LÁZARO

LÁZARO

João 11:1-44

João relata a história de um homem, amigo de Jesus, que adoecera. Jesus, quando soube da notícia de que seu amigo ficara doente, estava numa cidade distante de Betânia, onde morava Lázaro. Mesmo sabendo de sua enfermidade, Jesus não se preocupou, pois Ele mesmo disse que essa enfermidade não era para morte (ver 4).

O que mais me chamou a atenção, foi quando Jesus chegou em Betânia. Marta logo correu e reclamou: "Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido" (ver 21); Marta acreditava que Jesus poderia curá-lo e assim evitaria a sua morte. Jesus em resposta a Marta diz: "Teu irmão ressurgirá!"(ver 23), Marta mais uma vez, creu, que Jesus o ressuscitaria no último dia, o dia da ressurreição dos mortos, mas Jesus estava dizendo que Lázaro viveria naquele dia, Marta não pode entender.

Maria, da mesma forma, reagiu e reclamou. As pessoas que ali estavam conheciam Jesus e seus milagres, e diziam:"Não poderia Ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também que este não morresse?" (ver 37). Veja, a fé, a crença daquele povo, estava naquilo que conheciam de Jesus.

A morte para eles era o fim. Dali em diante nada mais poderia ser feito. Sem consolo, sem esperança, sem solução. Acabou, Lázaro já está morto. Talvez, se Jesus houvesse chegado quatro dias antes, quem sabe, ele poderia estar vivo, mas agora está acabado, a morte colocou um ponto na situação, nada mais poderia ser feito. Porém Jesus, ainda comovido, disse:"Tirai a pedra!"(ver 39).

Que loucura! o que Ele quer com isso? já cheira mal, se passaram quatro dias, não há mais o que fazer!- Pensaram aquele povo - Jesus conhecendo seus corações, retruca:"Não te disse eu que se creres verás a glória de Elohim?"(ver 40). Sem entender, os que ali estavam, removeram a pedra. Jesus orando, e suplicando ao Pai, clamou em alta voz: "Lázaro, vem para fora!"(ver 43), para espanto de uns e alegria de outros, eis que vem Lázaro. "Desatai-o e deixai-o ir, terminou Jesus.

Que fantástico e maravilhoso foi este acontecimento.

Assim ainda é em nossos dias. Quantas vezes estamos diante de uma situação, e clamamos e suplicamos, ora, a resposta não parece vir, e então reclamamos: "Senhor, se tu tivesses ouvido a minha oração... Se tu tivesse resolvido meu problema... Se o Senhor.... Talvez se.... e esquecemos que o nosso Elohim é um Elohim que tudo pode.

Talvez hoje você esteja no lugar de Marta e Maria, achando que o problema chegou ao seu limite, não há mais jeito, não há solução, tenho orado mas não vejo resposta.

Lembre-se: Jesus poderia num "passe de mágica", sem esforço algum ter removido a pedra daquele lugar, porém ele ordenou que o tirassem, e uma pedra grande e pesada, mas os homens que estavm ali, a removeram. Jesus poderia do mesmo modo, ter feito com que as ataduras que cobriam Lázaro simplesmente desaparecessem, e ele mais uma vez ordenou - dasatai-o - Jesus age assim em nossas vidas, há coisas que nós mesmos podemos fazer. Eu costumo dizer quando estou com alguma problema: Posso eu resolver? Mesmo aprecendo difícil, como aquela pedra, posso resolver? Alguém pode me ajudar? Se houver respostas para estas perguntas, eu procuro então resolver os meus problemas. Mas há situações em que você não consegue encontrar uma solução, não há jeito realmente, talvez uma doença incurável, ou uma outra situação qualquer em que você diga: Não há mais solução, está acabado. Jesus disse: Se creres! Você crê? Então verás a glória de Deu! Ele tem o poder em suas mãos. Pode ser que hoje você se encontre no "quarto dia", mas creia, espere com paciência, o momento vai chegar, em que Jesus irá dizer:"Lázaro, vem para fora!".

Oração : Senhor, aqui estou mais uma vez em tua presença. Vem tocar o meu ser, transformar o meu viver. Há problemas na minha vida que não consigo resolver, verdadeiramente dependo somente de Ti neste momento. Já busquei com as minhas forças, mas nada encontrei. Vem, Senhor! Vem, ficar comigo! Preciso tanto de Ti! Quero chorar ao Teus pés, onde encontro abrigo seguro, e socorro bem presente na hora da angústia. Ajuda-me óh Paizinho. Te agradeço, por tudo o que Tu és, pela beleza da Tua Santidade, e pelas provações, pois sei, se estou aqui, e cheguei até aqui foi pela força que me deste, obrigada, pois também sei, que quando estamos diante da pedra, sem nada poder fazer, achando que não há mais solução, é ai, ai mesmo que o Senhor vem, e nos chama para fora. Muito obrigada Pai. Amém.