTO:

- Não significa aprender a sua doutrina; isso seria um sentido débil por demais, embora haja nisso certa verdade.

- Também não significa meramente aprender o que ele requer, expresso em sua mensagem ética, ainda que esse aspecto também esteja incluído na expressão.

- Mas significa uma experiência pessoal com CRISTO, a infusão da sua natureza, a influência sofrida através do seu "Alter ego", o ESPÍRITO SANTO.

Passagens como Gálatas 2: 20 e Fil. 3:10, definem o sentido dessa expressão. O Filho é revelado em nós. CRISTO é o tema de toda a prédica cristã, mas também deve ser ele um poder transformador no íntimo, pois, do contrário, todo o aprendizado será totalmente inútil. O presente contexto exige essa significação.

"QUANDO, PORÉM, AO QUE ME SEPAROU ANTES DE EU NASCER E ME CHAMOU PELA SUA GRAÇA, APROUVE REVELAR SEU FILHO EM MIM, PARA QUE O PREGASSE ENTRE OS GENTIOS, SEM DETENÇA, NÃO CONSUTEI CARNE E SANGUE."(Gál. 1: 15-16)

FONTES:

Bíblica Sagrada

Livro: NT interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

"SE VOCÊ NÃO É CAPAZ DE AMAR ALGUÉM, NÃO FAÇA SOFRER QUEM REALMENTE TE AMA"

(Autor desconhecido)

Wil
Enviado por Wil em 26/07/2010
Código do texto: T2401276