UM ANZOL NO NARIZ

"Por causa da tua raiva contra mim e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio, nos teus lábios e te farei voltar pelo caminho por aonde vieste". Isaías 37: 29.

Os filhos de Deus sempre serão alvos das investidas de Satanás, pois como nos tornamos filhos do Pai seremos motivos da raiva e da inveja dos seus inimigos, que também são inimigos de Deus.

Todos nós já sabemos que Satanás nutre sentimentos de ódio, raiva, ciúme e inveja dos filhos de Deus, tanto é verdade que quando os filhos de Deus foram apresentar-se ante ao Pai, Satanás atreveu-se a ir junto destes – como um desocupado, bisbilhoteiro, atrevido e sem ser convidado para estar junto ao grupo, ele disse a Deus que andava rodeando a terra e passeando por ela (Jó 2.2.); com certeza “cuidando” da vida dos servos do Senhor.

Assim, os filhos de Deus sempre serão incomodados com as investidas de Satanás, devido à inveja que ele tem destes. Como Satanás foi expulso da presença de Deus, porque não conseguiu superar o seu orgulho e soberba sempre estará a acusar e buscar motivos para desonrar os filhos de Deus (Ap 12.10b).

Entretanto, há uma palavra de Deus para a nossa vida que poderá ser aplicada nestes momentos em que nossos inimigos se levantarem trazendo afronta e acusação: “... eis que porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio, nos teus lábios e te farei voltar pelo caminho por aonde vieste (v. 29b). Quando criança, em muitas ocasiões presenciei o meu pai colocando arame no focinho dos porcos. A cena era terrível e não sei se hoje daria conta de ver tal trabalho. Ele pegava o porco a laço, e de cócoras, segurava-o entre as pernas; minha mãe auxiliava-o trazendo um arame que o meu pai introduzia no focinho do animal e depois ela passava-lhe a alicatre – assim diziam eles -, que ele usava para torcer o arame para que este não se soltasse do focinho do pobre animal. Estava terminado o trabalho, e assim esse porco não poderia (re)mexer a terra – fuçar tudo o que desejasse - e nem comer determinados alimentos. É isso que Deus pode fazer com os nossos inimigos – além da dor advinda da colocação do arame, o fato de não poder re(mexer) em nada, e mais a privação de determinadas comidas. Esse arame também desempenha uma função de freio, pois o animal fica totalmente limitado e se insistir em fuçar sempre estará se ferindo.

Mais uma vez podemos perceber que sempre valerá a pena confiar em Deus e deixar que Ele trate com os nossos inimigos.

Se confiarmos e deixarmos que o Pai cuide das situações de afrontas que sofremos, veremos que além do anzol no nariz e do freio, Ele fará com que nossos inimigos voltem para o lugar de onde vieram.

Esse é Jeová!

Vicentina Vasques
Enviado por Vicentina Vasques em 11/10/2010
Reeditado em 17/07/2017
Código do texto: T2551214
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.