Fuja dos "cavaleiros templários".

“Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me, e vivei.

Mas não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal certamente será levada ao cativeiro, e Betel será desfeita em nada.” Amós 5:4-5

A idéia de associar a adoração ao Senhor, apenas, não a um lugar de culto, foi ensinada bem antes dos dias de Jesus, como mostra o texto de Amós. Betel, Gilgal, e Berseba, eram lugares reputados sagrados, dados eventos passados neles ocorridos.

Em Gilgal havia uma coluna com doze pedras que foram retiradas do leito do rio Jordão, que fora aberto por Deus para Israel passar, nos dias de Josué. “E as doze pedras, que tinham tomado do Jordão, levantou-as Josué em Gilgal.” Jos 4; 20

Em Berseba, cuja palavra significa “poço do juramento”Abraão fizera um pacto com Abimeleque, dando-lhe sete cordeiras como prova que ele cavara o poço do lugar, algo muito disputado então. “E disse: Tomarás estas sete cordeiras de minha mão, para que sejam em testemunho que eu cavei este poço. Por isso se chamou aquele lugar Berseba, porquanto ambos juraram ali.” Gên. 21:30-31

Em Betel aconteceu o notável sonho de Jacó, de uma escada que tocava os céus, sobre a qual, subiam e desciam anjos de Deus. “E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;” Gen 28; 12 Em face desses acontecimentos, os sítios se tornaram lugares “sagrados”, ante Israel, embora não fosse intenção de Deus. “Buscai-me e vivei”, ensinou.

Os samaritanos fizeram do monte Gerizim, de onde foram proferidas as bênçãos nos dias de Moisés, outro lugar de culto. “Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.” João 4:20 A Samaritana apresentou a questão a Jesus, que mais uma vez dissociou a adoração, de lugares, e ensinou o modo que importa, aos olhos de Deus. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:22-23

Hoje, denominações, líderes midiáticos e seus majestosos templos, são os lugares de culto, que furtam ao Senhor. Carecemos rebuscar a mensagem de Amós, por duas razões: primeira, a mesma de então; a salvação está no Senhor, não em lugares; segunda, aqueles lugares são tipos proféticos que apontam para o Salvador.

O Jordão se “abriu” quando em suas águas Jesus Cristo se identificou com nossas misérias, e, sendo batizado, entrou para “nosso time” e venceu. As doze pedras do testemunho, os apóstolos que escolheu, para legar sua doutrina. Eis a mensagem de Gilgal! Os sete cordeiros em testemunho da “fonte de Abraão” foram alistados por Isaías, como a plenitude espiritual de Cristo. “E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11:2 Ele é a Fonte Eterna, “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:14 sobre a qual, Deus fez seu juramento; “Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque”. Sal 110; 4 Aqui está a “profecia” de Berseba!

Quanto a Betel, a escada que Jacó viu que tocava aos céus, Ele mesmo ensinou: “E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.” João 1:51 Cristo é a promessa de Betel, a escada sobre a qual anjos sobem e descem, eis seu cumprimento!

Em suma, antes que usurpar bens do povo para construir mega-templos, cumpre edificar vidas, mediante o conhecimento de Deus na face de Cristo, “Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Col 2:2-3 Fujamos pois dos novos “cavaleiros templários” os ganhadores de alma$, e repousemos na suficiência de Jesus Cristo.

"O sábio envergonha-se dos seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir." (Confúcio)

Leonel Santos
Enviado por Leonel Santos em 01/10/2011
Código do texto: T3251486