Nem Tudo Está Perdido

Nesta mensagem, iremos meditar na palavra do Senhor, e nós veremos que ainda que passamos por problemas, dificuldades e lutas,nós podemos ter uma esperança e podemos dizer que: “nem tudo está perdido.” Ainda há uma solução para as nossas vidas e este é o tema desta mensagem “Nem tudo está perdido.”

E a passagem da Bíblia Sagrada, o texto da Bíblia que nós iremos meditar se encontra no novo testamento no evangelho Segundo Marcos no cap. 10 no vers. 46 até o vers. 52. Antes de nós lermos estes versículos, eu te convido leitor desta mensagem, a pegar uma Bíblia Sagrada e colocá-la seu lado para que você possa examinar na sua própria Bíblia a veracidade desta mensagem e ter a certeza que “Nem tudo esta perdido.” Não importa o seu problema, seu sofrimento. Tenha esperança. O Senhor Jesus Cristo vai mudar a sua história.

Meditemos na palavra do Senhor, no evangelho Segundo Marcos cap.10 vers. 46-52, que nos diz: “Depois foram para Jericó, saindo Ele de Jericó com seus discípulos e grande multidão, o cego Bartimeu, estava sentado a beira do caminho, mendigando. E ouvindo que era Jesus o Nazareno,, começou a clamar: ‘Jesus Filho de Davi, tem compaixão de mim.’ E muitos o repreendiam, para que se calasse,ele porém gritava mais ainda : ‘Filho de Davi,tem compaixão de mim.’ Jesus parou e disse: ‘Chamai-o.’ E chamaram então o cego, dizendo-lhe: ‘ Tem bom animo.Levanta-te. Ele te chama.’ Lançando de lado a capa, levantou-se de um salto e foi a até Jesus. Jesus perguntou-lhe: ‘Que queres que eu te faça?’ Respondeu Bartimeu: ‘ Mestre, que eu torne a ver.’ Então Jesus lhe disse: ‘Vai. A tua fé te salvou.’ E imediatamente, tornou a ver e seguia Jesus pelo caminho.”

Irmãos leitores desta mensagem, quando lemos este texto da palavra do Senhor, nós observamos que esta passagem nos fala de um homem que tinha uma enfermidade nos olhos. Este homem era cego e devido esta cegueira, a Bíblia nos relata que esse homem que se chamava Bartimeu, estava sentado a beira do caminho, mendigando. Ele não trabalhava e só ficava prostrado,dependendo dos outros. Esta era a sua vida. E quando começamos analisar a vida que o cego Bartimeu vivia, nós podemos imaginar que a sua vida não era fácil, feliz. Ele tinha uma vida de dependência e de humilhação. Uma vida triste, sem esperança. Uma vida de derrota, causada pela sua doença, pela sua enfermidade.

Embora Bartimeu fosse cego, Bartimeu escutava. Ele já havia ouvido falar de Jesus, das suas obras, dos seus milagres e da sua palavra. Bartimeu era cego, mas não era surdo. Nunca tinha visto o Senhor com seus olhos, mas já tinha ouvido falar de Jesus com seus ouvidos e com seu coração e por ter ouvido a respeito de Jesus e suas obras, foi produzindo dentro de Bartimeu a fé. E nós sabemos que a fé, ela vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. O apóstolo Paula nos ensina este princípio na sua carta aos Romanos no cap.10 vers. 17: “Consequentemente a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Cristo.” E esta é única fonte de fé, dar crédito a palavra de Deus, a palavra de Cristo. Bartimeu não via, ele cria no Senhor e nós vemos esta fé avivada dentro do seu coração. Quando o Senhor Jesus passa perto dele e quando ele ouve que é Jesus que estava passando, a sua reação não poderia ser diferente. Um clamor: “ Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim.”

Quem sabe você que está lendo esta mensagem se encontra nesta mesma situação do cego Bartimeu, prostrado, desanimado,sentado no chão, sem animo, sem força para se levantar . Cego (problemas), já perdeu até mesmo a razão de se viver.

O problema do cego Bartimeu, era a cegueira e isto o deixava prostrado, sem ter a condição de uma vida digna. Eu não sei qual é o seu problema, a sua dificuldade que tem te deixado caído, desanimado. Mas saiba de uma coisa: existe um Deus Pai verdadeiro que se importa com você, e um Deus Filho Fiel que se chama Jesus Cristo, que hoje através desta mensagem, está passando perto de você, te dando a oportunidade de ter uma vida restaurada, transformada. Acredite no seu Nome de todo o coração. Nem tudo está perdido.

