CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

AMOR ALTRUISTA : UMA DOUTRINA BÍBLICA NÃO É OPCIONAL E QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA .

O amor é uma doutrina bíblica inqüestionável . Jesus nos deixou o ensinamento para amarmos ao próximo como nós mesmos . Ele nos ensinou a amar “ Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas. ( Mateus 22:37-40) .

No entanto nestes últimos tempos as profecias tem se cumprido e o amor de muitos tem se esfriado como Jesus disse que seria no final dos tempos . "Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." [Mateus 24:9-12].

Não tem como fechar os olhos estamos vivendo no final dos tempos , e muitos tem coraçoes vazios de amor , por causa do aumento do pecado , o amor tem desaparecido , se esfriado .

A Falta de amor destrói a igreja de Cristo . Isso por que muitos cristãos professos não demonstram ter amor no coraçao , nas suas atitudes envergonham o evangelho , fazendo com que muitos desacreditem da verdade do evangelho . O amor altruísta ,desinteressado tem sido difícil de encontrar até mesmo dentro das igrejas , entre aqueles que se dizem irmãos em Cristo Jesus .

Deus nos deixou um exemplo de amor altruísta , quando deu seu filho unigênito para morrer por toda a humanidade , deu seu único filho para morrer por nossos pecados . “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha vida eterna (Jo 3.16).

Mas o que é altruísmo ? O que significa ser uma pessoa altruísta , como fazemos para sermos assim ? No dicionário Aurélio a definição para altruísta é aquele que ama o ser humano que ajuda outras pessoas ou seja aquele que demonstra amor desinteressado ao próximo . Tem como sinônimos as palavras abnegado , desprendido e filantropo . Conhecer o conceito desses sinônimos pode facilitar a sua compreensão do significado de altruísmo .

Filantropo é uma pessoa que ama a humanidade e desenvolve trabalhos que ajudem a humanidade sem receber dinheiro por isso , a intenção é ajudar o outro .

Uma pessoa abnegada é aquela que tem a capacidade de renunciar a própria vontade , de se sacrificar pelo bem de outro , é generosa , tem um total desapego aos seus próprios interesses colocando o outro em primeiro lugar . Jesus em suas atitudes demonstrou total abnegação .

Agora que já sabemos o que é altruísmo podemos responder as outras perguntas . O que significa ser uma pessoa altruísta , como fazemos para sermos assim ? Você acredita em amor altruísta , voce possui este amor ?

A primeira pergunta só voce pode responder voce acredita em amor altruista ? Eu acredito no amor desinteressado , abnegado . Sei que possuo este amor , mas ainda preciso melhorar muito, ser aperfeiçoada na minha vida e atitudes , preciso amar mais , por que ser altruista e exatamente isso ser capaz de amar o outro mas que a si mesmo . Eu sei que estou no processo de aprendizado de vivencia de amor . Paulo descreveu com maestria o que é o amor altruista em 1co 13:“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.”

O amor altruísta é, como toda a forma de amar, algo que se adquire por hábito. Você não iria se contentar em amar o seu amado só de vez em quando, da mesma forma o amor altruísta não surge apenas de atos isolados de demonstração de "Amor ao Próximo". Para ser desenvolvido ele precisa do hábito. O altruísmo autêntico não está a serviço da vanglória, é o bem que apenas quer bem, nada mais!

Infelizmente o pecado tem se tornado cada vez mais comum em nossa sociedade que se encontra deteriorada , corrompida pelo mal . O pecado tem entrado na vida das pessoas e se tornando algo comum . Assim muitos coraçoes tem sido endurecidos e o amor esfriado até mesmo entre aqueles que afirmam ser cristãos .

O amor tem desaparecido a medida em que a iniqüidade tem aumentado dentro das igrejas , nestes últimos dias , e a frieza espiritual tem se apoderado da igreja de forma tenebrosa .

"Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." [Mateus 24:9-12].

No brasil nós podemos pregar o evangelho tranqüilamente , ainda não sofremos perseguições , mas acredito que virá o tempo em que não será assim . Podemos perceber isso pela criação desta lei contra homofobia e onde na lista dos 10 maiores perseguidores do homossexualismo esta incluído 6 cristãos . Sendo que , em todos os casos de ataques contra homossexuais , nenhum ataque foi feito por um cristão . Nenhum cristão bate ou bateu nos homossexuais os amam , só não amam o pecado que praticam , e a pratica do pecado é que e condenada , mas por pregarem contra a pratica entraram para uma lista dos 10 inimigos públicos dos homossexuais , já podemos sentir ai , que muitas outras leis serão criadas com intuito de intimidar os cristãos a pregarem o evangelho .

Tem países que vivenciam verdadeira aversão a pregação da palavra , onde os cristãos são presos e mortos por defenderem sua fé . Como nos países muçulmanos , nos países que fazem parte da janela 10/40. È necessário que estejamos preparados para leis ainda mais severas contra a liberdade de anunciar o evangelho .

Sabemos que nos últimos dias surgirão falsos profetas e que estes enganarão a muitos , mas só se serão enganados as pessoas que não lêem a bíblia diariamente , que não amam a palavra de Deus e sua obra .

Como resultado dos problemas no mundo, do falso ensino, dos falsos profetas e da enganação, o amor de muitos se esfriará. Vemos o cumprimento dessa palavra já em nossos dias , o amor se esfriou no coraçao de muitos , as pessoas estão cada vez mais egoístas , com coraçao duro , vazio . O pecado tem sido socialmente aceito como algo comum , normal , permitido . Vivemos em uma sociedade permissiva , e a igreja esta se deixando deformar pelo mundo , em vez de transforma-lo.

Isso significa que as pessoas ficarão cada vez mais egoístas com coração duro . O pecado já esta em toda parte e tem sido socialmente aceito . Mas em romanos aprendemos que não podemos nos conformar com este mundo . Vejamos o que a Bíblia nos ensina :”E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e lhe não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. (Tiago 2:15-17)

Para muitos o amor altruísta parecido com o que Deus demonstrou pela humanidade é um lenda algo que não é possível ser vivenciado nos nossos dias .

No dia -a dia sejamos sinceros , esquecemos muitas vezes de demonstrarmos este amor altruísta pelas pessoas não porque não queiramos , mas na verdade por que não priorizamos demonstrar amor altruísta pelo outro . “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e trasbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.”( Lucas 6:38)

Mesmo assim não deixo de acreditar que apesar de todos os empecilhos nós devemos demonstrar e viver este amor altruísta .”de graça recebestes, de graça dai. “- Mateus 10:8b.

Quando demonstramos e vivemos em amor para com nosso próximo até mesmo de muitos dos nossos pecados seremos livres . O amor nos liberta do pecado .”Mas, sobretudo, tende ardente caridade uns para com os outros; porque a caridade cobrirá a multidão dos pecados.” (I Pedro 4:8).

 

 

 

Sofia Panachevsky
Enviado por Sofia Panachevsky em 30/10/2011
Código do texto: T3307291

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Sofia Panachevsky
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
77 textos (17538 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/08/14 14:20)