" PROCURA-SE UM GENRO"

Que seja esmerado no trabalho, que deseja primeiro a satisfação do seu senhor, sabendo que a alegria dele é a sua alegria. Que cumpra e entregue fielmente o que lhe foi mandado, e se preciso for, vá até as Macedônias do mundo, buscar a encomenda pedida. Que saiba escolher e trazer a melhor das melhores, sem apossar um milésimo da jóia que não lhe pertence.
Pode até ser pesado de língua, mas que saiba ouvir conselhos do sogro, dividir tarefas, partindo do principio que nada pode fazer sozinho.
Que não aceita o ciúme, pois consciente, sabe que os dons são para todos aqueles que merecem e distribuídos segundo a vontade divina.
Que saiba distinguir a voz de Deus, se não conseguir , que seja suficientemente humilde para solicitar ajuda de alguém mais experiente.
Que seja respeitador , principalmente com os mais velhos, e nunca ofereça holocausto sem estar devidamente autorizado para isto.
Não é preciso ser grande na estatura, nem homem de guerra, pode até ser menosprezado pelo pai, pelos irmãos, mas que seja valente, que saiba valorizar a ovelha aos seus cuidados, e se possível for, que enfrente urso ou leão para protegê-la. Que seja ricamente abençoado e protegido para livrar-se das flechadas. Não é necessariamente preciso, mas se souber manejar uma harpa para acalmar os espíritos tristes..., melhor.
Deve ser simples, não importa o seu trabalhar, pode ser executivo, advogado, pode até laborar num lagar, mas que não seja como a onda do mar que se deixa ser levada pelo vento. É mister que se creia em alguém, mas na duvida, que faça a prova do cabrito; persistindo a duvida, a prova do novelo, e se ainda tiver duvida ,que seja corajoso e busque a prova mesmo no acampamento dos inimigos. Que seja cauteloso em tomar decisões, e mesmo diante de uma oferta de ajuda, busque orientação do Supremo Mestre para ser sábio no pedir.
Que busque incansavelmente o sucesso, porem quando este chegar, tenha a honradez de destinar uma parte àqueles que o ajudaram na empreitada; que saiba absorver as criticas, pois sem as quais não se aperfeiçoa; e aperfeiçoando-se , não se ache o tal.
Que saiba esperar calado, que não confidencie seus segredos e seus projetos antes do acontecido, que primeiro olhe, planeje e depois age. Que seja patriótico que ame sua pátria, sua cidade, sua gente, e se compadeça com os que sofrem, deixando até o palácio se preciso for, para realização do propósito em ajudá-los; e que se ainda for preciso , vá de mula percorrer os valados, e organizar o que tem que ser organizado.
Que seja líder, sem ser arrogante, que adore a limpeza, no entanto, também se preciso for, vá as águas, com a mesma roupa.
Que seja atento ao trabalho, que não abandone a obra para ouvir conversa que nada edifica, nem tão pouco se intimida com os inimigos; que saiba construir ou reconstruir sua casa com muros altos alicerçados no evangelho.