O MENINO DO RIO E A BÍBLIA

     Em minhas várias peregrinações, certa ocasião ao dormir de dia sob uma árvore à beira de um caminho  pelo qual eu seguia, sonhei que caminhava por umas trilhas nas proximidades de um rio. Por estar  sedento me dirigi em direção às suas águas no intuito de matar a sede.  Ao me aproximar das margens do rio, vi um menino sentado numa pedra, sendo que sua imagem refletia-se nas águas que formavam um poço em frente onde ele se encontrava. Percebi que ele portava um grosso livro e evidentemente o estava lendo.

    Fiquei intrigado. O lugar parecia ser deserto, isto é, eu não percebera movimentos de pessoas, ou animais nas últimas quatro milhas que caminhara; e pelo que se notava, não havia vestígios daqueles fatores, talvez umas cinco pela frente.   

    Encontrava-me absorto, olhando para o menino, cuja aparência combinava com as composições dos arredores: era lindo, como lindas eram as flores e as ramagens às margens das águas. Não resistindo a curiosidade, e como se a presença dele me fosse normal, perguntei:
    -Esse livro parece ser uma Bíblia, ou me engano?
    -É isso mesmo, ó peregrino. Você a conhece?
  -Ah! Sim. Tenho uma comigo – disse-lhe tirando a minha do embornal que levava e mostrando-a.
   -Que bom que portas uma Bíblia! Você sabia que ela é como uma frondosa árvore contendo folhas e frutos?
    -Bem...nunca fiz tal comparação – respondi-lhe.
  -Pois é. Assim como as árvores tem raízes que lhes dão condições de viverem e existirem, a Bíblia também as têm.
    -É. Dá pra gente refletir nisso. – falei.
   -Assim como as essências das seivas são mais fortes nas raízes, também neste livro há essências espirituais ocultas, não pela terra, porém pelos mistérios de Deus.
  -Interessante. Quem é você? – inquiri ao perceber nele um intelecto que parecia superar ao dos humanos.
    -Bem...pode me chamar de Mensageiro da Esperança...mas vamos ao assunto do qual estávamos falando: As raízes das árvores contém seiva, porém com alto teor de proteínas que lhes dão condições de existirem. Entretanto as folhas, flores e frutos, como também os galhos e o próprio caule, são compostos passivos, cuja manutenção vem das raízes. Entende?
    -É. Tenho em mim, que é isso mesmo.
   -Então. A Bíblia tem as mesmas características. Suas letras, frases e composições diversas existem, embasadas porém, em suas raízes, que embora invisíveis, entretanto existem. O caule, os galhos, as folhas, as flores e os frutos das árvores são como as letras bíblicas, de cujo composto há  um dito: “AS LETRAS MATAM, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA”. O espírito Bíblico está posto como raiz do bendito livro, entendeu? E seus mistérios são transmitidos somente àqueles de quem Deus se agrada. Para isto as pessoas tem que se apegar a Ele.
    -Mas as religiões da terra têm nas letras bíblicas os alicerces de suas existências. É através das palavras escritas que os homens entendem os preceitos de Deus, não?
    -É isso mesmo, ó peregrino. Mas a partir das folhas e dos frutos das árvores, descendo ao caule, podemos ir ao fundo, e nas raízes extrair a seiva, cuja fortaleza dá vida à planta e até remédios para certas doenças humanas. Assim também devemos entender a Bíblia em sua profundidade espiritual, onde se encontra a maior força do sagrado livro.
    -É. Suas palavras têm lógicas!

   -Bem, preciso ir. Te aguardei aqui só para lhe falar esse assunto. Medite e inquira. Deus lhe dará os esclarecimentos contidos nos mistérios da Bíblia para instruir seus semelhantes. E saiba que “NEM TUDO QUE RELUZ É OURO”. Nem tudo que lemos na bíblia quer dizer exatamente o que ali se expressa! Há raízes profundas a serem exploradas, contudo só através de orações e meditações é que os homens receberão de Deus, as reais instruções divinas.

   Naquele instante, vi que a imagem do menino refletida nas águas subiu, levando com ela, o menino,  e se transformando em dois pássaros brancos, mesclando-se com os demais que por ali haviam.
    
     O sonho foi prazeiroso e penso que tive algum lucro espiritual com ele, pois passei a inquirir e a descobrir muitos mistérios permitidos por Deus.