A ORAÇÃO DO PAI NOSSO.

Recentemente 
descobri algo maravilhoso acerca da oração do Pai Nosso. Não é apenas um exemplo de oração; é uma história de vida.

Em Mateus 6.9-13 vemos o maravilhoso ensino de Jesus sobre esta perfeita oração, que Jesus nos deu por exemplo, para quando necessitassemos falar com Deus. Podemos denomina-la como ORAÇÃO DOS FILHOS, dirigida ao Pai, que estando no céu, se faz presente em todo lugar que seja invocado o Seu Nome. O meu amigo, Pastor Arisvaldo prefere chama-la de oração dos filhos; esta oração é um resumo da vida de Cristo, o filho de Deus
.

e assim o Pastor missionário Arisvaldo Cunha, nos descreve a sua maravilhosa descoberta:

Pai nosso que estás no Céu, Santificado seja o teu nome!

Jesus viveu sempre santificando o nome do Pai. Em tudo Ele santificou o nome do Pai. Ele viveu um modo de vida tão parecido com a vida do Pai que chegou a dizer: “Quem me vê a mim vê o Pai.” (João 14.9). Ele também disse: “Eu e o Pai somos um” (João 10.30). Em tudo Jesus santificou o nome do Pai. Ele o honrou tanto que chegou a dizer: “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer o Filho também semelhantemente o faz.” (João 5.19).

Jesus disse que as obras que Ele fazia eram realizadas em nome do Pai: As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito.” (João 10.25). Vejam como Jesus honrava ao Pai! Ele disse: “Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.” (João 10.29). Em todas as coisas Jesus santificou o nome do Pai. Esta oração é a história da vida de Jesus!

Seja feita a Tua vontade.


Oh! Cristo fez a vontade do Pai! Suas palavras e seus feitos honraram a vontade do Pai. Ele disse: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” (João 4.34). Ele se sujeitou à vontade do Pai, por isso Ele disse: “Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.” (Mateus 26.42).
 
Qual o critério que Ele usou para identificar alguém como seu irmão? Foi o critério de fazer a vontade do Pai. Vejam suas palavras: “Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão” (Mateus 12.50). Jesus assim descreveu a vontade do Pai: “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna” (João 6.40). Em todas as coisas Jesus honrou a vontade do Pai e procurou torná-la real no mundo dos homens. Esta oração é um resumo da Sua preciosa vida!

Venha o Teu reino.

Sua mensagem começou anunciando que o Reino estava próximo e por isso os homens precisavam de arrependimento (Mateus 4.17). Vejam suas palavras: “sabei que está próximo o reino de Deus.” (Lucas 21.31). Quanto à forma de entrar no reino de Deus Jesus deixou a seguinte recomendação: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3.3).

Muitos esperavam o reino de Deus com aparência física, mas Jesus disse: “Não vem o reino de Deus com visível aparência.” (Lucas 17.20). Ele mesmo explicou o porquê:Porque o reino de Deus está dentro de vós.” (Lucas 17.21). A mensagem que seus discípulos deveriam pregar era o reino de Deus. Jesus disse: “Também os enviou a pregar o reino de Deus.” (Lucas 9.2). Oh! Jesus preocupou-se com a vinda do Reino de Deus! Esta oração é um resumo da vida de Cristo!

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.



Jesus, durante toda a sua vida, perdoou. Ao paralítico em Cafarnaum que foi carregado por quatro amigos, Jesus disse: “Filho, os teus pecados estão perdoados.” (Marcos 2.5). À mulher que ungiu os seus pés Jesus disse: “Perdoados são os teus pecados .”(Lucas 7.48). Quanto ao relacionamento entre os irmãos Ele falou: “Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.” (Lucas 17.3).

Até mesmo na cruz, no esgotar de Suas forças, Ele liberou uma palavra de perdão, dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lucas 23.34). Oh! Jesus viveu Sua vida perdoando. Esta oração é um resumo da vida de Jesus!

Então, cheguei a uma conclusão:
Oração não é apenas um diálogo com Deus. A oração é uma história de vida.

Senhor, que minha vida seja uma oração a Ti! Sempre e sempre!


_____________
Reflita pois em cada palavras dita nesta oração. Ela diz bem mais do que dizem os que oram, sem refletir a razão de cada expressão que nos deu Jesus, para que nos fizessemos ouvidos, pelo PAI que estando no céu, se faz próximo de todos que o invocam de coração puro.

_______
colaboração Pr. Arisvaldo Cunha