VOCAÇÕES RELIGIOSAS - MONJES E MONJAS

VOCAÇÕES RELIGIOSAS - MONGE E MONJA

É muito importante no processo vocacional estar pronto para receber três respostas:

SIM

NÃO ou

ESPERE!

O Mosteiro bem como a Igreja, através de pessoas competentes e responsáveis nos cargos de discernimento vocacional está APTO a dar ao candidato(a) umas dessas três respostas, baseadas na experiência vocacional do recrutador das vocações.

São critérios OBJETIVOS E SUBJETIVOS, e muitas vezes como formadores, nos dói muito dizer um NÃO ou um ESPERE!

Mas, o fazemos para o BEM dos candidatos.

Quando um recrutador de vocações (padre ou religioso) diz NÃO ou ESPERE é porque ele tem muita experiência, à luz de Deus e de fatos concretos, para dizer ao candidato tais palavras.

Se um candidato receber um ESPERE, confie nas palavras do Orientador Vocacional.

Se receber um NÃO, não leve a resposta como algo pessoal, como uma ofensa ou qualquer forma de discriminação. Na verdade o "NÃO" é cheio de respeito à pessoa, ao candidato(a), dizendo apenas que, por motivos objetivos ou subjetivos, aquela pessoa não tem os "elementos" ou "requisitos" necessários à vida monástica ou à vida como candidato às sagradas ordens na nossa Igreja.

Receber um NÃO, não é ofensivo. Recebemos NÃO constantemente na vida, na escola, no emprego, na família e devemos encarar com maturidade que nem sempre aquilo que desejamos ou queremos fazer é algo possível, naquele lugar e naquele momento.

O mesmo significa o ESPERE que quer dizer, que por algum motivo, não é ainda o momento para "entrar" no Mosteiro ou na Igreja. Isso não é uma porta fechada, mas um pedido de maior reflexão de nossa vocação.

Por fim, algumas pessoas pensam que receber um NÃO significa que são indignas de ser CRISTÃOS. Isso não é verdade! A Igreja é feita de pessoas, tanto os clérigos, como os leigos. São dois blocos de pessoas que se interagem, mas compõe IGUALMENTE A SANTA IGREJA!

As vezes você não obtém o necessário para ser PADRE, FREIRA, MONGE, MONJA mas é um excelente LEIGO(A) NA PARÓQUIA OU CAPELA. Ajuda muito mais a Igreja como LEIGO(A) do que como padre ou freira.

Para quem não sabe, o termo "LEIGO(A)" significa o mesmo que fiéis. Apenas para contrapor, para diferenciar, de Padre ou Freira. Embora, as freiras sejam também participantes do grupo dos leigos.

Portanto, meu Irmão e Irmã em Cristo, seja bem vindo em nosso meio, mas procure estar com o coração aberto para escutar uma das três palavras (sim, não ou espere) e nunca desanime, de ser uma pessoa especial para Deus, um cristão (cristã) e procure seu lugar na Igreja e no mundo. Com certeza, Deus preparou um lugar para você.

Abraços,

Padre Efrém+

priorado@uol.com.br

padre.maia@uol.com.br

***********************************************************

Padre Efrém Alexandre
Enviado por Padre Efrém Alexandre em 31/08/2011
Código do texto: T3192683
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.