DEUS APRECIA A OBEDIÊNCIA HUMANA

Todos sabemos, pela Palavra de Deus, que a Lei é santa e o mandamento santo, justo e bom. Rm 13-8 e 9. Sim, tudo o que provém de Deus é bom, pois criou todas as coisas para o bem do ser humano, para que ele se edifique como pessosa e alcance o prêmio da salvação eterna.

Vale lembrar que a Constituição de vários países teve como base os Dez Mandamentoss, escritos pelo dedo dEle e entregue a Moisés no monte Sinai, porque espelha o mais alto teor da justiça divina, vez que a justiça humana é comparada a pano de imundícia.

Como Deus nos conhece, reconhece nossa fragilidade e fraquezas, enviou Seu único filho, Jesus, para morrer na cruz, para que sejamos justificados de nossos pecados e nos libertemos das culpas, pois, somente Ele tem o poder de resgatar e salvar. Assim, sabia o Criador que, embora seja santa Sua Lei, jamais poderíamos ser justificados pelo cumprimento dela, pois falhamos e sempre falharemos. Necessitávamos de um salvador, o mérito humano não tem nenhum valor para Deus.

A misericórdia divina deseja que todos nos salvemos, por isso, pretendeu que imitássemos a santidade de Cristo, sua submissão e obediência ao Pai, sua prontidão espiritual diante do Reino. A partir da morte e ressurreição de Cristo, passamos a nos orientar pelos Mandamentos de Jesus que nos ensinam a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Mesmo assim, isso muitas vezes nos parece impossível de conseguir!... Quando nos convertemos, essas ordenanças são cravadas em nosso coração e atender a elas se torna natural e mais do que possível!

Temos de produzir, com a ajuda de Cristo, frutos no espírito, para que sejamos abençoados e honrados por Deus. Quando a figueira negou seus frutos a Jesus, ela foi amaldiçoada, ficando destituída totalmente da graça de Deus. Embora estivesse majestosa em aparência e rica de juventude, recebeu a terrível sentença de nunca mais produzir. Portanto, é importante nosso compromisso como ser humano diante de Deus, pois valemos mais que a erva e do que os pássaros.

Não há por que questionar se estava ou não no tempo de figos, vez que, a vontade de Deus era que ela se prontificasse a dar seus frutos, apesar da natureza dizer o contrário, pois estava viçosa, repleta de folhas; talvez um lembrete vivo da falta de frutos em Israel, como nação de Deus. Por essa razão, usou aquela árvore como ilustração dramática de sua lição aos discípulos.

Também nós não podemos agir assim, quando Deus nos solicita para alguma obra: precisamos estar sempre prontos a cumprir a vontade dEle, pois Ele nos capacita no exercício dela, dando frutos de santificação e, por fim, a vida eterna!