Resistir à idolatria até o fim. Você consegue passar por esta prova?

Na antiguidade, “o rei Nabucodonosor mandou construir uma estátua de ouro com trinta metros de altura por três de diâmetro; e colocou-a na planície de Dura. Depois, mandou reunir os governadores, ministros, prefeitos, conselheiros, tesoureiros, letrados, magistrados e autoridades das províncias para assistirem à inauguração da estátua que o rei havia erguido. Todos estavam de pé em frente à estátua. Então o porta voz do rei gritou forte:” Esta é a mensagem para todos os povos, nações e línguas: quando ouviram o som da corneta, flauta, cítara, harpa, gaita e ou outros instrumentos musicais, devem todos cair de joelhos para adorar a estátua de ouro erguida pelo rei Nabucodonosor. “Quem não fizer isso, na mesma hora será jogado dentro da fornalha ardente”. Quando todo mundo ouviu o som da corneta, flauta... Todos os povos, nações e línguas caíram de joelhos, adorando a estátua de ouro erguida pelo rei Nabucodonosor. Mas, entre eles, havia Sidrac, Misac e Abdênego, esses três adoravam o Deus verdadeiro, aquele que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que nele existe, esses três não adoravam outros deuses, nem estátuas construídas por mãos humanas, o rei furioso pela ordem não cumprida ordenou que acendesse na fornalha um fogo sete vezes mais forte que o de costume, e depois mandou seus soldados amarrar e jogar os três na fornalha ardente.

Como a ordem do rei era rigorosa e o fogo da fornalha extremamente forte, aconteceu que as labaredas de fogo mataram aqueles que foram jogar os três. Os três rapazes, porém, foram cair amarrados, dentro da fornalha ardente. Sidrac, Misac e Abdênego ficaram passeando no meio das labaredas, cantando hinos a Deus e louvando o Senhor.

Contudo, os funcionários do rei que tinha jogado os três jovens na fornalha não paravam de alimentar o fogo com óleo combustível, piche, estopa e gravetos, tanto que as labaredas subiam uns vinte e dois metros acima da fornalha, alcançando e queimando os Caldeus que estavam por perto. O anjo do Senhor, porém, desceu na fornalha para perto dos três, tocou para fora da fornalha às labaredas de fogo e formou no meio da fornalha um vento úmido refrescante. O fogo nem tocou neles, nem lhes causou sofrimento algum ou incômodo. O rei ficou muito admirado, levantou-se depressa e disse a seus ministros: “Não foram três os jovens que jogamos amarrados na fornalha?” Eles responderam: “Sem dúvida, Majestade”. Então ele disse: “Como é que estou vendo quatro jovens soltos e andando dentro da fornalha ardente, sem qualquer incômodo, e a aparência do quarto é de um filho de deuses?” Nabucodonosor, chegou à boca da fornalha ardente e disse aos três: “Servos do Deus altíssimo saiam daí”. Imediatamente os jovens saíram da fornalha. Reuniram-se os governadores, ministros, prefeitos, conselheiros para ver os jovens. A fornalha não teve força nenhuma sobre os corpos deles, nem os cabelos de suas cabeças ficaram queimados, nem suas roupas sofreram coisa alguma e nem mesmo o cheiro da fumaça os atingiu. Nabucodonosor disse então: “Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênego, que mandou seu anjo libertar seus servos que nele confiaram. Eles não fizeram caso do decreto do rei e entregaram o próprio corpo, pois não cultuam nem adoram nenhum outro deus que não seja o Deus deles. Faço, pois um decreto, mandando que qualquer povo, raça, língua que disser uma blasfêmia contra o Deus deles seja feito em pedaços e sua casa seja totalmente destruída, pois deus igual a este, capaz de salvar, não existe outro”. E promoveu os três a cargos públicos na província da Babilônia.

Hoje, para que isso aconteça, precisamos estar dentro do projeto de Deus, percebemos que Sidrac, Misac e Abdênego, tinham muita fé, acreditava no Deus único e verdadeiro, aquele que não habita em templos construídos por mãos humanas, isso foi creditado a eles como justiça, isso protegeu os três jovens da fornalha de fogo. E hoje será que estamos adorando outros deuses sem saber? Por medo de passarmos dificuldades na vida às vezes submetemos a diversas coisas ilícitas, recebemos ordens de superiores, e mesmo sabendo que a ordem dada é errada, por medo de passarmos dificuldades na vida se submetemos ao erro. Isso presenciamos em todas as áreas da nossa sociedade. Você que leu esta história faça uma reflexão e analise se hoje você está servindo o Deus verdadeiro. Analise se você pode entrar na fornalha ardente sem se queimar. A proteção de Deus é certa para os que nele confiam. Basta acreditar.