A vocação evangélica: servindo a Deus e à Igreja

2 Pe 1:3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude...

A vocação é o ato de chamar a alguém a desempenhar uma função. Contudo é aceitável o entendimento de que a vocação é uma tendência a uma determinada atividade, ou profissão. Mas no que se expressa à vocação evangélica é o chamado de Deus a servir em alguma atividade evangélica. Seja este serviço a Deus ou a sua Igreja. (2 Coríntios 5:18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação). Neste texto Paulino expressa que Deus reconcilia o que lhe aceita como único e eterno Salvador, entretanto o Deus libertador, é o Deus que comissiona os libertos, a libertarem cativos, pela prestação de serviço a sua causa (João 20:21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.). Assim é observado que o salvo é chamado a uma vocação redentora, subdividindo-a em vocação para salvação e vocação para o serviço.

Nas Santas Escrituras estes aspectos vocacionais estão unidos de tal forma que se torna mui difícil de separá-los.

Na perspectiva de Paulo, é ponderada a vocação evangélica atrelada à vocação redentora (2 Coríntios 5:18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação... 2 Coríntios 5:20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.), pode ser observado no versículo 18 a conjunção “e” demonstra que recebemos de Deus a Graça para salvação mas, também Graça para o apostolado (serviço).

Paulo diz em Efésios (4:1-6 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.), Paulo fala da vocação redentora e ao mesmo tempo da vocação para o serviço a Deus e à Igreja (Ef. 4.11-16 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.), é demonstrado nestes textos que o salvo é chamado para ser salvo e salvar os que ainda não conhecem a salvação de Deus em suas vidas.

É mister que a vocação redentora e evangélica são tão inseparável que poderá afirmar que, no tocante aos filhos de Deus, salvos em Jesus Cristo, não há vocação para salvação sem vocação para o serviço; e o contrário também não ocorre. Os chamados para salvação são também chamados ao serviço. (1 Pe. 2: 9-10).