ESTUDO BÍBLICO - 7

ANTONI BIGCUORE*

Base da Reflexão: Isaías, 6, 9-10 e Mt. 13, 10-17)

Na liturgia cristã católica de hoje, (21.07.11), refletiremos sobre o Evangelho de Mateus, 13, 10-17 e o vínculo existente com o texto do Profeta Isaías, capitulo, 6 – versículos de 9-10. Vamos aos textos primeiramente.

****************************************************

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.

12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.

14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.

16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

Agora leiamos e reflitamos o texto de Isaías, que profeitzou há mais de 600 anos Antes de Cristo.

“”Ele me disse: “Vai e dize ao povo: Podeis ouvir certamente, mas não haveis de entender; podeis ver certamente, mas não haveis de compreender. Embota o coração deste povo, torna pesados os seus ouvidos, tapa-lhe os olhos, e não ouça com os ouvidos, e não suceda que o coração venha a compreender, que ele se converta e consiga a cura”.

****************************************************

REFLEXÃO A.BIGCUORE*: Meus irmãos e minhas irmãs, o texto de Isaias, foi-lhe sugerido pelos Arcanjos Serafins, que são mensageiros de Deus e que auxiliam, sobretudo, os grandes profetas bíblicos e também a nós, nos dias de hoje, desde que vivamos em permanente comunhão com o Reino de Deus e seus ensinamentos. O Arcanjo Serafim com uma tenaz e uma brasa ardente na ponta, toca os lábios do profeta Isaias, tornando-o puro.(versículos, 6-7).

Jesus foi o maior pedagogo que a história presenciou. Falava em parábolas, pois tinha em mente atingir sobretudo os mais fracos os menos cultos de sua época.

Os fariseus, saduceus e escribas eram orgulhosos, elitizados e sempre procuravam questionar Jesus, não para se enriquecer espiritualmente, mas pelo prazer de constestá-lo e com inveja do Mestre, pois Este era e é de uma sabedoria ímpar.

É sobre eles que o profeta Isaias fez esta profecia através dos Serafins.

Jesus fala para todos, mas sobretudo para os corações disponíveis, humildes, sem a prepotência e arrogância dos “donos do poder” da época.

Jesus diz no texto que aqueles que têm a ciência da Antiga Aliança e tem o coração humilde, a ele será acrescida ainda mais, os tesouros da Nova Aliança firmado por Ele. E aqueles que tem o tesouro dos conhecimentos da Antiga Aliança, porém, tem o coração fechado à coisas de Deus, lhes será tirado tudo o que tem, ou seja, o seu conhecimento da antiga aliança, não restando nada em seus corações!.

****************************************************

Oração: Divino Pai Celestial, em nome de seu Filhos Jesus Cristo e pela intercessão maternal de Maria Santíssima, nós te louvamos e te bendizemos por nos dar de comer e beber destes seus conhecimentos bíblicos. E que o nosso coração esteja sempre disponível, aberto às suas palavras; que elas sempre nos enriqueçam e nos convertam diariamente naquilo que Tu tens nos preparado, desde a criação do mundo.

Amém! Deus seja eternamente louvado!

****************************************************

(*)autor é escritor, cantor e compositor em São Paulo,sp. Acesse seu link evangelizador: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

****************************************************