ILUMINAÇÃO PELO ESPÍRITO SANTO

"MAS DEUS NO-LO REVELOU PELO ESPÍRITO; PORQUE O ESPÍRITO A TODAS AS COISAS PERSCRUTA, ATÉ MESMO AS PROFUNDEZAS DE DEUS".(1 Co. 2:10)

________________________________________________________

Embora a iluminação pelo Espírito comece o processo ou sequência da salvação (Hb.6:4; 10:32), ela continua durante toda a vida do cristão. O Espírito Santo conduz-nos a uma mais profunda compressão de DEUS (jo.16:13), levando-nos tanto ao arrependimento dos pecados que cometemos quanto à segurança da graça de DEUS e à certeza da nossa eleição.Recebemos essa iluminação através do ministérios da Palavra, da oração e da meditação a respeito de DEUS e de sua revelação e do esforço para viver nossa vida de modo coerente com a revelação. Essa iluminação não nos é dada pela percepção dos sentidos, que os homens possuem em comum com os animais. Ela pode residir em parte na intuição natural (a qual o homem possui por ser um espírito) e na intuição sobrenatural (o discernimento conferido pelo Espírito).Mais particular, é a obra do Espírito

(Ef. 1:15). Os mistérios de DEUS não podem ser conhecidos através dos sentidos, da razão ou da intuição humano. Chegam a nós por meio da revelação divina.

A iluminação espiritual pode mesmo ser embaçada pela sabedoria humana. Eis porque o apóstolo Paulo fazia objeção ao evangelho deturpado pelos cristãos de Corinto.

O homem possui um espírito, o qual pode ser iluminado, pois o espírito humano é o homem essencial, sujeito às revelações do Espírito. A iluminação se verifica do Espírito Santo para o espírito humano. Existe certa afinidade entre o Espírito Santo e o espírito humano, que a queda no pecado não conseguiu anular, e que a regeneração renova. Nós, os cristãos, têm a mente de CRISTO. (1 Co. 2:16). Não obstante, esse entendimento místico pode determinar o curso inteiro da vida de uma pessoa, pois o cristão reconhece intuitivamente que isso constitui o significado verdadeiro da existência, como alvo e destino do homem. Então entende o cristão que ainda que porventura tivesse de viver por mil vezes, não daria nenhuma dessas vidas ao mundo, mas antes, todas pertenceriam ao Senhor. Como base nessa compreensão intuitiva é que aparece a dedicação do cristão a JESUS CRISTO, bem como seu amor a CRISTO e a DEUS PAI, bem como aos seus semelhantes humanos. E isso porque o cristão é um tipo diferente de criatura, uma criatura que está sendo transformada segundo a imagem de CRISTO JESUS.

Que essa revelação divina é mística é comprovado pelo fato que envolve até mesmo as coisas profundas de DEUS; e isso seria impossível para o mero processo intelectual. Mediante a simples erudição intelectual é impossível a alguém chegar a conhecer essas profundezas.

Ninguém pode chegar a conhece-las somente porque estuda a Bíblia, ainda que esse exercício tenha sua utilidade indiscutível. Pois basta que retiremos o Espírito Santo de toda essa questão, e até mesmo os cristãos estariam sem iluminação.

Talvez esse seja um dos motivos por que, na moderna igreja, o verdadeiro evangelho que inclui a transformação do cristão segundo a imagem de CRISTO, é tão superficialmente conhecido que chega a ser quase ignorado. Podemos compreender intelectualmente o que significa mudar-se para outro mundo, a saber, para os lugares celestiais. Porém, assumir alguém a natureza de CRISTO se tornam palavras vazias, até que o Espírito Santo as torna reais para nós. O Espírito Santo, no momento, está formando CRISTO em nós, e a nossa natureza está atualmente sendo transformada; mas aquele alcance infinito para o qual o processo presente aponta só pode ser compreendido e tornando real para a alma, no nível da alma, mediante a comunhão com o Espírito Santo.

Somente o Espírito é capaz de conferir o conhecimento sobre as profundas verdades de DEUS, e isso ele fará para a alma honesta, que espera no Senhor. Sem o Espírito Santo, porém, essas profundezas não podem ser exploradas. Essa linguagem simbólica evidentemente é tomada por empréstimo das coisas do mar, cujas profundezas são supostamente insondáveis, desconhecidas para o homem. (Salmos, 36: 7; 92:6).

Está aqui em foco toda a abundante plenitude que DEUS possui em si mesmo, tudo quanto contribui para formar o seu ser, os seus tributos, os seus pensamentos, os seus planos e os seus decretos.

"Ó PROFUNDIDADE DA RIQUEZA, TANTO DA SABEDORIA COMO DO CONHECIMENTO DE DEUS! QUÃO INSONDÁVEIS SÃO OS SEUS JUÍZOS, E QUÃO INESCRUTÁVEIS, OS SEUS CAMINHOS."(Rm. 11:33).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro - N.T. Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

"O espírito do homem, conhece as profundezas do homem, porquanto é capaz disso. Mas o Espírito de Deus é quem conhece e revela as profundezas de Deus, pois somente Ele pode fazer tal coisa."

(Autor desconhecido)

Wil
Enviado por Wil em 28/06/2011
Código do texto: T3063443