Como perdoar tudo?

Acredito que nossa evolução como pessoa torna isso possível, mas é algo trabalhoso e demorado.

Como assim: "nossa evolução como pessoa"?

Vou usar dois exemplo pra tentar explicar isso.

1 - Alguém assistiu ao filme chamado 10.000 a.C.?

É um filme que conta a história de um jovem pré-histórico que saiu pra salvar sua amada que foi raptada e, de quebra, cumpriu uma profecia. Lembrou do filme?

É uma história que prega a cientologia, mas não é disso que vou falar. Vou citar apenas um pequeno trecho:

O pai do protagonista, que era líder da aldeia, saiu de sua vila pra poder salvá-la. Mas, propositalmente, ele saiu em desonra, pois essa foi a única forma que ele encontrou pra proteger o seu povo. (quem assistiu o filme, sabe o porquê).

Anos depois, quando seu filho (o protagonista) descobriu toda a verdade, ou seja, que seu pai na verdade era um herói, ele questionou a seu amigo (que fora amigo de seu pai) sobre a razão de seu pai ter feito aquilo.

A resposta desse amigo é que quero chamar à atenção, observe: Ele disse que as pessoas traçam círculos em sua vida e cuidam e se importam com quem está nesse círculo. Alguns traçam o círculo apenas em volta de si mesmos, outros, em volta apenas de sua família, outros traçam um círculo bem maior onde abarcam todos. O pai do protagonista havia traçado um círculo bem grande que englobava toda a aldeia.

2 - Outra historinha:

Certa vez vi uma história de um homem egoísta que morava sozinho em uma casa próxima à praia (essa história está no mangá Vagabond). Certa vez ele viu um menininho, de uns dois anos, vítima de um naufrágio, mas que havia sobrevivido.

Ele adotou o garoto.

Passado alguns anos, ele notou algo estranho no menino: o garoto não falava.

Em um belo dia, um amigo veio visitar esse homem e após alguns minutos observando, ele percebeu o problema do menino.

O garoto era surdo.

O homem egoísta não conseguia perceber nada fora de seu mundinho, nem a surdez do garoto ele conseguiu notar.

Moral das histórias:

Quando nossa consciência vai além de nós mesmos é que podemos compreender o mundo de fato. Quando nossa consciência está apenas em nós, nossa compreesão da realidade fica prejudicada e limitada.

Jesus não pensava somente em si, não ficou preso apenas em seu mundinho, pois traçou um círculo que englobava a todos, por isso, todos lhe eram importantes, a todos ele ouvia, a todos compreendia e a todos amava.

Ele foi o ápice da evolução da pessoa como ser humano, por isso ele perdoava.

Jesus disse que todos podem fazer isso, não apenas disse, como incentivou a que fizéssemos (amar ao próximo como a si mesmo).

É esse nosso objetivo. Fazendo assim, além de aprender a perdoar, também compreenderemos melhor como o mundo é e como as pessoas são, pois a visão de mundo e sua compreensão amplia-se extraordinariamente, ou seja, é possível perceber que o garoto é surdo.

É mais fácil perdoar quando amamos.

Visite meu blog: http://pensadorlivre-bill.blogspot.com/