Comentário: 1º Domingo da Quaresma - 2011

A primeira leitura deste domingo nos narra a queda do homem, ao não resistir a tentação da serpente, a personificação do mal. Na carta aos Romanos, São Paulo mostra que pela desobediência de um só homem – Adão – a morte entra no mundo e contamina toda a humanidade, de modo que somente pela obediência de um só homem – Jesus Cristo – que também é Deus, a morte pode ser suplantada, vencida. No Evangelho, Nosso Senhor Jesus Cristo demonstra como vencer as tentações, estando firmes em Deus e Sua Palavra, suportando as investidas do satanás, em meio ao deserto e a penitência.

Ensina-nos o Papa Bento XVI:

“O primeiro domingo do itinerário quaresmal evidencia a nossa condição do homens nesta terra. O combate vitorioso contra as tentações, que dá início à missão de Jesus, é um convite a tomar consciência da própria fragilidade para acolher a Graça que liberta do pecado e infunde nova força em Cristo, caminho, verdade e vida. É uma clara chamada a recordar como a fé cristã implica, a exemplo de Jesus e em união com Ele, uma luta «contra os dominadores deste mundo tenebroso» (Ef 6, 12), no qual o diabo é ativo e não se cansa, nem sequer hoje, de tentar o homem que deseja aproximar-se do Senhor: Cristo disso sai vitorioso, para abrir também o nosso coração à esperança e guiar-nos na vitória às seduções do mal.” (Papa Bento XVI, Mensagem para a Quaresma 2011)

Primeira leitura (Gênesis 2,7-9; 3,1-7)

Segunda leitura (Romanos 5,12.17-19)

Salmo (Salmos 50)

Evangelho (Mateus 4,1-11)

L.M.J.

13.03.2011

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 19/03/2011
Reeditado em 19/03/2011
Código do texto: T2858730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.