HUMILDADE

"NADA FAÇAIS POR PARTIDARISMO OU VANGLÓRIA, MAS POR HUMILDADE, CONSIDERANDO CADA UM OS OUTROS SUPERIORES A SI MESMO"(Fil.2:3)

-----------------------------------------------------------------

HUMILDADE

Como nos é permitido observar, o apóstolo Paulo falava das ambições egoístas, daqueles que queriam fazer da igreja um palco para sua glória pessoal. Aqueles que assim agem, não demoram a obter seguidores, ficando formado um partido faccioso, uma espécie de pequeno culto de personalidade, dentro das fileiras da igreja local.

Assim é que alguns indivíduos, até mesmo em Filipos, pregavam a CRISTO por motivo de autoglorificação. (Fil.1: 15-16). Tais indivíduos servem de empecilho para o trabalho do evangelho, transformando-se em oponentes do mesmo. Aquele que se gloria em si mesmo, portanto, na realidade usurpa a posição de DEUS, o que é um grande absurdo. Aquele que se vangloria de si mesmo faz do próprio "EU" um DEUS. E isso é uma vaidade das piores, que serve de elemento provocante no seio da igreja, segundo toda a experiência humana bem o demonstra.

"TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO E APRENDEI DE MIM, PORQUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO; E ACHAREIS DESCANSO PARA A VOSSA ALMA".(Mateus, 11:29).

A despeito do que afirmam em contrário, muitíssimas pessoas pensam que a humildade é um indesejável demonstração de fraqueza. Mas a humildade consiste tão-somente da atitude que nos leva a evitar pensar exageradamente bem a nosso próprio respeito, o que seria um orgulho egoísta, que prejudica ao próximo. Quem não é humilde sempre procura impor os seus desejos e os seus métodos, sem importar-se com o que os outros pensem ou sintam.

O estado mental caracterizado pela humildade é contrário à atitude pretensiosa e à agressividade, com vistas ao autobenefício, do próximo. O apóstolo Paulo não nos exorta a sermos fracos e de disposição para a falta de energia. Pelo contrário, só não nos devemos impor mediante atitude egoístas.

A humildade consiste, antes de tudo, de uma correta atitude para com DEUS, no reconhecimento de sua grandeza e de seu total controle sobre nossas vidas; e então, segundariamente, consiste em nossa titude para com o proximo, não querendo nós nos elevar acima de quem quer que seja, mas antes, considerando os seus direitos. Portanto, amados irmãos, vejam o que as Escrituras Sagradas nos trsnsmitem a respeito da humildade.

ATOS- 20: 19 - "...Servindo ao Senhor com toda a humildade...".

1 PEDRO, 5:5 -"...Cingi-vos todos de humildade...".

LUCAS, 14:11-"...Pois todo o que se exalta será humilhado...".

1 PEDRO,5:6 . "Humilhai-vos,portanto, sob a poderosa mão de

Deus, para que ele, em tempo oportuno vos

exalte...".

DEUS é a origem de todos as diferenças vitais. Também é o operador de todas as vantagens. Por conseguinte, nada possuímos que não nos tenha sido dado. Em razão do que podemos jactar-nos? (1 Co. 4:7).

És tu destacado em tuas realizações? Dê o crédito a DEUS, que é quem merece. Procuremos avançar! Mas façamos essa busca no Espírito, e com atitude de humildade.(1 Co.12.31).

Aprovemos e busquemos as coisas mais excelentes (Fil. 1:10). E, se porventura chegarmos a atingí-las, cumpre-nos dar toda a glória a DEUS, o qual opera em nós a sua vontade.

"PORQUE DEUS É QUEM EFETUA EM VÓS TANTO O QUERER COMO O REALIZAR, SEGUNDO A SUA BOA VONTADE".

(Filipenses, 2: 13)

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro - N.T.Interpretado

Wilson de Oliveira Carvalho

Devemos pensar humildemente sobre nós mesmos, porque

somos destituídos de importância.

((Autor desconhecido)

Wil
Enviado por Wil em 14/03/2011
Código do texto: T2846920