CRISTO O VERDADEIRO CAMINHO

"EDUCANDO-NOS PARA QUE, RENEGADAS A IMPIEDADE E AS PAIXÕES

MUNDANAS, VIVAMOS NO PRESENTE SÉCULO, SENSATA, JUSTA E

PIEDOSAMENTE".......(Tito: 2:12).

-------------------------------------------------------------------

O verdadeiro cristão dá corpo à graça de DEUS, já que a transmite aos homens por intermédio de CRISTO. (1 Tim. 2:5), e não através de muitos mediadores ou salvadores angelicais, entre os quais os gnósticos classificavam a pessoa de CRISTO. Compreeende-se biblicamente que a graça divina é mediada pela vida, pela morte e pela ressurreição de CRISTO, embora isso não seja diretamente afirmado ao presente trecho.

A graça de DEUS, em sua função instrutiva e disciplinadora, liberta-nos da ignorância do paganismo, através do que a alma é impedida em sua busca de retorno a DEUS. Aquele que não é dessa maneira libertado, que continua cativo dos vícios, realmente ainda não experimentou a graça de DEUS. (Efé. 5:3-7). O Novo Testamento apresenta-nos uma mensagem dura e severa, embora isso não seja usualmente expresso na igreja. Essa mensagem requer, de maneira absoluta, que o indivíduo possua a realidade daquilo que professa. É mister que esteja no processo da santificação, pois, do contrário, nem ao menos ter-se-á convertido. Ora, todo aquele que não estiver santificado, também não será glorificado. Dessa forma e para tanto, a conversão se compõe de fé em CRISTO (outorga da própria alma aos seus cuidados) e de arrependimento para com DEUS (modificação genuína na vida moral, transformação moral autêntica.) Não´pode haver conversão sem esses dois fatores.

"A ISTO, RESPONDEU JESUS: EM VERDADE, EM VERDADE TE DIGO QUE, SE ALGUÉM NÃO NASCER DE NOVO, NÃO PODE VER O REINO DE DEUS". (João: 3.3).

O caminho da fé é o caminho do repúdio ao mal, da resignação à vontade de DEUS, da transformação moral segundo a imagem de CRISTO. Quando um indivíduo continua possuído de desejos mundanos, os mesmos que tinha antes de sua suposta conversão, é que não houve nele qualquer atuação do Espírito Santo. Esses sãos os desejos: "...DA CARNE E DOS PENSAMENTOS...". Segundo se lê em Efésios 2:3, esses também são as "...PAIXÕES DOS HOMENS...". (1 Pedro, 4:2).

"PORQUE TUDO QUE HÁ NO MUNDO, A CONCUPISCÊNCIA DA CARNE, A CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS E A SOBERBA DA VIDA, NÃO PROCEDE DO PAI, MAS PROCEDE DO MUNDO".

(1 João, 2:16).

Assim, todo o homem é considerado responsável pelos seus desejos. Ouso dizer que isso envolve até mesmo os seus sonhos, quanto mais suas horas despertas, quando então conta com a razão para resguarda-lo do mal. É mister que busque o Espírito de tal maneira que receba a vitória sobre as paixões, vícios e padrões do mundo pagão, pois, do contrário, jamais poderá entrar nos lugares celestiais.

Não se deve supor que será purificada, no mundo vindouro, qualquer coisa que não foi purificada neste mundo. O mundo presente jaz na iniquidade, não sendo aliado da graça divina para conduzir-nos a DEUS. Porém, a nós foi dado o poder de vencer, e esse poder precisa ser usado.

Portanto, o cristão deve viver sobriamente, com seriedade, compreendendo a seriedade da santificação, porquanto isso é absolutamente necessário. O cristão deve viver com autocontrole, em contraste daqueles que se deixam arrastar pelas paixões mundanas. Os apetites precisam ser controlados e subjugados, e ao Espírito Santo deve ser dado o direito de dominar-nos.

"FOGE, OUTROSSIM, DAS PAIXÕES DA MOCIDADE. SEGUE A JUSTIÇA, A FÉ, O AMOR E A PAZ COM OS QUE, DE CORAÇÃO PURO, INVOCAM O SENHOR". (2 Tim. 2:22).

Como se nota, a lei moral de DEUS deve ser formada e guardada na alma, sendo atentamente observada na vida diária. Essa franca observância deve controlar e guiar todas as nossas ações e relações com DEUS e com os homens, tanto no seio da igreja como no mundo em geral. Trata-se de uma qualidade espiritual, de um fruto da residência íntima do Espírito Santo, já que a verdadeira santidade é impossível para o homem não regenerado.

Assim sendo, o cristão deve viver na reverência para com DEUS. A sua vida inteira deve ser reflexo dessa atitude básica, ou seja, vivendo "PIEDOSAMENTE". Novamente, isso não pode ser verdade, a menos que assim o Espírito opere em nós.

Caros amigos, "SEGUI A PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ A DEUS". (Hebreus, 12:14).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro N.T. interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

A CRENÇA ORTODOXA É INTEIRAMENTE INÚTIL

SEM A VIDA DIÁRIA ORTODOXA.

(Desconheço o autor)

Wil
Enviado por Wil em 07/02/2011
Código do texto: T2777245