ESTUDO DE CANTARES (PARA MOÇAS)

CÂNTICO DOS CÂNTICOS E/OU

CANTARES DE SALOMÃO.

“ Relato nesta, comparações, interpretações das minúcias e do todo como um só.”

Da Moça.:...

Deixar-se levar, pelo Espírito, a viajar nas palavras tendo dEle, à interpretação correta para cada um e as decisões a serem tomadas.

Quando se ama, queremos fazer o outro feliz; mas quando queremos ser felizes, apenas gostamos e isso não é suficiente para uma vida a dois.

Conforme Eclesiastes 4:9 a 12, onde a corda de três dobras é mais difícil de romper-se, pois os dois estão entrelaçados com o Espírito de Deus. Isso só é possível com o amor que é fogo, fogo do Senhor (que queima, mas não consome...), - I Coríntios 13.

CÂNTICO DOS CÂNTICOS:

01:04 – Leve-me com você; venha vamos correndo!

(Querer estar com o outro; ir com ele para onde for).

01:05 – Eu sou morena, mas sou bonita, ouviram...

(Apesar de trabalhar arduamente, não se esquece de ser delicada, feminina, ...mulher).

01:07 – Meu querido, diga-me aonde você vai levar o seu rebanho hoje? E quando o sol esquentar, ao meio-dia, onde você vai parar para as ovelhas descansarem? Eu quero ficar junto com você, em vez de andar à toa entre os rebanhos dos seus amigos.

(Seja eu, presente, companheira, conhecedora de suas ações, atividades, gostos, etc.; preferir a companhia dele, a ficar fazendo outras coisas entre amigos comuns ou não, ou então simplesmente vagar, ficar só).

01:13 - O meu amado é como um saquinho de pó perfumado, colocado entre meus seios.

(A pessoa amada é a mais importante, por isso é guardada em seu coração, onde há o símbolo da sustentação da vida [o leite materno], ou seja, o amor é alimentado dia-a-dia com agradabilidade, amabilidade).

2:3,4 - O meu amado é como uma macieira, comparado com outros rapazes, ele é a árvore

mais bonita do pomar. Eu me sento à sombra dele; como é gostoso o seu fruto ! Ele me leva ao salão de festas e me mostra à todos quanto me ama).

(Para ela, ele é firme, lhe dá segurança, tem maturidade, responsabilidade; o resultado dessas atitudes lhe dá prazer; ela saboreia tudo isso. Fica feliz por ele lhe apresentar à todos do meio social, como sua amada).

02:06 - Ele me abraça com a mão direita e com a mão esquerda me afaga a cabeça.

(Ele tem atitudes de repreensão; correção; mostra os erros dela, mas apesar dessas atitudes, ele também tem palavras, ações, atitudes de carinho e reconhecimento das boas qualidades dela).

02:10 - O meu amado me disse: Levante-se meu amor, minha querida, e venha comigo.

(Ele também deseja a companhia dela junto dele).

2:16,17a – O meu amado é meu e eu sou dele. Ele dá de comer ao seu rebanho num pasto cheio de flores! Antes do dia raiar, antes de as sombras sumirem, volte para mim, meu querido.

(Ter a certeza da cumplicidade do amor [reciprocidade], ter confiança nele apesar do meio e mesmo nas conturbações do relacionamento, querer ele ao lado) – “é melhor ser feliz, do que ter razão!”

3:1a4 – Certa noite, o lugar do meu amado em nossa cama estava vazio. Eu me levantei para procurar por ele, mas não consegui encontrar aquele a quem amo. Saí pelas ruas da cidade e pelas praças para procurar o meu amado, mas foi tudo em vão. Os guardas me pararam na rua e eu disse à eles: vocês viram o meu amado por aí, o homem que amo tanto? Mas pouco depois eu o encontrei; abracei-me à ele e não o deixei ir embora até levá-lo à casa onde passei a minha infância ao quarto onde minha mãe dormia.

(Tem dias, que a presença dele não é possível; mas o desejo de tê-lo, faz você procurá-lo “em lugares perigosos”, lá pergunta à todos, enfim o encontra e o retém para si; porém deve-se ter consciência que ele não é propriedade sua e nem com subterfúgios de sedução [engravidar], tentar prendê-lo à si).

5:2a 5a-Certa noite, eu estava dormindo e o meu coração velava como num sonho. Escutei a voz do meu amado; ele estava batendo à porta do meu quarto. Minha querida abra a porta para mim. Abra meu amor, minha pomba perfeita, ele disse, porque andei toda noite e meus cabelos estão molhados de orvalho. Então eu respondi: eu já mudei de roupa. Vou ter de me vestir de novo? Já lavei os meus pés. Vou ter de sujá-los de novo? O meu amado tentou destrancar a porta, e eu senti pena dele. Levantei-me para abrir a porta; gotas de perfume caíam das minhas mãos; gotas de mirra perfumada pingavam dos meus dedos quando tirei a tranca da porta. Abri para o meu amado entrar, mas ele já tinha ido embora! Meu coração quase parou.

