Ainda é Tempo!

"Ontem devíamos ter planejado o nosso hoje para que amanhã viéssemos colher os frutos de sábias decisões".

Acordei hoje pensando nesta frase e pude percerber que, na maioria das vezes, nossas vidas são resultado da falta de planejamento. Reflita comigo:

1) Sou o que gostaria de ser?

É muito freqüente culparmos alguém quando não conseguimos ser o que gostaríamos de ser. A grande verdade é que queremos encontrar "culpados" para os nossos fracassos e, vociferando um monte de baboseiras vamos nos "desculpando" culpando o sistema à nossa volta porque, afinal, "Deus sabe de todas as coisas!". E assim, nos surpreendemos porque não somos o que, realmente, gostaríamos de ser. Precisamos nos conscientizar de que se não somos o que realmente gostaríamos de ser, a culpa é unica e exclusivamente nossa por não termos nos preparado para ser o que gostaríamos de ser.

2) Tenho o que gostaria de ter?

É nosso desejo ter muitas coisas; mas, dificilmente nos preparamos para obtê-las; e quando vemos alguém com aquilo que "deveria ser nosso", ai ai ai ai ai, mais uma vez nos surpreendemos; agora, por não termos o que gostaríamos de ter. E daí por diante começamos a nos achar uns "pobres coitados" e "sem oportunidades" e etc e tal. Convenhamos: Será que algum dia em nossas vidas nos preocupamos de fato e de verdade com o que gostaríamos de ter? Será que pensamos que para ter algo é preciso preparo? Para estar "naquele emprego", ou "naquele relacionamento", ou "naquela situação asim e assim" é preciso empenho, dedicação e tudo o mais que uma boa colocação profissional e relacional exige em nossos dias; mas, a despeito de não nos empenharmos, pretendemos "ter" e, não raramente, não nos preocupamos em como obter. Aí fica difícil porque sem preparo não chegaremos a lugar algum... E continuaremos culpando as pessoas, o Governo, a Sociedade, enfim; por não termos o que gostaríamos de ter.

3) Faço o que gostaria de fazer?

Quantas vezes já nos pegamos reclamando de uma vidinha medíocre? Quantas vezes achamos que poderíamos estar fazendo algo diferente daquilo que já fazemos há tanto tempo? Chegamos a exclamar: "Ô vidinha de mesmice! Ô vidinha ruim!" Não é assim mesmo? Agora, dá uma paradinha e responda para voce mesmo: Quantas vezes já planejou uma viagem a Paris ou Lisboa; ou ali bem próximo da gente mesmo? Quanto voce investiu de economia para possibilitar uma viagem? Aquela faculdade no exterior ou aquele curso que vai alavancar sua vida profissional... Quanto voce investiu nisso? O quanto voce se preparou para poder fazer em sua vida o que realmente gostaria de fazer? Será que voce já pensou nisso algum dia?

Muitos de nós poderíamos encerrar esta conversa com um simples "Isso não tem nada a ver!" Se não sou, se não tenho e se não faço o que gostaria não é minha culpa... Pare e pense bem!

Se não nos planejarmos, e se não nos prepararmos, continuaremos achando que a culpa é dos outros quando não conseguirmos ser o que gostaríamos de ser, quando não tivermos o que gostaríamos de ter e quando não fizermos aquilo que gostaríamos de fazer! O que nos conforta é que ainda há tempo para nos planejarmos! Isto não é maravilhoso!? Então, mãos à obra! Vamos nos preparar para, no mínimo, sermos melhores pessoas!

Corramos... Ainda é Tempo!

PaPeL
Enviado por PaPeL em 21/11/2010
Código do texto: T2628132
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.