O que não tem na oração do Pai nosso

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém".

Mateus 6: 9-13

Lendo o texto de Mateus, no capítulo 6, versos do 9 ao 13 fui tocado para algo que para muitos talvez já estivesse claro, mas que para mim, confesso, nunca havia chamado a atenção. Trata-se da ausência de algo no texto do Pai nosso. Enquanto lia esse texto senti falta do “eu”. Isso me ocorreu quando estudava esse lindo modelo de oração deixado pelo nosso Senhor, comparando-o as minhas próprias orações.

Ora, a oração do Pai nosso é descrita por Jesus como que ocorrendo em um ambiente isolado. Um momento de intimidade entre você e Deus. Quando reparei nisso, ficou muito claro para mim que minhas orações individuais ao Senhor, são basicamente composta pelos pronomes “eu”, “meu”, “minha”, etc.. Ou seja, não se trata de uma oração individual, mas sim individualista. Uma oração que não busca conhecer os desejos do coração do Pai, mas que busca alcançar e saciar os sonhos nascidos a partir do meu próprio coração. Uma oração voltada para meus próprios desejos e necessidades, ignorando os desejos e necessidades dos outros. Sendo assim, a oração já não nos serve para estarmos seguindo os direcionamentos de Deus ou estarmos ouvindo a Sua voz, mas sim para que estejamos pedindo receber coisas que queremos.

Creio que o “eu” deve aparecer menos em nossas orações. Creio no “nós”. Afinal, o “eu” nunca serviu para Deus, que é trino. Assim como também nunca serviu para o homem, que desde o princípio foi diagnosticado pelo Pai como um ser que não deveria estar só.

Escrevo isso muito triste ao perceber que minhas orações basicamente ignoram todo o restante do corpo a qual faço parte. Antes, estão muito direcionadas a mim... e só a mim. Deste modo, creio não estar acertando o alvo. Por isso, agradeço ao Senhor por estar me revelando isso. E peço a graça do Pai sobre minha vida para estar me tratando e me aperfeiçoando nisso. Negar meu “eu”. Se isso também acontece com você, não ignore esta palavra. Pelo contrário, busque a vontade de nosso Pai. Crucifique seu “eu” com Cristo.

Não quero dar a entender nesse texto que penso que devemos abandonar nossos sonhos, ou deixar de orar por eles. De forma alguma. “Peça. E será dado. Busque. E achareis. Bata. E se abrirá”. Quero simplesmente lembrar a igreja do Senhor de um princípio básico. “Busque, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Quando acreditarmos verdadeiramente nisso, e começarmos a viver essa verdade revelada a nós, o “eu” já não será mais tão importante, e dará, conseqüentemente, lugar ao “nós”. Corpo. Igreja. Não é fácil. Estaria mentindo aqui se dissesse o contrário. Mas também não é impossível. Há Um que nos deixou o modelo. Que fez isso para nos motivar a perseverar na busca por uma vida que faça a vontade do Pai.

Posso não ter autoridade nenhuma para isso, mas gostaria de propor um pequeno desafio. O qual foi posto em meu próprio coração. Todos os dias reserve um momento extra para oração, o qual você não era habituado. E nesse novo momento faça diferente. Ore por tudo e todos que conseguir lembrar, mas nesse momento específico não peça nada para você. Se conseguir fazer isso, ou se o Senhor abençoar sua vida através dessa prática, por favor, compartilhe.

Acredito que isso também está inserido no que é a vontade de Deus para nossas vidas. Perseveremos em buscar essa maravilhosa vontade. Quebremos nossas convicções, quando essas tiverem que ser quebradas. Ouçamos o direcionamento de Deus, mesmo que o direcionamento de hoje vá de encontro há algo que até ontem meu “eu” professava não crer. Se vier de Deus, simplesmente diga amém e faça.

Quando o “eu’ sumir da minha vida, então, e somente então, Cristo se manifestará nela. A Paz amados.

Vagner Fernandes
Enviado por Vagner Fernandes em 21/06/2011
Código do texto: T3047711
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.