(Em outros dias calmos onde você está no “seu tempo”, “no seu momento de estar só”, ele solicita sua presença, mas o horário não é aconselhável. Ele força o encontro e você o repudia por já ter outros planos ou vocês passam por um problema no relacionamento e ele tenta a reconciliação, mas por se achar cheia da razão não quer conversa. Porém, depois de um tempo, vai atendê-lo cheia de dengo, afinal é melhor ser feliz, mas percebe que ele já foi ou agora ele, é que está cheio da razão, então sente medo de perdê-lo; percebe que precisa da presença [amor] dele).

5:10a – O meu amado é bonito, queimado de sol.

(Ele tem boa aparência, ele é “importante” você gosta, mas não é tudo).

05:16 – As palavras que ele fala são sempre doces e cheias de amor. Ouviram...? O meu amado é um homem assim. Ele é meu amigo, o meu marido.

(Em suas atitudes; palavras, há sabedoria, carinho, com ele há bem estar, há crescimento [você cresce], por isso quer a cumplicidade).

7:10,11a – Eu sou do meu amado; ele sente saudades de mim. Venha meu amado!

(Ela deve ter consciência da “submissão”; porém com companheirismo, como auxiliadora, ela é vital à ele – A mulher não foi formada dos pés do homem,”para ser pisada”, nem tão pouco foi formada da cabeça do homem, “para dominá-lo”, mas sim, foi formada da costela do homem “para ser companheira, andar lado a lado”; na verdade protegê-lo do mal, assim como a costela protege os órgãos vitais à vida dele!)

“Essa consciência deve ser mútua”.

7:12b,13 – Lá eu darei à você o meu amor. Lá no campo, as flores deixam o ar perfumado e no quintal, há todo o tipo de frutas frescas ou secas, porque eu ajuntei essas frutas para o meu amado.

(Nem todo lugar e hora, é ambiente para demonstração de amor; deve-se ser madura suficiente para se saber disso. Porque a certeza da volta deve ser certa apesar de haver na sociedade coisas agradáveis, sabe que ele vai se deliciar em e com você; que seus cuidados serão recompensados).

08:01 – Quem dera que você fosse meu irmão; eu poderia beijá-lo na frente de qualquer pessoa e ninguém riria de mim.

(Reforça supra, ou seja, mesmo querendo demonstrar seu amor em qualquer lugar, deve-se ser comedido e saber se portar na sociedade e a sós...).

8: 6,7 – Guarda-me em seu coração, como uma prova de amor eterno. Porque o amor é forte como a morte e o ciúme é cruel como a sepultura. O amor é como um fogo, o fogo do Senhor. Não há água que apague a chama do amor; nenhum rio é capaz de afogar o amor. Se alguém, querendo comprar o amor, oferecesse toda a fortuna, isso ainda não seria suficiente.

(Presentes, pompas, saídas, festas(é bom), mas não é o importante. O que importa é a certeza do amor perpétuo. O amor é perigoso, é intenso, é profundo; mas como o fogo do Senhor [que queima mas não consome como na sarça], requer renúncias, determinação, fidelidade ao outro e a si. Assim, não haverá fofocas, situações desagradáveis, desejos frustrados, saúde ou doença, riqueza ou pobreza, alegria ou tristeza, tempo junto ou tempo só; enfim, nada acabará com ele[amor]. Pode-se não aceitar viver em união devido a certas circunstâncias ou caráter: por egoísmo, comodismo, liberdade, violência, traição, etc., mas, continua-se amando o outro e querendo o seu bem. Cada um tem o seu amor, parceiro ideal [mas nem sempre se encontra e às vezes encontramos mas, por não percebermos o perdemos]. Por isso o amor não tem preço, é gratuito; mas é caro...).

8:10,14–Eu sou magra, alta e os meus seios estão crescidos. Venha depressa, meu amado; venha como a gazela ou o gamo que salta sobre os montes perfumados.

(Você é mulher madura, e para se viver esse amor é necessário maturidade, estabilidade emocional, espiritual e psíquica [a material também é importante, mas não é essencial] mas, como uma criança deve-se ficar a espera dele, pois tem a certeza que ele virá e passará por cima de tudo que é agradável na sociedade. Pela certeza da cumplicidade, sabe que ele virá por caminhos que simbolizam felicidade, onde em iguais condições emocionais, caráter, sentimentos, etc., vão compartilhar o amor em todas as suas vertentes, variantes, em mútua demonstração dele, AMOR!)

ESSE É O SENTIMENTO DE QUEM AMA; SE VOCÊ TIVER 50% DESSE AMOR POR ALGUÉM, JÁ É O SUFICIENTE PARA NUMA UNIÃO EM COMUM, VIR A CRESCER E PERDURAR...

(PEREZ SEREZEIRO)

José Roberto Perez Monteiro – SCSul SP. 17/03/09 serezeiro@hotmail.com serezeiro@yahoo.com.br

Perez Serezeiro
Enviado por Perez Serezeiro em 07/12/2010
Código do texto: T2658423