Mensagem #63: O JOIO E O TRIGO

Mateus 13:24-30

"O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.

E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?

E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?

Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.

Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. "

==========================

O joio é o uso abusivo de nossa vontade, voltada para o próprio deleite, buscando alimentar o egoísmo. É a tendência de atendermos os apelos da nossa carne, sufocando o nosso espírito.

Foi plantado desde quando o homem resolveu ser autossuficiente, independente de Deus e Seus princípios. É a semente da discórdia. Está em cada um de nós e conflita constantemente com o nosso espírito. É o nosso velho eu que teima em reinar e dominar sobre os nossos instintos e vontade. Por isso não se pode extirpá-lo de nós.

Por isso que o Senhor Jesus mandou àqueles que O desejassem seguir que negassem a si mesmos e carregasse dia-a-dia a sua cruz para O poder seguir e servir.

A cruz é a renúncia de nossa vontade para que nos voltemos voluntariamente à vontade do Senhor. Não coisa fácil visto tantos apelos em favor da carne. Mas é possível, principalmente porque contamos com a ajuda sobrenatural do Espírito Santos. É, simplesmente, uma questão de escolha.

Façamos pois como Josué que deixou-nos essa máxima como herança: "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR."

(Josué 24:15)".

===============

09/10/2011 08:05 - Ana Flor do Lácio

Bom dia, mestre João Bosco. Parabéns pela excelente explanação da Palavra! De fato, estar atento é preciso. Jesus foi tão claro em suas parábolas! Principalmente quando disse que ambos, o joio e o trigo, cresceriam lado a lado!Erva daninha que invade a plantação, comprometendo a colheita, o joio costuma aparecer em qualquer momento de nossas vidas, alastrando-se sorrateiro. Em nosso atual estágio evolutivo, o joio estará sempre misturado ao trigo de nossas melhores intenções.Observemos que o trigo é pão que mata a fome, ao passo que o joio é arbusto para a fogueira. Fácil, assim, será distingui-los, de vez que se diferenciam por si mesmos. O homem bom é como o trigo, é aquele que é útil aos seus semelhantes, produz bons frutos. O homem mau é como o joio, é o que prejudica o próximo, é estéril nas boas obras.Quase sempre, os dois coexistem dentro da coração do homem; ora predomina o trigo, ora predomina o joio.O trigo de nossas virtudes está sempre ameaçado pelo joio de nossos vícios. É necessário saber apartar a boa da má semente. Aprendamos a separar em nós e nos outros as qualidades dos defeitos. Saibamos usar a sabedoria e o discernimento que são-nos dados pelo Eterno, para que não venhamos a lançar o trigo ao fogo. Saibamos sempre distinguir entre o certo e o errado, entre o bom e o mau.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 09/10/2011
Reeditado em 09/10/2011
Código do texto: T3266002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.