IMPORTANCIA DA BIBLIA NA SOCIEDADE PÓS–MODERNA: SINAIS DO FIM – Parte 3 ...

Está escrito:

Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.

Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.

O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

Digo–vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;

Porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.

(Mateus 12:33–37).

Quando se pensa um pouco sobre o que acontece no mundo em derredor, é possível concluir que, a sociedade pós–moderna, adotou o princípio segundo o qual, quem não for pelo menos um pouco louco, não é lá muito normal...

Por isso, entendo que é preferível adotar o princípio a que o apóstolo Paulo se refere, quando disse:

Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça–se estulto (tolo) para se tornar sábio.

Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de DEUS; porquanto está escrito: ELE apanha os sábios na própria astúcia deles.

E outra vez: O SENHOR conhece os pensamentos dos sábios que são pensamentos vãos.

(1 Coríntios 3:18–21).

O texto do Evangelho de Mateus, acima transcrito da Tradução Almeida Revista e Atualizada, nos apresenta a Instrução (de JESUS) aos Discípulos para o anúncio da vinda do Reino e para necessidades imediatas;

Satanás, o adversário de DEUS, tem se levantado contra os desígnios divinos, e, isso será intenso quanto mais o Dia do Juízo Final se aproximar... E, em nossos dias, a forma sutil da ação satânica tem sido jogar cristãos contra cristãos, relativizar a dimensão espiritual, dizer que religião seria motivo de fanatismo, etc...

Para fins de estudo, o Evangelho de Mateus, apresenta os ensinos de JESUS através de cinco discursos: 1. O Sermão do Monte; 2. Instrução aos Discípulos para o anúncio da vinda do Reino e para necessidades imediatas; 3. Apresentação dos Mistérios do Reino através de Parábolas; 4. Ensinamentos com respeito à Igreja – Comunidade dos Seguidores de JESUS; Sermão Profético – O Final dos Tempos e a Vinda do Reino de DEUS.

Sobre o segundo discurso do SENHOR, selecionamos o texto acima transcrito para reflexão sobre o tema: A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA NA SOCIEDADE PÓS–MODERNA: SINAIS DO FIM – Parte 3:

PRIMEIRO – DEUS conhece a realidade atual.

Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração (Mateus 12:33–34).

Podemos olhar em volta e comprovar (em qualquer lugar) a realidade... Contudo, sem mais delongas, analisamos o que tem sido postado num site como este (evangélicos do blogspot) e (entre os textos postados ontem) escolhemos três que ironicamente falam um pouco sobre absurdos em nosso meio cristão – para ilustrar a realidade que temos diante dos olhos...

CULTO EVANGÉLICO OU CIRCO DE LOUCOS??

PASTOR COMEDIA... LOUCURA TOTAL!!! MAS QUE HORROR!!!

DANÇA DE CUECAS EM "IGREJA"!?? AONDE VAMOS PARAR, ALGUÉM ME RESPONDA...??

A relação poderia ser mais extensa, considerando outros dias, contudo, é suficiente pra demonstrar que existem coisas em nosso meio cristão que em nada edificam de forma saudável... Entendemos que, mesmo parecendo temas de um programa humorístico (sem graça). Certamente, considerando o ensino do SENHOR, é difícil supor como se tem esse tipo de idéia... AFINAL, como entender que a fé possa ser confundida com entretenimento e que o cristão seja um animador de auditório???

DEUS conhece a realidade atual. E, seus servos demonstram desconhecerem DEUS, o chamado divino e, o compromisso que se deve ter como SAL da terra e LUZ do mundo...

Certamente, o que está acontecendo nos surpreende, mas creio que DEUS CONHECE A REALIDADE sem jamais ser pego de surpresa...

Entendo que, em relação ao nosso culto ao SENHOR, sem polêmicas e sem modismos, o que está escrito na carta aos Romanos, ultrapassa qualquer modelo criado por homens:

Rogo–vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional.

E não vos conformeis com este século, mas transformai–vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS.

(Romanos 12:1–2).

SEGUNDO – A colheita corresponde ao plantio.

Digo–vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo (Mateus 12:33–35).

Da mesma forma que devemos conhecer a realidade e o compromisso que se deve ter em relação à mudança da triste realidade, se faz necessário saber que, por mais desconfortável que o cenário se apresente, se faz necessário aceitar que corresponde ao que tem sido plantado... E, ninguém será desculpável no momento do JUÍZO FINAL, conforme JESUS deixou isso bem claro...

MAS, olhando de forma positiva, duas coisas são certas:

PRIMEIRA – O rebanho pertence ao SENHOR e, dependemos integralmente DELE... Não se deve agir por conta própria...

SEGUNDA – Cada um dará contas de si, diretamente ao SENHOR...

TERCEIRO – O que se faz corresponde ao que somos.

Digo–vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;

Porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.

(Mateus 12:36–37).

Inicialmente, no texto selecionado, Mateus relata que o SENHOR afirma que a exemplo das árvores, somos capazes de produzir frutos benéficos ou malditos... E, que, a boca fala do que está cheio o coração...

Numa situação assim, é impossível pensar que não produzamos frutos conforme aquilo que somos... E, que nossos frutos serão julgados no DIA DO JUÍZO... ASSIM, não devemos nos enganar achando que a palavra não teria valor... Imagino que se pecamos por pensamentos, palavras e ações, devemos fazer com que nossos pensamentos, palavras ou ações, glorifiquem Ao SENHOR...

SE, conforme Paulo (Romanos 12:1–2) o corpo deve ser apresentado por sacrifício, santo e agradável a DEUS, porque isso é o culto racional (inteligente). Não se deve achar que estaria escrito por falta de palavras... AFINAL, o apóstolo completa o raciocínio dizendo que não devemos assumir a forma conveniente ao momento, mas ser transformado pela renovação da vossa mente, porque assim será possível experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/12/2011
Reeditado em 06/12/2011
Código do texto: T3375293
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.