A Decisão de Pilatos

A Graça e a Paz de Cristo sobre tua vida.

Algo muito interessante aconteceu ontem comigo. Estava lendo os últimos capítulos do evangelho de Marcos e o Senhor chamou minha atenção para a passagem em que Pilatos interroga Cristo. Até aí tudo bem. Terminei a leitura do livro e a passagem ficou em meu coração. Mais tarde, conversando por msn com um irmãozinho sobre o texto da esposa de Jó, que havia escrito acho que um ou dois dias antes, ele me disse: "Escreva algo sobre escolhas e decisões". Meio que instantaneamente, o texto de Pilatos interrogando Cristo veio ao meu coração. À noite, li a passagem contida nos quatro evangelhos e o Senhor confirmou essa palavra que vou compartilhar com você agora.

Há um princípio espiritual precioso contido no interrogatório de Pilatos ao Senhor. Veja, a Palavra nos testifica que Pilatos não achou nada contra Jesus para o condenar a morte. Mas consideremos a situação. Devido ao cargo que exercia, havia uma preocupação por parte de Pilatos em agradar ao povo. Quantas vezes não nos encontramos em situações semelhantes?

Por diversas vezes nós nos achamos em posição semelhante a de Pilatos, onde temos que escolher entre fazer o que cremos ser o certo, ou fazer o que a sociedade clama que façamos. A narrativa bíblica diz que Pilatos se maravilhou muito com a postura de Cristo, e nem isso impediu ele de entregá-Lo para a crucificação.

Quanto maior a nossa intimidade com Cristo, mais nos maravilhamos com Ele, mas isso por si só não é definitivo no que diz respeito a tomar as decisões que nos competem de modo correto. Podemos até estar maravilhados com Cristo, contudo, se ainda nos importamos com o clamor social, que em grande parte é contrário a justiça de Deus, então, temos uma grande probabilidade de tomar decisões que não estarão sob a orientação do Pai.

A multidão clamou por Barrabás; um criminoso! Muitas vezes em nossa vida nós também clamamos por Barrabás. É! Isso ocorre quando damos ouvidos a nossa carne e não ao Espírito. Quando isso ocorre ficamos exatamente na posição de Pilatos. Sentimos qual decisão deve ser tomada, mas muitas vezes estamos tão entranhados no mundo, que fazemos nossas decisões baseadas nos valores sociais e não espirituais. Se você não pede direcionamento a Deus para tomar decisões e as toma fundamentadas nos valores estabelecidos pela sociedade, você teria feito exatamente o que Pilatos fez. Já pensou nisso?

Pilatos realmente não queria entregar Cristo para ser crucificado. Tanto é que na hora da sentença ele faz o gesto simbólico de lavar as mãos. Com essa atitude ele quis dizer:"Eu não tenho nada com isso. Por mim Ele teria sido solto".

E isso é algo muito perigoso, pois se pensarmos bem, perceberemos que nós também lavamos as mãos diante de muitas situações do dia-a-dia. Por exemplo, se você já deixou de falar de Cristo para alguém, de orar em público, de dar opiniões fundamentadas na Palavra de Deus, de assumir aos outros seu estilo de vida separado ou de declarar no que crê porque teve receio do que as pessoas iriam pensar, então você também já tomou uma decisão como a de Pilatos. Você pode não ter feito deliberadamente, mas se fez, então você também optou por lavar as mãos naquela situação específica. Devemos estar sempre trazendo a memória o padrão de vida proposto por Cristo, porque isso nos ajudará nas escolhas a serem feitas.

Que as decisões tomadas por você sejam diferentes da de Pilatos. Não se preocupe em agradar os outros se para isso você tiver que contrariar o que Deus fala ao seu coração.

Lembremos que buscamos excelência, pois nosso alvo, Jesus, é perfeito. Avancemos, pois, um passo de cada vez em direção ao nosso Noivo Amado.

Espero que o Senhor te toque com essa palavra, e que suas decisões possam estar sendo tomadas sob a boa, perfeita e agradável vontade do Pai.

Que possamos estar orando uns pelos outros, nos animando e compartilhando o que o Senhor tem nos dado. Fique na Paz de Cristo. Amém.

Vagner Fernandes
Enviado por Vagner Fernandes em 18/11/2010
Código do texto: T2623262
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.