BUSCA SINCERA PELA VERDADE

"CORNÉLIO! ESTE, FIXANDO NELE O OS OLHOS E POSSUIDO DE TEMOR, PERGUNTOU: QUE É,SENHOR? E O ANJO LHE DISSE: AS TUAS ORAÇÕES E AS TUAS ESMOLAS SUBIRAM PARA MEMÓRIA DIANTE DE DEUS" (Atos, 10:4)

-----------------------------------------------------------

Novamente entra em cena, como outras tantas vezes nos escritos do apóstolo Lucas, uma aparição celestial. É donominado "Anjo". Não me cabe o direito nem a possibilidade de explicar melhor esta maneira de DEUS chamar alguém. Ela é a revelação da vontade de DEUS. "AS TUAS ORAÇÕES E AS TUAS ESMOLAS SUBIRAM PARA MEMÓRIA DIANTE DE DEUS", diz-lhe o "Anjo". Não se trata de um cálculo com base na simples benemerência, por mais realçadas que sejam as boas obras de Cornélio. Não são do feitio deste centurião atitudes calculistas, à moda dos fariseus, nem enumera ele suas obras diante de DEUS. Mas DEUS observa suas nobres intenções e envia-lhe a graça salvífica. Dessa maneira, a providência de DEUS fica perfeitamente saliente aqui, sem a intromissão de qualquer pensamento ou idéia de recompensa pela busca pela verdade. Cornélio era um homem-chave, que podia ser usado para levar avante a expansão e o desenvolvimento da jovem igreja cristã. A fim de que um mundo incapacitado pudesse ser ajudado é que Cornélio foi escolhido, para que seu caso servisse de instrução acerca do SENHOR JESUS e de seus discípulos, a fim de que uma porta de entrada na fé pudesse ser aberta para outros gentios. A providência de DEUS, por conseguinte, é benéfica, e não daninha, é salvadora e opera na vida de todos os homens, embora a perversidade humana possa retardar a sua ação, e, em casos extremos, possa eliminar totalmente a sua atuação.

"OS PATRIARCAS, INVEJOSOS DE JOSÉ, VENDERAM-NO PARA O EGITO; MAS DEUS ESTAVA COM ELE E LIVROU-O DE TODAS AS SUAS AFLIÇÕES, CONCEDENDO-LHE TAMBÉM GRAÇA E SABEDORIA PERANTE FARAÓ, REI DO EGITO, QUE O CONSTITUIU GOVERNADOR DAQUELA NAÇÃO E DE TODA A CASA REAL". (Atos, 7: 9-10).

As orações e as esmolas de Cornélio são chamadas aqui de memorial diante de DEUS, refletindo a interessante idéia judaica de que as orações e as esmolas podiam ser comparadas favoravelmente aos sacrifícios, e que as ações espirituais eram dignas de ser relembradas de maneira especial.

"SUBA À TUA PRESENÇA A MINHA ORAÇÃO, COMO INCENSO, E SEJA O ERGUER DE MINHAS MÃOS, COMO OFERENDA VESPERTINA". (Salmo, 142: 2).

De certa maneira, visto que tudo na existência tem o seu próprio valor, qualquer ação espiritual significativa, praticada por uma coração sincero e sem egoísmo, serve de memorial em favor de tal praticante, trazendo à memória seu lado mas nobre, bem como aquilo por causa do que se tornou digna de ser lembrada. E essas coisas, que são dignas de ser lembradas, sobrevivem à própria pessoa física, porquanto coisa alguma essa sorte passa despercebida por DEUS, e tudo terá a sua apropriada recompensa. Essa recompensa consiste, principalmente, no poder que tais atos tem de modificar a pessoa que os pratica, além do galardão nos lugares celestiais, o qual deve ser sempre encarado, essencialmente, como aquilo que acontece à pessoa, em sua transformação de acordo com a imagem de CRISTO, e não como algo que ela recebe, na forma de alguma possessão material.

"QUANDO, POIS, DARES ESMOLAS, NÃO TOQUE TROMBETA DIANTE DE TI, COMO FAZEM OS HIPÓCRITAS, NAS SINAGOGAS E NAS RUAS, PARA SEREM GLORIFICADOS PELOS HOMENS. EM VERDADE VOS DIGO QUE ELES JÁ RECEBERAM A RECOMPENSA. TU, PORÉM, AO DARES A ESMOLA, IGNORE A TUA MÃO ESQUERDA O QUE FAZ A TUA MÃO DIREITA; PARA QUE A TUA ESMOLA FIQUE EM SECREDO; E TEU PAI, QUE VÊ EM SECRETO, TE RECOMPENSARÁ". (Mt.6:2-4).

O interesse manifesto por todos os seguidores verdadeiros de CRISTO deveria ser que muitos memoriais fossem registrados em seu favor. Isto não com propósito egoístas, mas a fim de que o próximo possa receber ajuda espiritual, e a fim de que DEUS seja devidamente glorificado. Mas, como podia Cornélio agradar a DEUS dessa maneira, antes mesmo de vir a JESUS CRISTO, com fé? A resposta é simples.

- A fé que ele possuía, bem como a expressão religiosa que ele desenvolvera, era tudo feito em sinceridade, e, no mais alto grau possível, estava de conformidade com a luz que ele já possuía. Não há mesmo razão para supormos que pessoas que se encontrem nessas condições não possam agradar a DEUS, ainda que a obra da conversão não esteja completa nelas. Afirmar que isso é impossível é salientar em demasia a depravação dos homens e a sua capacidade em buscar a DEUS, embora tal busca seja imperfeita, por estar desvinculada de CRISTO, e, no entanto, tal busca visa a pessoa de CRISTO, porquanto é inspirada e orientada pelo ESPÍRITO SANTO.

- Além disso, DEUS tinha sua mão sobre Cornélio, sucedendo com ele exatamente o que o SENHOR JESUS mais tarde revelou ao apóstolo Paulo, sobre Corinto, onde ainda não havia nenhum convertido à fé cristã. "....POIS TENHO MUITO POVO NESTA CIDADE". (Atos, 18:10). Assim também Cornélio já era de CRISTO.

- Qualquer busca a DEUS, por parte de um homem, na realidade é feita por influência do ESPÍRITO SANTO, que de alguma maneira atua sobre tal vida. A inquirição de Cornélio, por conseguinte, era espiritualmente inspirada, sendo também aprovada por DEUS.

O fato é que DEUS via em Cornélio a sua sinceridade e a sua piedade, as suas orações e as suas esmolas, tudo o que fazia parte de uma busca sincera pela verdade, nascido do desejo de realmente agradar a DEUS, não meramente na forma de palavras e doutrinas, não apenas seguindo alguma forma particular de adoração.

Portanto, o que impede de nos tornar verdadeiro Cornélio, "PIEDOSO E TEMENTE A DEUS..."? (Atos, 10:2).

FONTES: Bíblia Sagrada

Livro - NT Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

"Aprendemos as verdades mais profundas através dos nossos relacionamentos".

The Grea test Psychologist Who Lived: Jesus and the isdom of the soul

Mark W. Baker

Wil
Enviado por Wil em 02/01/2007
Código do texto: T333998