DAVI, UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Davi era um homem “segundo o coração de Deus”. Os salmos atribuídos a ele, registrados na Bíblia, mostram que os laços do salmista com o Criador eram estreitos e todos revelam uma profunda intimidade. Os Salmos são cânticos, louvores ao Criador, pedidos de perdão, súplicas que revelam o sofrimento e as alegrias do Rei Davi e de seu povo, incluindo as guerras, tanto com o rei Saul como com o rei Absalão, seu filho.

Poderíamos pensar que Davi desfrutou apenas de uma vida contemplativa, mas, na verdade, ele foi um homem de lutas mas que se regozijava no Senhor, que colocava no Altíssimo a sua confiança, e, analisando os salmos, reconheceremos que seus hinos podem ser considerados como verdadeiras orações. Cada um deles se encaixa em situações da vida do homem em suas vitórias, derrotas, alegrias, triunfos, fracassos, fraquezas, arrependimento, perdão e muito mais.

Os antecedentes que levaram Davi a ser o Rei de Israel em sucessão a Saul foi a seguinte: Deus havia ordenado por meio de Samuel que o Rei Saul destruísse o povo amalequita, por haverem atacado o povo de Israel durante o êxodo do Egito, mas Saul desobedeceu, não destruindo os desojos, nem o próprio rei amalequita, Agague. O profeta Samuel declarou que Saul seria destituído do trono de Israel.

Samuel, instruído por Deus, vai secretamente até a casa de Jessé para ungir um novo rei para Israel. Apesar de Davi ser o mais novo de seus sete irmãos, ele foi o escolhido por Deus para ser ungido. A bíblia relata que, nessa época, um "mau espírito" atormentava Saul e seus servos buscaram alguém que soubesse tocar lira para que Saul se acalmasse, Davi foi escolhido para a tarefa. Saul se afeiçoou por Davi e fez dele seu escudeiro. Mais tarde, quando o exército filisteu se reuniu para enfrentar os israelitas, um gigante chamado Golias desafiou o exército israelita a enviar um homem para enfrentá-lo, no entanto, eles tiveram medo do gigante. Davi, indignando-se da vergonha que Golias trazia a Deus e a todo exército de Israel com suas palavras, decidiu enfrentá-lo. Saul ofereceu sua armadura para Davi, no entanto, ele recusou por não ser treinado no combate com armadura e ser de pequena estatura em comparação à armadura (a Bíblia relata que Saul era particularmente alto dizendo que seus ombros sobressaíam acima do resto do povo). Assim, Davi enfrentou Golias munido apenas de uma funda e algumas pedras. Logo no começo da batalha Davi acertou-lhe a testa com uma pedrada e, caindo Golias, arrancou-lhe a cabeça com sua própria espada.

Após a vitória Davi, este foi colocado como líder de um grupo de soldados e tornou-se o melhor amigo de Jônatas, filho de Saul. Sendo Davi bem sucedido em todas suas missões e ganhando fama entre o povo, o rei Saul passou a invejá-lo e temeu perder o poder para Davi. Algumas passagens Bíblicas falam da grande amizade que havia entre Davi e Jônatas . Como no caso da declaração de Davi, para a morte de Jônatas, onde Davi afirma: "Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres." 2 Samuel1:26

A partir daí, Saul tentou por inúmeras vezes matar Davi, o qual fugiu para salvar-se. Percebe-se nitidamente na narrativa bíblica que Davi sempre respeitou a unção de Saul como rei. Ele teve oportunidade de assassiná-lo, mas não o fez, por ser Saul um ungido do Senhor, portanto, intocável.

Davi fugiu para o deserto, e começaram a reunir em torno de sí, todos os indesejáveis da época, a Bíblia fala que ladrões e assassinos começaram a procurá-lo, formando um pequeno contingente bélico, o qual o ajudava a se defender das investidas tanto do rei Saul, quanto de outros povos. Quando rei Saul morreu Davi governou a tribo de Judá. E Isboset, filho de Saul, governou o restante de Israel. Quando Isboset morreu Davi foi escolhido por Deus para governar a toda Israel. Ele foi um homem usado por Deus e fez muitas mudanças a Israel.

A vida de santidade e temor a Deus, entretanto, foi afetada, quando avistou no terraço, Bate-Seba, esposa de Urias, a se banhar nua. Desejou a mulher e conduziu-a ao Palácio e adulterou com ela. Urias, o hitita ou heteu foi um soldado do exército de Davi citado no Velho Testamento. Foi marido de Bate-seba e morreu depois que o Rei Davi ordenou a seus soldados que recuassem, deixando Urias sozinho na linha de frente de uma batalha contra os amonitas. A esposa de Urias ficara grávida do Rei Davi, num caso de adultério.

Antes, ao saber da gravidez, Davi ordenou a Urias que retornasse ao lar depois de muito tempo longe e às vésperas de uma grande batalha. Devido a seu código de honra, Urias recusou-se a ir ao encontro de Bate-seba pois acreditava que os soldados deveriam se abster de sexo antes da luta. Davi queria esconder o adultério da mulher forçando o reencontro com o marido, mas a recusa de Urias o levou a ordenar morte dele na batalha, logo em seguida.

Após a morte de Urias, Davi foi confrontado pelo profeta Natã que lhe avisou sobre a ira de Deus. A discórdia entrou para a família de Davi e tribulações acometeram o Reino de Israel. O primeiro filho de Davi e Bate-seba morreu e o príncipe Absalão um dos filhos de Davi com uma de suas outras esposas, se rebelou contra o pai. Todos esses acontecimentos foram explicados como punição divina pela adultério e o assassinato de Urias.

Vários foram os personagens bíblicos que pecaram contra Deus e procuraram se justificar de algum modo. Começando por Adão e Eva, vez que Eva culpou a serpente pelo engano, Adão culpou à Eva; Caim mentiu para Deus tentando esconder o assassinato do irmão Abel; Saul fingiu ter obedecido a Deus, para manter sua posição de honra junto ao povo; Arão se justificou pelo bezerro de ouro, apontando o dedo contra o povo; Judas, com remorso, ao invés de se arrepender, se atirou do precipício e morreu. Davi não ofereceu desculpas.. Ele se entregou nas mãos do Deus justo, e confessou a culpa do pecado cometido: “Pequei contra o SENHOR” (2 Samuel 12:13). O Salmo 51 mostra a profundidade do remorso de Davi. Ele assumiu plena responsabilidade pelo pecado, e pediu a ajuda de Deus para renovar seu coração. É este arrependimento que Deus quer. O pecador que volta para Deus precisa reconhecer seu pecado, e não retornar fingidamente (Jeremias 3:10,13).

Transformou Bate-Seba em esposa e se arrependeu amargamente os pecados praticados, ou seja, mentiras, adultério, irresponsabilidade, homicídio, etc.

A vida de Davi nos revela sua coragem, lutas, batalhas, vitórias, arrependimento, amor incondicional a Deus e que Deus perdoa qualquer pecado, desde que haja um quebrantamento de coração, ou seja, um sincero arrependimento.

Que Deus nos ilumine e nos guarde de todo o mal.