DESCANSO DE DEUS

ESFORCEMO-NOS, POIS, POR ENTRAR NAQUELE DESCANSO, A FIM DE QUE NINGUÉM CAIA, SEGUNDO O MESMO EXEMPLO DE DESOBEDIÊNCIA."(Heb.4:11)

Se alguém serve realmente a DEUS, sua vida se caracterizará por intensa devoção. Estará acrescentando muitas virtudes à sua fé; e somente através desse tipo de atividade e labor é que o homem realmente pode estar certo de que possui a fé salvadora, pois é um princípio vivo e vital que transforma e aviva a tudo com o seu toque. Somos conclamados a labutar, a fim de entrarmos naquele descanso. Com referência ao trecho bíblico acima, o autor sagrado tencionava dizer que o verdadeiro cristão, devido à sua lealdade a CRISTO, tornará aquela lealdade com grande cuidado ao desenvolvimento do caráter cristão; e disso resultará um piedoso serviço cristão. O trabalho, neste caso, é o contrário da desobediência. Aqueles que são incrédulos, desobedientes, tal como se deu no caso da geração do deserto, afasta-se de DEUS. O autor sagrado exortava aos cristãos judeus que se esforçassem na fé cristã, demonstrando lealdade a CRISTO. Ao fazerem isso, o descanso se firmaria, porquanto o descanso deve seguir-se ao labor.

Somos exortados a um esforço diligente. Está em foco a outorga da alma cuidadosa a CRISTO, com seus devidos frutos, "...PROCURAI COM DILIGÊNCIA CADA VEZ MAIOR, CONFIRMAR A VOSSA VOCAÇÃO E ELEIÇÃO; PORQUANTO, PROCEDENDO ASSIM, NÃO TROPEÇAREIS EM TEMPO ALGUM."(2 Pedro, 1:10).

Essa é a idéia essencial do presente versículo. O apelo que aqueles cristãos tivessem em si mesmos e em sua adoração e serviço provas positivas da genuinidade de sua fé. O fato que é exortado a se esforçarem por entrar no descanso de DEUS mostra-nos que é possível que alguém aplique os meios da graça que nos transforma a vida, ou que os rejeite. DEUS espera do homem a reação favorável da fé, na forma de uma vida cristã intensa, diligente. Sem essa reação positiva, nada será possível, porquanto a salvação será sempre o encontro do divino com o humano.

A geração do deserto se recusou a fazer isso; pensavam que, tendo desobedecido com frequência, e tendo perdido a fé, a despeito de tudo, finalmente DEUS haveria de introduzí-los triunfalmente na terra prometida, sem qualquer esforço da parte deles. Mas o jogo arriscado deles foi fútil; perderam seu objetivo; ficaram prostrados no deserto. É como se o autor sagrado tivesse escrito: "Não segui esse exemplo negativo, pois, se assim fizerdes, participareis da mesma sorte deles."

Há um verdadeiro descanso no qual nos convêm entrar; mas a entrada não é automática e sem agonia. Cada passo de volta a DEUS, para o homem caído, como somos todos nós, só pode ser dado em meio à intensa agonia. A experiência humana o comprova, pois nos esforçamos contra forças poderosas que procuram impedir-nos de atingir os céus. Todo aquele que abandonar esse esforço, cairá ao longo do caminho; e dará precisamente o exemplo de desobediência, na conduta e no destino, que houve no caso da nação de Israel, em sua marcha pelo deserto. JESUS entrou nesse descanso; ele se acha à mão direita de DEUS, no santo dos santos; e aguarda-nos ali. (He. 10:19).

Cumpre-nos envidar esforços para nos reunirmos a ele. Como se nota, a geração do deserto deu um mau exemplo. Não caiamos nas mesmas armadilhas, ao longo do caminho, sem direção ao descanso; pois isso os tolheu e, finalmente, os destruiu. Com base no que ocorreu com eles aprendamos quão séria é a inquirição, porquanto nada há de automático nisso. A piedade e a espiritualidade precisam ser nutridas, pois do contrário morrerão de fome e de sede. Esforcemo-nos pois, por alimentá-las.

Conta-se a história de um pregador que, anos atrás, preparou um sermão sobre o texto: "E ASSIM, SE ALGUÉM ESTÁ EM CRISTO É NOVA CRIATURA; AS COUSAS ANTIGAS JÁ PASSARAM; EIS QUE SE FIZERAM NOVAS."(2 CO. 5:17).

Na manhã em que ele deveria pregar o sermão, estavam presentes mil pessoas, pois o templo estava repleto. Então perguntou à todos: "Quantos aqui presentes são cristãos? Por favor, levantem-se". A audiência inteira se levantou. Então ele pediu: "Levantem-se, por favor, todas as novas criaturas." Aqui e ali, levantaram-se alguns poucos; então mais alguns; finalmente, bastante, mas nunca todos. Que lição! muitos são cristãos em quem nenhuma transformação espiritual está tendo lugar, seguem o exemplo da geração do deserto. Nunca estarão no descanso de DEUS.

Mas talvez você replique: "Mas meus pontos de vista sobre as Escrituras é sobre a pessoa e as obras expiatórias de CRISTO são ortodoxas!". Isso, porém, meu amigo, nunca satisfaria ao autor da epístola aos Hebreus. Essa é igualmente a razão pela qual tantos cristãos não se sentem satisfeitos com a epístola aos Hebreus - foi escrita para os judeus, dizem eles.

"PORQUE AQUELE QUE ENTROU NO DESCANSO DE DEUS, TAMBÉM ELE MESMO DESCANSOU DE SUAS OBRAS COMO DEUS DAS SUAS."(Heb. 4:10).

FONTES: Bíblia sagrada

Livro: N.T. Interpretado

Wilson de Oliveira Carvalho

Quem tem um por quê viver, encontrará, quase sempre o como.

(Nietzche)

Wil
Enviado por Wil em 14/04/2011
Código do texto: T2908229