EVANGELHO, A VERDADE REAL

"POR CAUSA DA ESPERANÇA QUE VOS ESTA PRESERVADA NOS CÉUS, DA QUAL ANTES OUVISTE PELA PALAVRA DA VERDADE DO EVANGELHO"

(Colossenses, 1: 5)

___________________________________________________________

A esperança aqui indicada é a bênção espiritual prometida em tudo quanto significa estar em CRISTO - a participação em sua natureza moral e metafísica. (Rom. 8:29).

Também está incluída o ser cheio de toda a plenitude de DEUS(Ef. 3:19), o ser a plenitude de CRISTO (Ef. 1:3), a participação na natureza divina, (2 Pedro, 1:4), e o recebimento das bênçãos celestes em geral. (Ef. 1:3).

As grandes bênçãos dos lugares celestiais são aqui pintadas como preservadas como se fossem um imenso tesouro, que algum dia possuiremos. O valor desse tesouro é inestimávelmente precioso e elevado, e está seguro para sempre. O tesouro é DEUS, sendo-nos doado como presente, através de CRISTO, e não é produto do esforço humano, porquanto se trata de algo elevado demais para ser obtido e conseguido pelo homem. Não pode ser obtido pelo espírito resoluto e pelas obras dos homens. Está encerrado em DEUS, sendo conferido àqueles que triunfarem em CRISTO, os quais chegam a participar de sua herança (Rom. 8:17), quando, em triunfo, os reinos deste e de outros mundos se tornarem reinos de nosso Senhor e do seu CRISTO, o qual reinará para todo o sempre. (Apo. 11.15).

Esse tesouro é tão grande que o indivíduo venderá tudo quanto tem a fim de obtê-lo(Mat. 13: 44-46), tal como um homem fará quando quer ter dinheiro suficiente para comprar um campo onde, segundo ele sabe, acha-se escondido um vastíssimo tesouro, ou como quando comerciante de pérolas sacrificará tudo quanto possui a fim de adquirir uma pérola inigualável e de inestimável preço.

"O evangelho não é para uma única era, mas para todo o tempo; contudo, é precisamente para esta era, a hora histórica em que vivemos, e não outra que fomos comissionados por DEUS, a fim de o anunciarmos. É contra o pano de fundo da situação contemporânea que temos de reinterpretar o evangelho, que de uma vez por todas foi entregue aos santos: é dentro do arcabouço das esperanças e dos temores presente que temos de mostrar a tremenda relevância de JESUS" (Diário de Katharine Mansfield).

As palavras acima "DA QUAL ANTES OUVISTES..."(Colossenses, 1:5), apontam para a esperança. Sobre ela ouviram, assim que lhes chegou ao conhecimento a mensagem cristã. "Antes" indica antes que ouvistes a mensagem de minha parte, e não antes que esta epístola fosse escrita e nem antes do cumprimento de sua esperança, e nem mesmo antes da entrada do erro., Naturalmente, fica implícito uma advertência contra o erro que desde então surgiu.

A palavra "VERDADE" refere-se ao que é digno de confiança e de veraz, a mensagem divina acerca de CRISTO, que é definida como o evangelho. Essa é a verdade, em contraste com a mensagem legalista-mística - ascética dos mestres gnósticos, na qual a posição de CRISTO era reduzida ao lugar de um mero poder angelical. O apóstolo Paulo queria demonstrar a proeminência de CRISTO;e isso salientaria a verdade sobre a qual ele fala aqui. A verdade foi transmitida mediante uma palavra específica, uma mensagem falada, que é o evangelho.

"E, ASSIM, A FÉ VEM PELA PREGAÇÃO, E A PREGAÇÃO, PELA PALAVRA DE CRISTO".(Rom. 10:17)

É o evangelho, a verdade real, conforme ela se acha em CRISTO. Portanto, eles deveriam ter cuidado com aquelas ideias estranhas que reduzem a glória de CRISTO, corrompendo-lhe o evangelho, tornando-o menos importante que a pregação do apóstolo.

A montanhosa muralha negra que nos envolve a nós, pobres mortais, está aberta em um único lugar. Através dessa estreita abertura chega-nos um raio de luz. Ali, e ali somente, é que a barreira temível pode ser atravessada. Através daquele horrendo canhão, estreito e negro, onde há espaço somente para a passagem do rio negro, pode viajar a esperança, de olhos rebrilhantes, deixando para trás sua esteira dourada, enquanto avança para guiar-nos. CRISTO faz abrir a rocha, o despedaçador saiu a nossa frente, e é somente mediante a sua ressurreição que temos o conhecimento exato, a esperança confiante e a herança na luz. Quando o evangelho Paulino avança, fá-lo como o nevoeiro da manhã. Antes que alguém rejeite a palavra da verdade do evangelho, procure compreender, seja como for, que assim estará se desfazendo de toda a certeza da vida futura, justamente com ela.

"EIS A ROCHA! SUAS OBRAS SÃO PERFEITAS, PORQUE TODOS OS SEUS CAMINHOS SÃO JUÍZO; DEUS É FIDELIDADE, E NÃO HÁ NELE INJUSTIÇA; É JUSTO E RETO". (Deut. 32: 4).

FONTES: Bíblia Sagrada

Livro: N.T. Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

"A hora mais escura da noite é justamente aquela que nos permite ver melhor as estrelas."

(Charles A. Beard)

Wil
Enviado por Wil em 28/07/2011
Código do texto: T3123682