Lute No Tempo Certo

Uma palavra veio muito forte ao meu coração esses dias e já tive a oportunidade de dividi-la com alguns irmãos. Gostaria, agora, de compartilhá-la com mais pessoas. Ela está fundamentada em 2 Samuel cap.12, a partir do versículo 15, quando o filho do adultério de Davi nasce e adoece. A Palavra nos diz que Davi entra em um estado de batalha espiritual, através de jejum, implorando a Deus e passando a deitar-se no chão a fim de obter misericórdia do Senhor. Contudo, a criança falece e os súditos de Davi temem dar-lhe a notícia, pois pensavam: “Se ele já estava assim enquanto a criança era viva, imagine a loucura que não fará quando souber que agora jaz morta”. Mas Davi percebeu pela atitude deles que a criança havia morrido. Ele, então, levanta-se do chão, se lava, se troca, se perfuma, entra no santuário do Senhor e o adora. Depois volta ao palácio e come uma refeição. Os homens não entendem e perguntam para ele por que procedera desse modo, ficando angustiado enquanto a criança ainda estava viva, mas após sua morte, aparentemente, tranqüilo. E ele lhes explica que enquanto a criança estava viva tentou obter misericórdia do Senhor para que Ele poupasse a vida dela, mas uma vez morta, já não havia o que fazer.

Com esse texto, o Senhor me mostrou que inúmeras vezes passamos por situações onde desejamos muito algo, entretanto, não nos empenhamos para alcançá-lo. Assim, aprendo que querer muito alguma coisa e dedicar tempo em oração, clamor e jejum por isso são coisas absolutamente distintas. Além disso, quando não nos empenhamos quando deveríamos e a derrota vem, o sentimento latente que surge é o de fracasso, falha e arrependimento por não termos nos esforçado em oração como poderíamos. A tendência natural é ficarmos mal com isso. E a luta então passa a ser uma busca para nos reerguermos da derrota obtida. Por outro lado, quando lutamos por algo, como Davi, mesmo a derrota vem com o consolo do Senhor e a certeza que foi feita a vontade do Pai.

Portanto, o dia de lutar é hoje, enquanto a criança está viva. Não esperemos ela morrer para nos angustiar. Essa é a hora da angústia. Esse é o tempo de buscar se achegar a Deus e clamar por aquilo que inquieta o seu coração. Ao fazer isso, ainda que a criança morra você se levantará e terá o consolo do Senhor. Deste modo, saíamos do comodismo, que insiste em nos fazer parar e esperar para ver como as coisas se resolvem. Não somos chamados para assistir, e sim para batalhar. Dedique tempo em oração. Também tomemos cuidado para não estarmos parando a caminhada para prantear uma criança morta. Se Deus a levou, levantemos do chão, nos arrumemos e prossigamos em adorar ao Senhor, pois nada mais pode ser feito. Vivamos a vontade do Pai.

Sei que aos olhos humanos essa palavra é uma palavra dura. Mas na realidade ela tem aparência de ser dura porque o coração do homem natural está distante das coisas do alto, e ainda muito preso as coisas desta vida. Ficarei feliz em ouvir outras opiniões acerca destas coisas. Mas para mim essa palavra veio de um modo muito claro. Portanto, creio que o princípio do Senhor é esse: lute no tempo certo, isto é, enquanto houver vida. E não pare de viver por algo que já está morto e não pode ser trazido de volta.

Amados, que o Senhor abençoe suas vidas. Busquemos mais do Pai, e certamente ele nos direcionará. A Paz.

Vagner Fernandes
Enviado por Vagner Fernandes em 01/07/2011
Código do texto: T3067935
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.