Comentário: 4º Domingo da Quaresma/2011.

Neste 4º Domingo da Quaresma o Evangelho que nos apresenta a liturgia da Igreja descreve o milagre em que Jesus cura um cego de nascença fazendo uma lama ou barro, recuperando-lhe a visão; tal episódio é rico em significado, pois a o barro feito por Jesus nos remete a imagem da criação do homem no relato do Gênesis, de forma análoga o barro feito por Jesus, é o que restaura a visão do homem, no sentido de que todos somos como que cegos, necessitando ser recriados por Cristo para uma nova vida, passando das trevas para a luz como nos exorta São Paulo na 2ª Leitura.

Também o banho na piscina de Siloé nos remete a Imagem do Batismo. O homem novo recriado e batizado em Cristo, passa a ser enviado (Siloé significa enviado= apóstolo) para levar a verdade, a luz a todos os povos.

Na segunda parte do Evangelho vemos a explicação do pecado que não tem perdão, o pecado contra o Espírito Santo, o endurecimento do coração de tal modo que o homem acaba por rejeitar conscientemente a graça de Deus, é isso que fazem os fariseus a atribuir ao mal, os sinais-milagres realizados por Jesus.

Ensina o Papa Bento XVI:

“O domingo do cego de nascença apresenta Cristo como luz do mundo. O Evangelho interpela cada um de nós: «Tu crês no Filho do Homem?». «Creio, Senhor» (Jo 9, 35.38), afirma com alegria o cego de nascença, fazendo-se voz de todos os crentes. O milagre da cura é o sinal que Cristo, juntamente com a vista, quer abrir o nosso olhar interior, para que a nossa fé se torne cada vez mais profunda e possamos reconhecer n’Ele o nosso único Salvador. Ele ilumina todas as obscuridades da vida e leva o homem a viver como «filho da luz».” (Papa Bento XVI, Mensagem para a Quaresma,2011)

Primeira leitura (1º Samuel 16,1b.6-7.10-13a)

Evangelho (João 9,1.6-9.13-17.34-38)

Segunda leitura (Efésios 5,8-14)

Salmo (Salmos 22)

LMJ.

03.04.2011

OBS: Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo sobre essa Liturgia em:

http://padrepauloricardo.org/audio/34testemunho/

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 03/04/2011
Código do texto: T2886344
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.