Senhor, que queres que eu faça?



Cada um de nós é especial!

Não existe ninguém igual a nós, e para aqueles que têm dificuldade na fé a própria ciência comprova, nos dá essa garantia e comprova através do exame de Datiloscopia (impressões digitais), do DNA, O Genoma pelos quais é possível reprogramar quase tudo, e outras tecnologias que nem sei dizer o nome.

Portanto, eu sou única, você é único, você é especial, cada ser é especial, cada um com características próprias.

De acordo com os sábios e historiadores, cada uma das camadas da natureza, cada ser começou a existir em um momento especial, em um momento próprio da criação, quero dizer que foram se formando, se modificando aos poucos. A vida humana só surgiu quando já havia condições para a sua existência, para a sua sobrevivência.

Os cientistas afirmam que a nossa história conta com milhões de anos e que o nosso planeta existe há mais ou menos cinco bilhões de anos, e que as formas de vida foram surgido, cada uma a seu tempo, cada uma com suas características próprias, com uma tarefa a desempenhar no imenso Universo.

Nós, humanos não somos o centro do Universo, mas somos uma parte do Universo; não somos superiores, em sentido de valor aos outros seres, pois cada um tem o seu valor próprio, especial, sua tarefa própria a desempenhar para que haja harmonia. A falta da mais simples florzinha silvestre, quebraria o encanto, quebraria a harmonia de muitos milhões de anos.

Todos temos um papel a desempenhar dentro do Universo; se um de nós deixar de fazer sua parte, o mundo estará empobrecido daquilo que deveríamos fazer. Ninguém fará por nós, nem como nós aquilo que a nós cabe fazer, apesar do ditado “ninguém é insubstituível”, no plano divino nós somos insubstituíveis. Se você, eu, todos formos pessoas prontas, de boa vontade, cada um disposto a se preparar para fazer sua parte, logo teremos no mundo aquele “novo céu e aquela “nova terra”, prometidos em Ap.21; vivermos numa Canaã, onde “jorra leite e mel” e nada faltará para ninguém.
O paraíso terrestre não foi uma coisa do passado. Ele ainda não aconteceu, é coisa do futuro.
Precisamos aprender com PACIÊNCIA aquilo que é necessário para o bom desempenho da tarefa que nos cabe. A própria natureza nos ensina essa grande virtude que é a paciência. A própria Bíblia nos ensina que cada coisa foi feita a seu tempo (Gn 1) e que é necessário respeitar o tempo de cada coisa (Eclesiastes 3). Não devemos, porém, confundir a virtude da paciência coma inércia, com o comodismo, com a indolência.

A paciência nos conduzirá à Disciplina, ao domínio da vida. Paciência e disciplina são as duas virtudes guardiãs do Portal para o caminho que é a nossa missão.

O nosso aprendizado dura a vida inteira, e é mais intenso durante os primeiros anos no Caminho. É nesse tempo inicial que acontecerá uma expansão significativa da nossa consciência, é nesse início que firmamos o alicerce sobre o qual construiremos o edifício da nossa existência.

Nosso edifício terá a qualidade do material que usarmos e do planejamento que fizermos, mas, devemos lembrar que cada um construirá de acordo com suas condições, podendo estar sempre aprendendo e melhorando a nossa construção de acordo com o nosso livre arbítrio. Muita gente pode construir uma suntuosa mansão espiritual e fica apenas numa pequena casa de alvenaria ou de pau-a-pique coberta de palha. Se nos esforçamos pouco, construiremos pouco espiritualmente, mas, se estivermos dispostos a lutar, a despender tempo e trabalho, nossa construção será muito grande em ganho espiritual, em crescimento em virtude, voaremos de vitória em vitória até alcançarmos o conhecimento, o autodomínio.

O Mestre Jesus diz: ”recebereis na medida em que estiverdes dispostos a dar”, portanto, se quisermos muito, deveremos nos esforçar muito. Q eu o nosso desejo de crescer, porém, não se torne fanatismo tirando nossa paz individual nem a harmonia do convívio familiar.
Devemos lutar na medida das nossas forças, dando chances a Deus para fazer conosco aquilo em que precisarmos de Sua ajuda. Todos temos limitações que serão superadas com paciência, disciplina, perseverança, docilidade. A Paciência fará com que nos habituemos a estudar, a nos preparar diligentemente e melhorar o desempenho das nossas obrigações.
Enfim, a disciplina que não deve ser confundida com a rigidez, nos ajuda a entender a necessidade do preparo contínuo, buscar momentos de preparo mais intenso, nos fortalece na luta por conhecimento. Venceremos, então, os desafios da Senda, não a abandonaremos em troca de atrativos, que inicialmente poderão apresentar-se mais luminosos, mas que serão apenas “ouro de tolo”. Àquele que já atravessou o Umbral e iniciou a Senda, interessa apenas o ouro do mais alto valor, purificado no cadinho da PACIENCIA E DA DISCIPLINA.


PRÁTICA

 - Pergunte ao seu Deus interior qual é o papel que lhe cabe desempenhar no esquema divino e prepare-se para ele.

&amPratique, nesta semana a paciência, no sentido de perseverança naquilo que deve ser feito e no sentido de tolerância para com as limitações próprias e alheias que mais o incomodam. Lembre que cada um tem seu ritmo próprio, cada um está num nível de consciência e só irá desenvolver-se de acordo com eles e não como nós queiramos; “a graça supõe a natureza”, então não queiramos que os outros voem de acordo com a nossa velocidade nem acima da potência do seu próprio “motor”.

- Desempenhe suas tarefas com o máximo de alegria, pois, serão menos desgastante. Se não estiver satisfeito com o que faz, prepare-se e mude de profissão.

- Valorize-se! Você é especial! Forme sua auto-imagem e passe para os outros aquilo que você deseja passar. Se você agir com pobreza de sentimentos, com grosseria de gestos, passará também uma imagem de pobreza e grosseria.

-  Evite palavras e gestos grosseiros.

 - Seu pensamento é o formador da sua auto-imagem. Pensamentos de bondade, de tolerância, de carinho, passarão uma imagem bondosa, compassiva, carinhosa e que também atrairão bons sentimentos e bons amigos. 

-  “Mande no seu próprio corpo fazendo escolhas para o BEM e não apenas porque lhe causam prazer.