AMOR FRATERNAL

"COMO ESTÁ ESCRITO: O QUE MUITO COLHEU NÃO TEVE DEMAIS; E O QUE POUCO, NÃO TEVE FALTA"

(2 Cor. 8:15)

__________________________________________________________

O apóstolo Paulo encerra e reforça sua exortação, citando uma passagem do A.T.

"Porém, medindo com o Gômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco, pois colheram cada um quanto podia comer". (Êxodo, 16: 18)

Novamente, como é narrado no milagre do maná. Então, não obstante entre os israelitas uns recolhessem mais e outros menos, no final cada um tinha a mesma quantidade no seu gômer (*). O que aconteceu por milagre no deserto deve repetir-se agora pela permuta do amor fraternal nas comunidades cristãs. Como se observa, o apóstolo Paulo usou essa figura pra mostrar a necessidade de alguma espécie de igualdade financeira básica; e, de acordo com o texto inteiro, deu a entender que isso só pode ser conseguido mediante a correta atitude nas contribuições.

Toda essa questão pode refletir uma espécie de espírito comunitário, uma antiga noção comunista de alguma sorte, embora isso nunca se tenha tornado oficialmente a norma seguida pela igreja cristã, e ainda que a experiência em Jerusalém pareça ter fracassado. Alguns pensam que uma das causas da pobreza que ali houve foi provocada por essa mesma experiência.

"Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade."(Atos, 2:44/45).

No citado texto, observamos experiência comunista da igreja cristã primitiva. Naturalmente, essa experiência foi totalmente econômica, não havendo na mesma qualquer ateísmo ou materialismo, conforme se verifica obrigatoriamente no moderno sistema político do comunismo, que se tem transformado em uma maneira dos homens se esquecerem de DEUS.

Na experiência do recolhimento do maná no deserto (Ex.16), aqueles que ajuntavam muito, por serem cobiçosos e estarem sempre preocupados com a segurança do amanhã, descobriram que o seu maná se estragava e não podia mais ser consumido.

Assim também com frequência sucede no caso dos homens que enriquecem, que tão-somente multiplicam os seus problemas atuais, criando dificuldades psicológicas para si mesmos, até que finalmente morrem, para outrem ficar com todas as suas riquezas. No dizer do apóstolo Paulo, é muito melhor que cristão compartilhe de seus bens com outros cristãos, e o faça com liberalidade. O apóstolo não queria que os cristãos se tornassem pessoas mesquinhas; antes, queria encorajá-los a participar do espírito de CRISTO, seguindo o seu exemplo.

O maná excedente criava "verme e tinha mau cheiro". Assim também acontece na vida do indivíduo que professa a CRISTO, mas se mostra parcimonioso com seu dinheiro, com seus talentos, com o seu tempo, com suas habilidades para o serviço cristão, e que faz de si mesmo o objetivo de todos os seus labores, ao invés de ter por alvo servir aos seus semelhantes e ao seu Senhor.

Paulo não desculpava e nem justificava a preguiça com seus conselhos. No que diz respeito ao maná, cada israelita era responsável pelo recolhimento da parte que lhe cabia. Há ocasiões, entretanto, que a pobreza se origina de circunstâncias externas, como perseguições, depressões econômicas, etc.

Nesses casos, pois, é que outros cristãos devem estar prontos a prestar a sua ajuda.

"Pediram, e ele fez vir codornizes e os saciou com o pão do céu."

(Salmos, 105: 40).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livros:

N.T. Interpretado

Epístola aos Coríntios e

Mensagens e Comentários.

Wilson de Oliveira Carvalho

Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje.

(Provérbio Chinês)

(*) GÔMER - 1/10 do Efa - Equivalente - 1.76 L

EFA - 10 Gômeres- Equivalente -17.62

Wil
Enviado por Wil em 05/12/2010
Código do texto: T2654270