Bartimeu não via mas ele cria, e na oportunidade, quem sabe esta tivesse sido a única, não ficou calado diante do Senhor,mas começou a clamar insistentemente: “ Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim.” A Bíblia Sagrada nos fala no livro do profeta Isaias no cap.59 , vers. 1-2: “Eis que a mão do Senhor não é curta para salvar, nem é insensível seu ouvido, que não possa ouvir, mas vossas iniqüidades (pecados) fazem separação entre vós, para que ele não vos ouça.” Clame leitor ao Senhor, você que se encontra sentado, caído, consternado (muito triste). Clame ao Senhor, ele vai mudar a tua história. E o próprio Deus Jeová, através do profeta Jeremias, no cap. 33 vers. 33 diz: “Clama a mim e o responderei anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes.”

E se você está vivendo uma vida contra a Palavra de Deus, uma vida de pecado, arrependa-te. Deus quer mudar a tua situação, ele quer te colocar de pé. Amém? Deus tem um milagre para você, creia. Nem tudo está perdido.

Se você ainda não aceitou o Senhor Jesus Cristo, como o seu Único e Suficiente Salvador, esta é a tua oportunidade, Jesus está passando e ele nos diz no livro de Apocalipse, cap.3 vers.20: “Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta (coração), eu entrarei, cearei com ele e ele comigo.” Nem tudo está perdido. Hoje é o dia do seu milagre. Não deixe leitor, que as multidões, os seus pensamentos equivocados, o seu “achismo”, os seus costumes e a sua religião venham te calar. Clame sem duvidar. Clame com fé e receba o seu milagre das mãos do Senhor.

O interessante nesta passagem do Evangelho Segundo Marcos cap.10 é que o cego Bartimeu a princípio, não foi até Jesus, mas foi Jesus que veio até ele pelo caminho. Têm situações, problemas tão difíceis de resolverem que às vezes não conseguimos verdadeiramente, sair do lugar. Ficamos num estado de inércia, paralisados. E Deus sabe disto. E começamos até pensar que Deus se esqueceu de nós, que não está nos vendo, vendo as nossas causas, os nossos problemas. Mas saiba, Deus Jeová, está nos vendo sempre. Ele conhece os nossos corações e a nossa vida. No livro do profeta Jeremias no cap. 23 nos vers. 23-24, está escrito: “Acaso sou Deus apenas de perto - diz o Senhor - e não também de longe? Se um homem se esconder nos seus esconderijos, não o verei? –disse o Senhor – Pois minha presença enche o mar e a terra. – disse o Senhor-”

Ainda que nós tentássemos esconder de Deus Jeová, do Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo, nunca conseguiríamos. Ai está a Onipresença de Deus. Creia leitor, irmão, na presença do Senhor. Nem tudo está perdido. Ao insistir no seu clamor, contrariando a multidão e a sua dificuldade, Jesus parou e mandou que os seus discípulos o chamassem, e quando Bartimeu chegou perante do Senhor, o Senhor lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” Bartimeu respondeu: “Mestre, que eu torne a ver.” E o Senhor Jesus lhe disse: “Vai, a tua fé te salvou.” E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus Cristo pelo caminho.

Se Bartimeu tivesse acomodado naquela situação que se encontrava e tivesse ficado calado, quando o Senhor estava passando ao seu lado, Bartimeu não teria recebido o seu milagre e não teria recebido também a oportunidade da salvação. Foi o Senhor Jesus Cristo que declarou no vers. 52: “Vai, a tua fé te salvou.” Após receber seu milagre, Bartimeu começou a seguir o Senhor pelo caminho. No evangelho segundo o Apóstolo João no cap. 8 vers. 32, o Senhor diz: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” E no vers. 36: “ Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Através de Jesus Cristo, não recebemos apenas a cura física, a solução para os nossos problemas, mas também a cura espiritual da nossa alma, se temos a condição de seguir o caminho com Jesus Cristo, caminho este que nos leva para o céu, para viver uma vida eterna com o próprio Senhor Jesus.

O apóstolo Paulo declara na sua carta aos Hebreus no cap. 11 vers. 6: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima, precisa crer que ele existe e que recompensa os que o buscam.” Aproximemo-nos, portanto, com toda a confiança do Trono da Graça, a fim de recebermos misericórdia e alcançar graça para socorro em momento de necessidade.” Bartimeu, clamou e confiou no Senhor, e recebeu a sua vitória. E para terminar esta mensagem, porque não citar também o Salmo de Davi, cap. 37 vers. 5, que diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e tudo Ele fará.” Lembre-se: Enquanto há vida, há esperança. Nem tudo está perdido.

Que Deus Jeová te abençoe, em nome do Senhor Jesus. Amém.

Rm. 8-28: “Sabemos que tudo coopera para p bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Graças a Deus.