Prosperidade

Olá amados, a Graça e a Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Gostaria aqui de compartilhar algo que já há algum tempo vem tocando meu coração. Algo que, inevitavelmente, tem vindo à tona nas últimas vezes que tenho proclamado a respeito do Reino de Deus. Trata-se dessa teologia de evangelho da prosperidade, que não é nova, mas que também parece não perder força.

Bem, creio que a prosperidade, de fato, é algo que vem de Deus. Entretanto, também acredito que a grande mazela dessa idéia perpetuada sobre a igreja através de um pseudo-evangelho deve-se ao conceito do que ela, prosperidade, é. A questão é que o que se encara como prosperidade baseia-se na idéia de possuir objetos e/ou adquirir coisas que preenchem nossos vazios emocionais. Sinceramente, não creio que a verdadeita prosperidade se resuma a isso, ou mesmo que passe por isso. Olhemos para a vida de Cristo, dos apóstolos, dos profetas, ou de qualquer outro que tenha andado sob os preceitos do Senhor. O que podemos observar? Pessoas pertencentes as mais diversas situações sociais e financeiras. Contudo, poderia alguém ousar dizer que aquele que vive uma vida reta, que agrada a Deus não é próspero?

Se encararmos a prosperidade apenas sob uma perspectiva simplória de coisas materiais que chegam a nosso poder para satisfazer nosso ego, e que quem não alcança essas "bençãos", indiscutivelmente, tem pecados não confessados, está vivendo um vida que não agrada a Deus, ou ainda, demonstra que tal pessoa não está alicerdada em Cristo, então estaremos diante de um paradoxo. Pois se esse conceito fosse real, o que dizer da vida terrena de nosso Senhor? Ou dos apóstolos e profetas? É verdade que o Pai supria todas as necessidades deles, porém, nenhum deles recebeu mais do que o suficiente para suprir suas necessidades pessoais ou dos que estavam ao seu derredor e esbanjarem em seus próprios caprichos. Então, por que hoje pensa-se que alguém que não tem três vezes mais do que realmente precisa está nessa situação por causa do pecado?

Vejo prosperidade por todo o Evangelho que nosso Senhor nos anunciou. Mas uma prosperidade que as vezes não é aparente. Veja o sermão do monte (Mateus 5-7). Lá aprendo que sou bem-aventurado, ou seja, próspero espiritualmente, se sou pobre/humilde de espírito, se choro, se sou manso, se tenho fome e sede de justiça, se sou misericordioso, puro de coração, pacificador, perseguido por causa da justiça, dentre inúmeras outras afirmações que vem do próprio Senhor Jesus. Aí vem a grande questão. "O que Deus tem por prosperidade segue o mesmo princípio que tem sido visto e ensinado nas grandes mídias por algumas denominações?"

Você já viu ou ouviu falar de campanhas de oração com intuito de abrir portas para se prosperar através de promoções no emprego, aquisição de casa própria, condições para comprar um carro zero, etc.? Pois é!

Agora me diga, você já ouviu falar de campanhas de oração para se prosperar através da mortificação da carne, do renunciar a si mesmo, do estar disposto a carregar sua cruz todo dia, buscar santidade, amar o inimigo, orar por quem nos persegue, deixar de reinar e permitir que Cristo reine em nossas vidas? Portanto, creio que o deve ser mudado é o conceito que algumas igrejas entendem sobre o que é prosperidade.

Para finalizar, deixe-me dizer algo que está muito claro no meu coração. Caminhar com Cristo é caminhar envolto a prosperidade, em todo o tempo. Na alegria, na aflição, na riqueza, na pobreza, na saúde, na doença, daí por diante. É óbvio que nem sempre vamos entender, ou nos alegrar com as coisas que estão nos acontecendo. Mas todas elas estarão trabalhando a nosso favor, para gerar crescimento em nós e naqueles que estão ao nosso derredor. Por isso, vivamos a prosperidade de Deus. Não uma prosperidade que se baseia em coisas que se veem e são temporais, mas que se baseia nas coisas que não se veem e são eternas.

Amados, mesmo sabendo que não escrevi nada de novo, espero que esse texto abençoe a vida de alguns de vocês. Que o Senhor esteja sempre no centro de nossas vidas. A Paz.

Vagner Fernandes
Enviado por Vagner Fernandes em 03/06/2011
Código do texto: T3012449
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.